Isaías 45/7: Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas.
Sim! Este versículo é – extremamente polêmico, e tem tirado o sono de muitos estudiosos da Bíblia Sagrada, sendo que, a controvérsia dita às regras nos debates a respeito deste assunto. Na condição de receptores – os leigos esperam uma resposta plausível a respeito do verso em questão, mas os discursos teológicos são dotados de um malabarismo extremado, por isso, a dança das palavras não inspira confiança. O argumento recorrente é de que o versículo em pauta – fora traduzido para o português de modo errôneo, contudo, a falta de convencimento faz com que a dúvida permaneça ativa, e em estado vigente na mente de um grande contingente de pessoas.
Deus forma a luz, e cria as trevas, faz a paz, e cria o mal? O Senhor faz todas estas coisas?
O saudoso mitólogo americano Joseph Campbell faz a seguinte afirmação em entrevista ao jornalista Bill Moyers: Você mesmo é um participante do mal, caso contrário não estaria vivo. O que quer que você faça é mau para alguém!
Toda ação desencadeada por nós com o intuito de ajudar a nós mesmos ou segundos, acaba prejudicando uma ou mais pessoas, ou seja, uma boa ação para consigo mesmo ou ao próximo acaba prejudicando terceiros. Um exemplo disso acontecera comigo. Eu trabalhava em determinado lugar, e para isso dependia de dois meio de transporte. Na vinda eu descia de um ônibus, e saia correndo, caso contrário acabava perdendo o outro. Quando isso acontecia era obrigado a ficar na parada quinze, vinte minutos até a chegada do próximo ônibus. Uma manhã em determinado ponto uma passageira habitual se atrasara uns minutos. Ao vê-la, o motorista mais que depressa parara o ônibus, e ficara aguardando-a, e somente quando a mesma entrara no veículo é que o mesmo dera a partida. É claro que acabei perdendo o próximo ônibus, e tive que ficar na parada quinze, vinte minutos.
Resumo: o motorista acabara fazendo o bem para aquela passageira, mas para mim o mal, uma vez que por causa de sua gentileza acabei perdendo o segundo coletivo.
Essa ambivalência é obviamente – decorrente do pecado original, e até mesmo a ação de Deus na esfera física acaba colocando em ação dois aspectos muito diferentes: um positivo e outro negativo. Quando o Senhor cria luz em determinado ponto – em outro surge trevas, por isso, o profeta Isaías afirma que é o Senhor que faz todas essas coisas.
Gênesis 3/21: E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Uma vida teve que ser extirpada da terra para que o Senhor pudesse confeccionar as vestes do primeiro casal humano. A partir de então fora que a vida passara a sobreviver da morte, segundo observação de Campbell.
Vida sobrevivendo da morte, ou seja, vida matando para sobreviver, numa toada sombria, sem coriscos para iluminá-la. Há algum fiapo de esperança quanto a isso? De acordo com o profeta Isaías, sim!
Isaías 11/6-11: E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.
|