Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Revolução Rabo de Cavalo
Lasana Lukata

E eu que não acreditava em reencarnação, nesta hora, sou forçado a crer, depois de abrir os jornais e dá de cara com Brás Cubas. Isso mesmo! O Brás Cubas de Machado de Assis.

A ressurreição é a volta no mesmo corpo (Cristo), e a reencarnação é a volta em corpos diferentes. Numa reencarnação pode-se ser homem e na outra, vir mulher. Meu amigo anda para todos os lados com uma barata na camisa. É a ex-namorada dele que morreu. Na hora do almoço ela pousa na comida dele e dos convidados. É sempre a primeira a provar a comida para ver se está no tempero... Temos que respeitar os sentimentos...

Mas domingo ao abrir um dos jornais foi um espanto ao me deparar com Brás Cubas, agora latinizado. Por exemplo, Eleázar ou Eliézer latinizado deu Lázaro, Brás Cubas latinizado é Patrus Ananias. Passou pertus, né?! Esse é nome de um dos mordomus revolucionarum de Inacius.

A reencarnação é algo que vem evoluindo. No século passado só havia reencarnação de gente morta, mas houve uma mutação espiritual e já existe reencarnação de gente viva. O presidente Inacius, na verdade, é a reencarnação de Fernandus Henricus Cardosus.

Não sei ainda se é reencarnação ou se é desonestidade intelectual. Talvez seja a segunda. Usam e abusam da obra e não dão o devido crédito. Ora, quem sabe o Senhor Patrus Ananias não se identifica com as Aventuras de Brás Cubas? Seja um ótimo leitor de Machado. Patrus, o homem mais bem informadus do planeta, não sabe nem que as empregadas domésticas estão pedindus para não assinarem suas carteiras para continuarum com o bolsae-familium, bolsae-cangurus (Leia-se na internet, A Política do Canguru). Esse ministrus só pode ser um admirador dos Cubas! Ou é reencarnação?!

Como desconfiei? A atitude-brás-cúbica é única!
Quem leu “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, vê que no capítulo XXI, o almocreve salva Brás Cubas de sérias contusões, quiçá a vida, se tive sido arrastado pelo jumento. Brás Cubas resolve lhe dar três das 5 moedas de ouro que tinha, mas no pequeno tempo de ir ao alforjes, viu ser a gratificação excessiva. Decidiu dar uma, mas olhando a aparência do almocreve, viu que era um pobre-diabo que jamais vira uma moeda de ouro. Acabou dando mesmo foi um cruzadinho de prata e partiu. Enquanto se distanciava, concluiu que pagara bem, e até demais, ao perceber no bolso do colete moedas de cobre, deveria ter dado mesmo eram os vinténs ao almocreve.

Veja-se que a Revolução de Brás Cubas nunca é de baixo para cima, mas de cima para baixo, é a Revolução Rabo de Cavalo que começa no céu e termina no inferno; vai do ouro ao cobre.

Quando o governo Inacius Midas começou, parecia que tudo iria ser ouro, mas vieram os dias de prata, de bronze e o que as mães do povo têm das mãos de Patrus é a quantia de R$30, 00 para fortalecer a autoridade e os laços familiares. Autoridade de cobre, laços de cobre, Brás Cubas?! O povo que produz e salva esse país recebe cobre, e os bancos recebem as moedas ouro.

O povo já sabe que está sendo mal pago com fogão, liquidificador e geladeira... O povo não quer andar ferrado, o povo quer Ferrari. Revolução seria num mesmo sinal vermelho, o filho de um gari e de um dono de banco, ambos com uma Ferrari.

O Bolsa-Família não emancipa ninguém. Pelo contrário, escraviza; estimula o crescimento populacional das raposas, mas se é assim: Raposas, uni-vos! Raposinhas, avante! Que o Brasil é vosso!


Biografia:
Lasana Lukata é poeta, escritor por usucapião, São João do Meriti, RJ.
Número de vezes que este texto foi lido: 55612


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LASANA LUKATA
Artigos Pagliarin e a Língua Portuguesa LASANA LUKATA
Ensaios prudentes como as serpentes, simples como as pombas LASANA LUKATA
Ensaios Rodas emperradas LASANA LUKATA
Artigos A emoção nos peitos de Olenka LASANA LUKATA
Crônicas Fanini, Juanribe Pagliarin, Guilhermino Cunha e Cia. LASANA LUKATA
Crônicas De mãos vazias LASANA LUKATA
Crônicas Jato Sólido LASANA LUKATA
Crônicas A estufa não está vazia LASANA LUKATA
Crônicas Tony Maneiro: O vampiro de Meriti Lasana Lukata

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 88.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
Minha Amiga Ana - J. Miguel 61120 Visitas
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60672 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60557 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60413 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59277 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59169 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 59039 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 59039 Visitas
🔴Madonna de areia - Rafael da Silva Claro 58813 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58792 Visitas

Páginas: Próxima Última