Foram definidos os dois times que disputarão a final do Campeonato Paulista A1 em 2023 de Futebol conhecido como Paulistão. Palmeiras e Água Santa obtiveram as vagas à final. O time da capital venceu o Ituano por 1x0 e o Água Santa da cidade de Diadema venceu o Red Bull Bragantino nas penalidades por 4x2 após empate em 1x1 no tempo normal. É mais uma final inédita no campeonato estadual mais antigo do Brasil. O Água Santa tentará seu 1º título estadual no Paulistão e o Palmeiras vai em busca do 25º título estadual. Na conta palmeirense poderiam entrar mais dois Paulistas chamados extras mas não contados.
O Esporte Clube Água Santa é uma equipe da cidade de Diadema fundada em 27 de Outubro de 1981. Nunca ganhou um Campeonato Paulista no profissional sendo vice da A2 em 2021, vice da B (4ª divisão) em 2013 e um 3º lugar na A3 em 2014. É um clube que tem crescido e obtido acessos nos últimos anos e neste 2023 conseguiu chegar à final do Paulistão tendo passado em 2º lugar no grupo B com 23 pontos tendo 7 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Nas quartas venceu o São Paulo na disputa de penaltis por 6x5 após um 0x0 em jogo único. Nas semifinais empatou em 1x1 com o Red Bull Bragantino levando para nova disputa de penaltis vencendo por 4x2. Joga na Arena Inamar em Diadema com capacidade para 10 mil pessoas e seu apelido é o Netuno, rei dos mares. A Sociedade Esportiva Palmeiras terminou a 1ª fase do Paulistão 2023 obtendo 8 vitórias, 4 empates e nenhuma derrota sendo 1º do seu grupo. Nas quartas passou pelo São Bernardo por 1x0, venceu na semifinal o Ituano também por 1x0 chegando à final como grande favorito ao título. As quartas e semifinais foram em jogo único. A final será em 2 jogos sendo o primeiro com mando do Água Santa e o segundo na casa palmeirense. As datas são Domingo 02/04 e 09/04 às 16 horas, respectivamente.
É preciso chamar a atenção para o futebol da Grande São Paulo especialmente o ABCD nas últimas décadas. Vários clubes começaram a ganhar dimensão, disputando taças como o São Caetano que foi vice da Libertadores e vice em dois Brasileiros seguidos tendo 1 título do Paulistão, o Santo André que faturou uma Copa do Brasil, as ascensões de dois clubes de São Bernardo entre A1 e A2 e A3 em momentos distintos. Se ampliarmos à Grande São Paulo ainda temos o vice do Paulistão pelo Osasco Audax. Falava-se em futebol paulista na capital, interior e litoral e agora a região da Grande São Paulo passa a ter fortes representantes que estão sempre dando as caras na elite paulista ou divisões do Campeonato Brasileiro. Este fortalecimento mostra novas possibilidades de confrontos e clássicos outrora inimagináveis contra as equipes da capital sendo competitivos. Torçamos para que o Água Santa faça dois bons jogos e quem sabe até surpreenda o gigante Palmeiras. Acho difícil mas não impossível. Abraços.
|