Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Correntes neoliberais
Isadora Welzel

Corrente foucaultiana: entende o liberalismo como a soberania política exercida por um governo que deve dirigir suas condutas e atitudes a partir de dispositivos do Estado no sentido de disciplinar os indivíduos. Foucault parte da análise do ordoliberalismo alemão e do neoliberalismo americano, compreendendo o fenômeno econômico que despontava, como
inaugurador do Estado, de forma a promover a concorrência e a desconcentração econômica, ao passo em que atenta para o capital humano.

Corrente marxista: define o liberalismo como uma estratégia política utilizada por determinada classe social no sentido de se afirmar e de se expandir. Ou seja, as camadas mais altas se beneficiaram da dinâmica capitalista, tendo como base sua hegemonia financeira e a continuidade de suas formas de acumulação. É importante salientar o papel do Estado no contexto neoliberal, visto que a ideia de Estado mínimo passa a ser distorcida com a restauração de um poder de classe.

Corrente bourdieusiana: considera mercado autorregulador como projeto político advindo de uma utopia econômica que se vale de uma teoria pura neoclássica abstrata que raramente se vincula à realidade. Assim, a visão de Bourdieu é marcada pela localização dos fenômenos no tempo e na sociedade, verificando que o neoliberalismo provoca uma cisão entre a economia e os eventos sociais, recebendo um caráter teórico-científico. O autor destaca de forma nítida as problemáticas que envolvem a utopia neoliberal, alertando para a revisão da estrutura de dominação social.

Corrente weberiana: defende que ao invés de uma ideia de Estado reduzido, a expansão das políticas públicas gerou maiores iniciativas de competição de modo a afastar o advento das desigualdades ocasionadas pelo modelo capitalista. Busca-se substituir a política pela economia de mercado, de modo a propor que certos preceitos éticos são fundamentais para a racionalização moderna.

Corrente pós-colonialista: afirma que o neoliberalismo adquire feições regionais em razão da diversidade de sua expressão, de modo a identificar os fenômenos neoliberais como específicos de cada conjunto humano, criticando as generalizações e as aplicações de modelos de países desenvolvidos em países ainda em desenvolvimento.

Hibridismo governamental: refere-se a um conjunto de práticas aplicadas a diferentes situações, estabelecendo uma nova relação entre o governo e os governados. Tais práticas podem ser provenientes de um cenário externo, mas recebem aplicação ao contexto nacional.

Corrente neorregulacionista: Essa definição é marcada por uma contradição no governo de mercado que conta com assistência política, visto que o neoliberalismo tenta incorporar o Estado para si enquanto o critica e o acusa de insuficiência. Nota-se assim que o neoliberalismo busca se beneficiar tanto no Estado quanto em seu ideal de afastamento.

Disciplina: Teoria do Direito II


Biografia:
Além de grande admiradora da escrita e da literatura, sou estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e meu propósito no Recanto das Letras é traduzir conteúdos do mundo jurídico para a comunidade leitora, de modo a propagar conhecimentos sobre o Direito e propor reflexões. 
Número de vezes que este texto foi lido: 55558


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Movimentos de afronta ao absolutismo monárquico Isadora Welzel
Jurídicos Responsabilização do Governador Isadora Welzel
Jurídicos Revisão judicial do decreto concedendo indulto Isadora Welzel
Jurídicos O Senado e a responsabilização presidencial Isadora Welzel
Jurídicos Estado de Sítio e Estado de Defesa Isadora Welzel
Jurídicos ADPF 672 e o Conflito de Competências Isadora Welzel
Jurídicos Propostas de reforma do Código Civil de 2002 Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre crimes contra a vida Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Legislativo Isadora Welzel
Jurídicos Resumo sobre o Poder Executivo Isadora Welzel

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Oficinas e pessoas - Ana Mello 57605 Visitas
🔵 Mensagem para você - Rafael da Silva Claro 57485 Visitas
RESENHAS JORNAL 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 57439 Visitas
🔵 Vale das sombras - Rafael da Silva Claro 57383 Visitas
Eventos incomuns - Flora Fernweh 57354 Visitas
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 57327 Visitas
CRISTO TRANGÊNICO - OLHOS VIGILANTES 57305 Visitas
A Magia dos Poemas - Sérgio Simka 57304 Visitas
🔴 A pior propaganda do mundo - Rafael da Silva Claro 57293 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 57288 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última