E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança (Gênesis 1/ 26).
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou (Gênesis 1/ 27).
O último versículo nos passa a nítida impressão de que Adão e Eva foram criados ao mesmo tempo.
Ele criou todos os animais da terra, e todo o gado, e tudo que se move sobre a terra. E depois de tudo isso Ele criou o homem, um homem e uma mulher os criou (Jubileus 2/ 14).
O livro dos Jubileus afirma de modo categórico que Deus criou o homem e a mulher ao mesmo tempo, abrindo espaço para a teoria de que a primeira esposa de Adão foi Lilith.
Lilith, na mitologia sumeriana era a rainha do céu, já na mitologia judaica (como disse logo acima), ela foi a primeira mulher de Adão, criada ao mesmo tempo, e da mesma forma.
Já noutra versão está escrito o seguinte: Depois que Deus criou Adão, Ele disse: Não é bom que o homem esteja só!
Ele então criou a mulher para Adão, da terra, como havia criado o próprio Adão, e chamou-a, de Lilith.
De imediato eles começaram a brigar.
Lilith disse: Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti?" Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual. Adão retrucou: Eu não vou me deitar abaixo de você, apenas por cima. Pois você está apta apenas para estar na posição inferior, enquanto eu sou um ser superior. Lilith respondeu: Nós somos iguais um ao outro, considerando que ambos fomos criados a partir da terra. Mas eles não deram ouvidos um ao outro. Quando Lilith percebeu isso, ela pronunciou o Nome Inefável e voou para o ar. Adão orou ao seu Criador: Soberano do universo! A mulher que você me deu fugiu!
Por ter deixado Adão, Lilith acabou tornando-se um demônio.
Outro ponto importante no mito é que, Lilith foi a primeira feminista, ou seja, ela é a mãe das feministas.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta, sim, é osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada (Gênesis 2/ 21-23).
Adão disse que, Eva era osso dos seus ossos, e carne da sua carne. Isso significa que a outra não era, dizem uns e outros, mas é claro que isso é apenas um mito. Eu na condição de cristão acredito no que está escrito na Bíblia.
|