Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O desastre na Copa Feminina em 2023
Vander Roberto

O Brasil foi eliminado na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina em 2023 após o empate com a Jamaica em 0x0. Eliminada precocemente, afinal, o Brasil era cotado ao menos para chegar nas oitavas do torneio, é preciso analisar com calma as razões desta triste surpresa.

Primeiramente, observei uma falta de imposição do jogo brasileiro, uma marcação duvidosa no meio campo e um ataque pouco criativo que foi anulado a partir da segunda partida e concretizado na terceira. Nosso ataque careceu de aproximação, toques mais contínuos com passes rápidos e especialmente a famosa criatividade impondo dribles e tabelinhas. O selecionado brasileiro parecia lento.

Extra campo, a técnica Pia Sundhage tinha nas mãos poucas opções para oxigenar a seleção feminina trabalhando com aquilo que dispunha. Nossa seleção é o inverso dos clubes nacionais que prezam pela competitividade em torneios internos e internacionais. Talvez, observar modelos como o Corinthians, a Ferroviária, o Palmeiras atual, possam dar uma ideia daquilo que possa ser melhorado neste quesito.

O desnível entre clubes que disputam nossos torneios nacionais são evidentes resumindo-se as principais equipes ao estado paulista. Isto não serve como parâmetro para montarmos uma seleção nacional. Ainda que tenhamos jogadoras atuando no exterior para tentar pegar experiência e o nível da elite desta modalidade, é muito pouco, não refletindo no conjunto precisando modelar esta conexão.

A CBF precisa começar a entender que o futebol feminino não é uma alternativa ao futebol masculino e sim uma modalidade própria que exige investimentos pontuais. Uma visão mais específica e olhando com bastante atenção aos problemas da falta de competitividade da seleção feminina poderão ajudar muito em outras Copas do Mundo. Entender modelos vitoriosos e como isto ocorreu é bom começo.

As moças são as menos culpadas pela desclassificação. Futebol exige tática, técnica, iniciativa, imposição de jogo e finalização acertada. Reunir tudo isto no elenco ao mesmo tempo não é fácil. A própria técnica Pia Sundhage sabia das nossas limitações e tentou fazer aquilo que pode. Quem sabe, novo desenho tático para os próximos anos ajude a seleção brasileira a ter notoriedade nesta modalidade.

O momento é aproveitar para entendermos como jogam as seleções de melhor nível e tirar lições aprendidas deste mundial. Uma boa leitura das adversárias que continuam na Copa poderá clarear bem o que não fizemos e o que tem que ser feito. Não basta trazer especialistas se não atingimos o básico que seja esperado para competir numa Copa do Mundo. Estudar o jogo alheio é essencial.


Biografia:

Este texto é administrado por: Roberto75
Número de vezes que este texto foi lido: 61638


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Estupro é crime e não opção! Vander Roberto
Artigos Testei o Debian LXDE para 32 e 64 bits Vander Roberto
Artigos Já estudou Filosofia da História hoje? Vander Roberto
Artigos O estudo da História é vital para não ser escravizado Vander Roberto
Artigos Análise da obra: "História do Brasil: uma interpretação" Vander Roberto
Cartas Carta para Sophie Scholl nº 2 - Junho/2024 Vander Roberto
Cartas Carta para Sophie Scholl - Junho/2024 Vander Roberto
Artigos A conquista da Atalanta e a resiliência Vander Roberto
Artigos Plano de Recuperação de Desastres Vander Roberto
Artigos Experiência com o Positivo Stilo One Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 21 até 30 de um total de 163.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Confuso, Muito Confuso - José Ernesto Kappel 61694 Visitas
Ataraxia e a utilização no cotidiano - Giulio Romeo 61690 Visitas
Ontem a noite - isamusa 61690 Visitas
Cadê o emprego, 2024? - Vander Roberto 61688 Visitas
Como recondicionar a cognição? - Giulio Romeo 61688 Visitas
Mais um - Ivone Boechat 61686 Visitas
PACIÊNCIA DO POVO - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 61686 Visitas
haicai 3 - Deborah Valente Borba Douglas 61685 Visitas
HORA DO CONTO E SUA RELAÇÃO COM APRENDIZAGEM DA CRIANÇA - Fabieli Trevisol 61684 Visitas
PINGO DE CHUVA - Gerson de Moraes Gama 61684 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última