Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A conquista da Atalanta e a resiliência
Vander Roberto

A conquista da Atalanta de Bérgamo é a vitória da resiliência. Bérgamo foi o epicentro da pandemia de covid na Europa. A equipe da cidade trouxe uma taça pela luta e não pelo favoritismo. Havia um gigante do outro lado, o Bayer Leverkusen, um time que ficou quase um ano sem derrotas e faturou a Bundesliga invicta na temporada 2023/2024. Este sim era o favorito. Os 3x0 da Atalanta sobre o time alemão mostra que não existem missões chamadas impossíveis.

A Atalanta é uma equipe que voltou a crescer nos últimos anos. Este ano perdeu a Copa da Itália para a Juventus de Turim (uma semana antes da Liga Europa) mostrando que tinha time para surpreender na Liga pois não largou o osso dando enorme trabalho. Tiraram desta derrota as forças para vencer o Bayer Leverkusen. Eles lutaram por todas pessoas vítimas da covid. Vestiram a camisa e foram para cima.

Não podemos dizer que a Atalanta é uma equipe grande do futebol italiano. Ela detém uma Copa da Itália, 5 títulos da 2ª divisão, 1 título da 3ª divisão e agora levantou o título europeu. É a virada na história da Atalanta que firma aos poucos sua permanência na Série A italiana sem passar por dificuldades para manter-se e fazendo grandes campanhas. Não será surpresa se levar o Italiano daqui algumas temporadas.

O futebol mudou e a leitura da Atalanta foi certa. Não adianta ser mero participante precisando buscar boas campanhas e quem sabe as taças. Projeto bem feito, contratações pontuais, melhorias técnicas e táticas foram apresentadas nesta final de Liga Europa. O resultado em campo mostra que não será um título obtido uma vez na vida e outra na morte e sim que o clube adentra para novo patamar.

Nota-se que a reconstrução da equipe foi bem preparada. Eles fizeram a "teoria do corte". Qual a ideia? Eu quero ser igual a Roma só para citar um exemplo. Elevou-se até la. O projeto foi além: eu quero competir de igual para igual com a Juventus de Turim. Já conseguiu. A próxima meta é bater de frente com as equipes de Turim. Havendo grana, sim!

Por outro lado, a Itália volta a ganhar destaque no cenário europeu mesmo com a seleção em baixa após a não participação seguida em duas Copas e buscando o bicampeonato europeu em Junho/Julho. O time nerazzurri dá uma certa esperança para que a seleção tenha mais craques disponíveis. Se a ideia era mostrar capacidade de superação, a recente história da Atalanta serve como exemplo assim como a cidade de Bérgamo.


Biografia:
Número de vezes que este texto foi lido: 59421


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Obrigado, professor Kurt Huber! Vander Roberto
Artigos Descanse em paz, goleiro Tomires! Vander Roberto
Artigos Futebol paulista em 2024 Vander Roberto
Artigos 1º turno em 2024 na cidade de São Paulo Vander Roberto
Cartas Carta 2 para Sophie Scholl - Out/2024 Vander Roberto
Artigos O sucesso no ponto futuro Vander Roberto
Artigos O debate UOL/Folha à Prefeitura de São Paulo 2024 (1º turno) Vander Roberto
Artigos Texto pelo fim do empate no futebol! Vander Roberto
Artigos O debate da Flow em São Paulo (2024) Vander Roberto
Artigos Eu quero respirar! Vander Roberto

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 161.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
NOCTÃMBULO - ANIBAL BENÉVOLO BONORINO 59488 Visitas
MINHA POESIA - R.N.Rodrigues 59480 Visitas
QUANDO A SOLIDÃO VAI EMBORA - ANIBAL BENÉVOLO BONORINO 59477 Visitas
POESIA - R.N.Rodrigues 59466 Visitas
1945 (Reminiscências) - Luciano Machado Tomaz 59452 Visitas
Parafraseando Freud - Flora Fernweh 59441 Visitas
Às vezes fico pensando - Maria 59441 Visitas
CULINÁRIA NA TV - ALAN SERGIO MAIA ORNELAS 59440 Visitas
"Uma dor; do nada?" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59440 Visitas
Dignidade - gislene rodrigues da silva 59439 Visitas

Páginas: Próxima Última