Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O que sabemos sobre nós?
DIRCEU DETROZ

Sempre gosto de pensar e escrever sobre a raça da qual pertenço. Os humanos, que em um momento da evolução passaram a sentir-se superiores. Yuval Noah Harari diz que para esse momento chegar, foi essencial os humanos acreditarem que o seu corpo era habitado por uma alma ou um espírito.

O que sabemos sobre nós? Se você ainda não se fez essa pergunta está perdendo um tempo precioso. Ela deveria ser tipo uma oração diária. Uma curiosidade boa. Questões sobre de onde viemos, quem somos e para onde vamos, deveriam estar no capítulo mais importante da nossa existência.

É fato. Nenhuma alma ou espírito poderia entrar dentro do corpo humano, sem que uma crença também fosse criada. Sem uma crença essa alma não conseguiria sobreviver. Mesmo que todas as crenças partam de um mesmo princípio, elas se espalham nas mais diversas ramificações.

Todas têm os seus livros sagrados. Que seriam as palavras e os ensinamentos de um ser criador e superior. Todos esses livros descartam a evolução. Todos enfatizam que somos criaturas divinas criadas por esse ser superior. Todos oferecem recompensas para os bons e castigos para os maus.

Para garantir as amarras da fé, as crenças ensinam que estamos aqui só de passagem. O melhor chegará para os bons após a nossa morte. Um paraíso todinho para nós. Alguns são iludidos com setenta virgens à sua espera. Agora, coitado de você que praticar o mal. A mente humana não tem limites para imaginar o purgatório e o inferno.

A ciência também não conseguiu responder nenhuma das três perguntas. A grande diferença entre ciência e crença, é que a todo momento a ciência permite contestação. O que se sabe de uma teoria cientifica hoje, amanhã pode estar totalmente errada. A ciência não se importa se for preciso dar um passo atrás.

A ciência não escreve livros sagrados. Desde o início seus enunciados são todos teóricos. Nunca a crença obrigou a ciência dizer que estava errada. O inverso já ocorreu inúmeras vezes e continuará acontecendo.

Não é possível imaginar a ciência iniciando uma caça às bruxas. Nem assando carne humana nas fogueiras da Inquisição. Sempre que a fé é posta em xeque, a ciência entra em cena para equilibrar a balança da humanidade no planeta Terra. A História narra isto de maneira clara.

Se houver a possibilidade de encontrar respostas para as três perguntas, elas chegarão pelas mãos da ciência. Desde o princípio, a crença tem demonstrado capacidade de extinguir a humanidade muito antes da hora.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 335


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Os humanos mudarão? DIRCEU DETROZ
Crônicas Como será o depois DIRCEU DETROZ
Poesias RESPIRO DIRCEU DETROZ
Crônicas Lições aos humanos DIRCEU DETROZ
Poesias PANDEMIA DIRCEU DETROZ
Crônicas O Brasil da Gripe espanhola DIRCEU DETROZ
Crônicas Tatuados na sexta extinção DIRCEU DETROZ
Poesias CAÇA E CAÇADO DIRCEU DETROZ
Crônicas A morte da morte DIRCEU DETROZ
Poesias BAGUNÇA DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 975.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2020
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 64533 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 54306 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 43155 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 42737 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 40809 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 40235 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 37759 Visitas
Amores! - 35976 Visitas
Desabafo - 35384 Visitas
Faça alguém feliz - 33778 Visitas

Páginas: Próxima Última