A televisão, é conhecida por “emburrecer” o público, no entanto, os telespectadores em sua maioria, liga a TV para se divertir, porém, entre uma novela e outra, entre um programa e outro, usa o jornal para se informar, com assuntos de relevância internacional e nacional, com informações precisas deixando o telespectador a par de determinado ocorrido. Mas será que todas as informações passadas pela TV, são realmente como elas são? Por vez, a manipulação da imprensa está presente. Contudo, afirmar que TV informa ou deforma, é uma questão relativa e depende de uma série de critérios.
As novelas, tendo como exemplo, estão a cada dia abusando de assuntos que para muitos são considerados tabus como a pornografia e a violência, temas que para algumas pessoas pode ser considerado algo que informa e forma opiniões, entretanto, para um público um tanto quanto conservador, pode ser considerado uma afronta. Devemos admitir que a emissora carioca, a rede globo, detém para si, opiniões da maioria dos brasileiros telespectadores da emissora, e as tramas que são colocadas no ar, principalmente no horário nobre, estão cada vez mais polemicas e fugindo do clichê conservador.
Os autores acabam exagerando ao colocarem tramas polêmicas, refletindo nos índices de audiência, conhecido por ser um dos principais condutores das atrações do meio televisivo. Outrora, a TV, deforma a visão crítica do seu público, quando jornalísticos abordam temas um tanto quanto relevantes de forma banal, tal como as opiniões vagas dos ancoras que em alguns casos não tem conhecimento para opinar sobre determinados assuntos. Cabe ao telespectador organizar suas ideias e fazer as suas escolhas, o controle remoto estará sempre em suas mãos.
|