A Copa Paulista de 2023 começou e sua primeira rodada está sendo jogada neste momento que escrevo. O torneio é o segundo mais importante do estado ficando somente atrás do Campeonato Paulista. As escolhas dos participantes são determinadas pela FPF só podendo jogar quem estiver garantido nas séries A1, A2 ou A3 em 2024. A Copa Paulista teve sua 1ª edição oficial e reconhecida em 1962. Por muitos anos ela ocorreu e a partir de 2001 passou a ser torneio oficial da FPF sendo disputada em todos os anos seguintes inclusive no período de pandemia de covid-19. Entre os campeões mais desconhecidos está a equipe amadora do Parque da Mooca que venceu o torneio no ano 1980 e o extinto Votoraty em 2009. O Corinthians foi o primeiro campeão em 1962 e o XV de Piracicaba venceu a edição de 2022 sendo o atual campeão.
Neste 2023 participarão 18 equipes divididas em 3 grupos na 1ª fase passando os dois melhores de cada grupo e mais os 2 melhores 3º colocados que farão as quartas de final em sistema ida e volta até a fase final. O campeão poderá escolher entre jogar a Copa do Brasil ou a Série D em 2024. A outra vaga sobra para o vice-campeão. As possíveis datas das finais estão marcadas até o momento para 8 e 15 de Outubro. Este torneio mexe bastante com o estado tendo equipes de diversas divisões servindo também de preparo para o Campeonato Paulista de 2024. Pode-se ver bastante jogadores em início de carreira que saíram do Sub-20 ou aspirantes das suas equipes. É também a possibilidade de ofertar novas revelações. O Santo André ganhou a Copa do Brasil em 2004 após vencer a Copa Paulista em 2003 mostrando como participar da competição pode render bons frutos.
Os 3 grupos da 1ª fase em 2023 foram assim divididos (todos contra todos):
Grupo 1 - Noroeste, Mirassol, São Bento, Comercial, Marília e Grêmio Prudente.
Grupo 2 - Bragantino, Primavera, Ponte Preta, XV de Piracicaba, Oeste e Juventus.
Grupo 3 - Portuguesa, EC.São Bernardo, Portuguesa Santista, São Caetano, São José e Santo André.
Há anos, a Copa Paulista quer aumentar o número de participantes e este ano conseguiu após a pandemia. Será um torneio bem disputado ao qual temos diversos participantes de peso. Nota-se as ausências de Guarani, Ferroviária, Botafogo de Ribeirão Preto que optaram por concentrar suas forças e custos nas séries nacionais que estão jogando em 2023. O Capivariano, campeão da série A3 em 2023 também declinou do convite assim como o Água Santa, vice-campeão paulista da A1. Quem joga a 4ª divisão do paulista ou a chamada série B não pode participar por força do regulamento e também porque estão disputando o tal torneio que está em andamento jogando com suas equipes Sub-23. Com a chegada da 5ª divisão em 2024, abre-se portas para possíveis convites daqueles que permanecerem na 4ª divisão em 2024 não sendo certa esta possibilidade.
É uma festa das equipes do interior que podem mostrar mais visibilidade, fechar novos patrocínios, aceitar investidores e também revelar bons jogadores. Não havendo rebaixamento e sim convites, a Copa Paulista tende a crescer nos próximos anos. Nota-se que há uma regionalização que atende aos clássicos regionais e citadinos. O ideal é futuramente termos entre 32 ou 64 participantes dando mais solidez para tal torneio e atraindo mais torcida. Isto passa por calendário e premiações polpudas sendo prematuro pensarmos nesta possibilidade nos próximos 3 anos. Se vier acontecer será um torneio forte aos moldes do Campeonato Paulista.
Quanto a transmissão, o torneio está sendo coberto pela TV Cultura em canal aberto e o canal Futebol Paulista no YouTube de forma gratuita. Vale a pena acompanhar o torneio que já começou pegando fogo na suas primeiras partidas como a vitória do Red Bull Bragantino por 5x2 sobre o Juventus da Mooca com 4 gols do jogador Popó. Desejo bons jogos e que o futebol paulista cresça bem mais com a Copa Paulista. Abraços.
|