Login
Editora
|
|
Texto selecionado
A VIDA É AQUI E AGORA! |
arletesalante@gmail.com |
Resumo: Mais informações:
https://www.youtube.com/watch?v=efffiGW-cGI&t=13s |
"Deve-se renascer no valor, na inteligência,
no sucesso, em tudo.
É preciso se aventurar a renovar o brilho,
amanhecendo tantas vezes como o Sol
e mudando as atividades do brilhar"
Baltasar Gracián
Assim como o sol renova seu brilhar todos os dias, a cada nova situação, a cada novo problema podemos encarar com a disposição de resolver, mesmo que problemas e situações apenas estejam se repetindo. A repetição mostra que algo ainda não foi aprendido e, por isso, a vida insiste em dar outra chance para que se aprenda a lição, se mude hábitos e atitudes.
A Psicologia Humanista encoraja pessoas e instituições a se reverem permanentemente por meio do conceito do “aqui-agora”, porque compreende que a vida é um processo contínuo de aprendizado. Não é saudável apenas se lamentar e, ao mesmo tempo, negligenciar as próprias capacidades de inteligência e de sensibilidade para encontrar alternativas as suas insatisfações.
Olhar o presente com os olhos do passado é resistir à mudança que a crise traz. Não se descarta o passado, o presente é fruto dele, mas também não se pode fixar nele. Isso forma cultura fechada nas empresas, instituições e na sociedade. Exemplifica-se nas frases que se ouve: "não tem jeito", "aqui sempre foi assim", "já tentamos e não deu certo" ou ainda, "eu sou assim". A fixação cega para as alternativas do presente impede ou paralisa as ações que podem ser feitas no momento atual.
Deve-se levar em conta a história, as conquistas e os insucessos como uma estratégia de inteligência para renovar o brilho da inteligência no presente. Não para repetir, mas para servir de parâmetro ao presente. Todavia, é no “aqui-agora”, na presença de cada SER, que através dos sentidos e da intuição se mostram novos caminhos.
O “aqui-agora” traz a pessoa para uma unidade, uma identidade que cria condições para a liberdade de escolha, e o aqui e agora faz referência a um mundo que começa no sujeito, mas que termina fora dele, onde a pessoa se vê e se reconhece, vê o mundo e a ela própria como possibilidades de escolhas.
Está em suas mãos a sua mente se abrir para o presente, para a renovação (renova+ação) na vida!
Mais informações: https://www.youtube.com/watch?v=efffiGW-cGI&t=13s
Psicóloga Arlete Salante
CRP 07/22612
www.arletesalantepsicologia.com.br
arletesalante@gmail.com
|
Biografia: Vivo o poder transformador da Psicologia na vida das pessoas promovendo o desenvolvimento humano. Fui viver em Brasília (DF), em 2001, e lá fiquei por 14 anos, deixando de ser apenas gaúcha para me tornar brasileira. No contato diário com pessoas de todos os estados, além de muitos estrangeiros, alarguei minha cultura, ampliei e enriqueci minha visão de Brasil, de mundo, de sociedade, de Psicologia, de economia, da política, e do funcionamento dos meios de comunicação de massa.
Fui consultora da FGV (RJ) atuando com profissionais de diversos órgãos do Governo Federal e, com o olhar da Psicologia, enxerguei o Brasil por dentro, além das aparências e cargos. Aprendi muito, me capacitei como profissional na experiência prática de longas jornadas de trabalho, sempre embasada por estudo contínuo, especializações e cursos.
Abri meu Consultório de Psicologia que se tornou a Espaço Clínico, uma clínica de Psicologia com equipe de psicólogas especializadas em atendimento clínico. Assim, tive minha experiência de gestora, dividindo meu tempo entre psicoterapia, eventos da clínica, liderar a equipe e administrar o meu negócio que, por sucesso, foi vendido.
Era hora de mudar e, em 2010, fui trabalhar na Câmara dos Deputados para o desenvolvimento humano por meio de projetos nacionais relevantes aos brasileiros, como o Marco Legal da Primeira Infância e a política sobre drogas. Trabalhei com líderes políticos e aprendi na prática a psicologia da liderança em ação.
Em 2014, retornei ao RS, transferi parte das minhas atribuições, intensifiquei novamente minha atuação como Psicoterapeuta e Consultora. Tornei-me docente de graduação e de pós-graduação. Assino uma coluna semanal no jornal local, chamada de Psicologia na Prática, que mantive por dois anos. Hoje, sou coautora em três livros de publicação nacional.
Ministro palestras e cursos, atuo em consultoria empresarial, grupos de mulheres e sou doutoranda em Psicologia. Pesquiso a subjetividade feminina a partir da Psicanálise de Gênero, recentemente desenvolvida na Argentina, o que permite novos e libertadores olhares para a condição psicológica das mulheres. Você encontra mais sobre meu trabalho e publicações no site: www.arletesalantepsicologia.com.br
|
Número de vezes que este texto foi lido: 59425 |
Outros títulos do mesmo autor
Publicações de número 1 até 10 de um total de 12.
|
|
|
Textos mais lidos
|