Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
BRASIL EM CRISE
BRASIL EM CRISE
Henrique Pompilio de Araujo

Resumo:
Entra governo e sai governo e o Brasil continua em Crise. Onde estão os problemas?

BRASIL EM CRISE
     Entra governo, sai governo, mas a situação do Brasil não está nada perto de ser revolvido. Poderíamos ser a maior potência do mundo em quase todos os setores, mas ficamos sempre pra baixo. Por quê? Existe uma série de fatores para isto e vamos analisar alguns deles.
     O maior problema do governo sempre foi gastar mais do que se ganha. Isto é fatal para qualquer empresa, quanto mais para um país, portanto para melhorar o país, precisa começar a cortar gasto pela casa. Tudo precisa ser feito com muito critério, muito cuidado para não entrar numa bola de neve. Algumas mudanças e reformas precisam ser feitas urgentemente e a principal delas quase ninguém fala que é a reforma política, mas isto nas três esferas e não em uma só: Nos poderes executivo, legislativo e Judiciário. Vamos falar aqui de uma forma geral:
     A reforma mais importante que precisa ser feita é a política. É o setor que mais gasta dinheiro público. Devíamos começar com o senado Federal: por que três senadores para cada Estado? Dois é mais que suficiente. O período pode ser o mesmo, que é de 8 anos. Além disso o salário precisaria ficar pelo meio e chega de auxílio de tudo quanto é lado.
     Na câmara federal a reforma deveria ser bem maior, o corte do salário e o afastamento de assessores que não fazem nada. O mandato seria o mesmo de 4 anos, mas os partidos deveriam ser reduzidos, ficando apenas com 5. Pra que tantos partidos no país se no resto do mundo o máximo que tem são 6 para cada um.
     Nos Estados deveriam ser a mesma coisa e nos municípios não precisam tantos vereadores. O salário de vereadores precisa ser estudado. Há municípios no Estado em que o salário de vereador é R$ 4000,00 mensais e verba indenizatória de 16 mil. Isto é um verdadeiro assalto num município pequeno. Também precisa reduzir o número de município no país. Para se tornar município a comunidade deveria ter no mínimo 5 habitantes. Um município com apenas 800 a 900 cidadãos é prejuízo para a nação, pois vão ter que disponibilizar com uma prefeitura e tudo o que uma cidade grande tem. A reforma política é a que mais precisa ser feita.
     No poder judiciário há uma coisa que deveria ser feito: a nomeação dos seus membros não deveria ser pelo executivo, mas sim por concurso público. Assim não haveria puxa-saquismo. É preciso da oportunidades para todos.
     Os ministérios deveriam ser reduzidos para 10 apenas. Pra que tanto ministérios. Os ministérios que deveriam ficar seriam:
01.     Educação
02.     Trabalho, emprego e previdência;
03.     Indústria e comércio;
04.     Transportes (Rodovias, rodovias, fluvial e Aérea);
05.     Saúde;
06.     Cultura, turismo, lazer e esportes;
07.     Agropecuária: (Agricultura de grande porte, agricultura familiar)
08.     Meio Ambiente (reformas ambientais, mineralogia, pesca;
09.     Interior e cidades;
10.     Exterior
Dentro de um ministério, poderiam ser criados alguns departamentos para atender a todos os setores. Não há necessidade de se criar um ministério para uma coisa pequena. Esta criação onera muito o país, sem necessidade. Por exemplo, o ministério de educação teria uma abrangência maior, pois incluiria aí as escolas fundamentais, o ensino médio e o superior. Há muito o que se fazer na educação do Brasil. Este formato está muito defasado. O ensino médio deveria ser um ensino técnico profissionalizante e algumas faculdades deveriam ser fechadas como é o curso de Direito, Pedagogia, Filosofia, Educação física e outras. O mercado está saturado de profissionais deste tipo e o País continua investindo num curso sem necessidade por enquanto.


Biografia:
Henrique Pompilio de Araújo, nascido em Campo Mourão PR e radicado em Cuiabá MT. Começou a escrever desde cedo. Professor aposentado, bacharel em Direito e Teologia. Trabalhou em diversas escolas em Cuiabá e alguns jornais do Estado. Publicou sua primeira obra em 1977: Secos & Molhados - Poemas. Ultimamente publicou outros livros: "Flores do Além" Poemas, "Contos da Espiritualidade" - Contos, "Nas curvas da vida" Memórias, "Cinquenta contos" Contos. Há muitas obras ainda esperando edição.
Número de vezes que este texto foi lido: 61414


Outros títulos do mesmo autor

Ensaios OS TIPOS DE ESPÍRITOS MAIS DIFICEIS DE SEREM AJUDADOS Henrique Pompilio de Araujo
Ensaios ESTAMOS NESTA VIDA POR EMPRÉSTIMO Henrique Pompilio de Araujo
Artigos CHEGADA AO UMBRAL Henrique Pompilio de Araujo
Artigos A NOSSA PSICOSFERA, È SUJA, IMUNDA Henrique Pompilio de Araujo
Artigos 15 MANEIRAS DE SE TORNAR UM MISERÁVEL Henrique Pompilio de Araujo
Artigos 15 MANEIRAS DE NÃO SE TORNAR UM MISERÁVEL Henrique Pompilio de Araujo
Crônicas ENCARNADOS DIFICEIS Henrique Pompilio de Araujo
Poesias PROBLEMAS SEXUAIS Henrique Pompilio de Araujo
Ensaios MENSAGEM DA LEMÚRIA Henrique Pompilio de Araujo
Artigos HIGIENE AO TEMPO DE JESUS Henrique Pompilio de Araujo

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 62.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
A Aia - Eça de Queiroz 61491 Visitas
A Voz dos Poetas - R. Roldan-Roldan 61489 Visitas
Na areia - Ana Mello 61489 Visitas
Literatura Hebraica - valmir viana 61487 Visitas
Segredo de menina - Ana Maria de Souza Mello 61486 Visitas
O MUNDO ATÔMICO - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61485 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 61484 Visitas
Um conto instrumental - valmir viana 61484 Visitas
AS AMANTES - Flavio Alves 61482 Visitas
Criação - valmir viana 61482 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última