O Campeonato Mundial de Xadrez da FIDE do ano de 2023 terminou dia 30 de Abril com vitória do chinês Ding Liren após o empate em 14 partidas clássicas. Foram jogadas obrigatoriamente 4 partidas de 25 minutos como desempate e na 4ª partida o "Dragão Chinês" venceu a série tornando-se oficialmente o primeiro chinês a ganhar um Mundial da FIDE na modalidade masculina. No feminino a China já havia conquistado tal façanha.
Ding Liren tem 30 anos, nascido em 24 de Outubro de 1992. Tornou-se GM em 2009. Neste século XXI, a China passou a montar uma escola própria de Xadrez visando alcançar o topo e assim conseguiu. A Índia vem com geração forte e deve emplacar a segunda geração de campeões após Anand ter conquistado o título em 2000. O GM Magnus Carlsen "cansou" na defesa do título mas é ainda o melhor do mundo na prática em 2023.
Fechada e isolada durante o século XX, não sabemos muito sobre o Xadrez praticado na China durante este período. Sabemos da existência de modalidade específica na China do Xadrez Chinês, outra modalidade de Xadrez ao qual desconheço as regras. Politicamente, a conquista de Ding Liren coloca a imagem da China como país ascendente no mundo atual em diversas áreas especialmente a econômica que já conhecemos.
Interessante saber é a vitória obtida pelo youtuber em Xadrez, Raffa Chess, vencendo Ding Liren numa partida rápida. Ele pode encher a boca e dizer que ganhou de um campeão mundial! A partida está disponível no canal dele no YouTube. Já o adversário russo, foi pela segunda vez vice. A escola russa não deve ser menosprezada e russos também perdem assim como prova a história do Xadrez.
Veremos se em 2025 Ding Liren conseguirá defender seu título. Certamente, um match entre Magnus Carlsen e Ding Liren pode estar a caminho mesmo que não seja pelo título mundial. O certo que a China chegou ao seu auge no Xadrez e mostra uma nova forma de jogar, escola própria capaz de chamar a atenção para novidades. Seja bem-vindo ao clube dos campeões mundiais, Ding Liren! Por fim, grande parte da torcida enxadrística abraçou a ideia de Ding campeão pela questão da guerra da Ucrânia já que seu adversário era russo. Abraços.
|