O mundo é inglês em pleno século XXI. Soa estranho esta afirmação? Vamos verificar as razões. Desde uma simples Linguagem de Programação até a língua utilizada para acordos comerciais utiliza-se o inglês.
Pessoas influentes nas ciências como Isaac Newton, Alan Turing e Stephen Hawking foram ingleses e seus conhecimentos nos afetam diretamente. O modelo econômico atual começou na Inglaterra via Revolução Industrial.
O futebol foi popularizado na Inglaterra e lá encontra-se a melhor liga de futebol atual, a mais rentável e mais popular do mundo. O clube mais antigo do mundo no futebol é inglês.
Sabe-se que o Império Britânico foi o maior do mundo e os EUA são filhos da Inglaterra. Sua influência atingiu todos os continentes habitáveis e não habitáveis da Terra. Sua língua é uma das duas mais faladas do mundo se não for a principal.
A Monarquia mais conhecida do planeta é a inglesa que forma com outros países o Reino Unido. No campo das invenções, os ingleses destacaram-se. No campo da Literatura, Winston Churchill e Bertrand Russel ganharam o Prêmio Nobel sem contarmos inúmeros filósofos.
Não podemos esquecer das mazelas feitas pelos ingleses na África e na Ásia e em outros países do globo. O caso dos Zulus da África do Sul e dos bôeres mostra que os ingleses não são anjos. A coroação de Charles III como Rei é só um detalhe.
Quanto tempo a milenar Monarquia inglesa sobreviverá? Não sabemos. Ela precisará entrar rapidamente em nova versão, rompendo com pompas excessivas e até desnecessárias. Um novo desenho de Monarquia para o século XXI poderá ser desenvolvido pelos ingleses. Conseguirão?
Apesar de perderem o protagonismo mundial após a 2ª Guerra Mundial, a Inglaterra ainda colhe frutos daquilo que seu passado plantou. Sua influência política decaiu um pouco face ao crescimento americano, chinês e russo mas não pode ser menosprezado.
Quanto ao Brasil e suas relações com a Inglaterra teremos muito assunto em relação a questão ambiental já que Charles III é chamado de Rei Verde. O interesse inglês na Amazônia é claro. Um intercâmbio ecológico poderá mostrar melhor o apetite inglês em terras brasileiras.
Por fim, os ingleses começam uma nova era com novo Rei. Sua imagem não é forte com os mais jovens e protestos pelo fim da Monarquia na Inglaterra foram mostrados em emissoras de televisão pelo mundo. Seu reinado será de transição. O sucessor que abra os olhos e prepare-se.
|