O Campeonato Paulista da 2ª divisão de 2023 já tem os 16 classificados para a 3ª fase, times que garantiram sua permanência ao menos para esta mesma divisão em 2024. Duas destas equipes ao final do torneio garantirão acesso para a série A3 do Paulista em 2024. Os grupos formados para a 3ª fase são os seguintes:
Grupo 13: União São João, Nacional, XV de Jaú e Joseense.
Grupo 14: Penapolense, Rio Branco, Jabaquara e Catanduva.
Grupo 15: União Barbarense, Vocem, América e São Carlense.
Grupo 16: Taquaritinga, Ska Brasil, Francana e Independente.
A primeira rodada da 3ª fase iniciou-se em 29 de Julho de 2023. Quem não passou para a 3ª fase foi rebaixado para a 5ª divisão em 2024 juntando-se aos dois últimos times rebaixados nos grupos da 1ª fase. Quem foi rebaixado?
Tupã, Santacruzense, Inter de Bebedouro, Batatais, Mogi Mirim, São Carlos, Paulista, Colorado, Atlético Mogi, União Mogi, Barcelona, ECUS, Guarulhos, Amparo, Mauá, Manthiqueira, Mauaense, Tanabi, Flamengo e Fernandópolis.
Obs: O Fernandópolis foi suspenso das duas últimas rodadas da 2ª fase e rebaixado.
Na 3ª fase os dois primeiros colocados de cada grupo classificam-se para a fase seguinte que será em sistema ida e volta em jogos eliminatórios até a fase final.
A única equipe que manteve-se invicta até 2ª fase foi o Vocem da cidade de Assis. A disputa dentro dos grupos tende a ser bem forte. As equipes do Vocem de Assis e do XV de Jaú saíram da 2ª fase apontadas como candidatas ao acesso só que isto precisará ser ratificado em campo nesta 3ª fase e seguintes. Somente os finalistas sobem para a série A3 tendo muito campeonato pela frente.
Desceram para a série B ou 4ª divisão em 2024 (a 5ª divisão ainda não tem nome) o Audax e o Barretos. Quem chegar até a final terá disputado 28 jogos, um número expressivo para determinar um campeão de divisão estadual no Brasil, quem sabe, o maior. Nota-se também entre os rebaixados equipes tradicionais do interior paulista que lamentavelmente terão que repensar sua forma de fazer futebol.
O pior grupo da 1ª fase da 4ª divisão foi o E onde 5 das 6 equipes caíram de divisão após duas fases contendo rebaixamentos. Equipes das cidades como Guarulhos, Mogi das Cruzes, Mauá e Suzano perderam representantes na 4ª divisão, cidades da Grande SP que precisam reavaliarem a qualidade do futebol jogado.
Agora, 16 equipes lutarão para voltarem à A3, o que seria a 3ª divisão em São Paulo, tendo somente 2 vagas disponíveis. Complicado! Subam os melhores. É isto.
|