Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A década revolucionária
DIRCEU DETROZ

A maioria dos comportamentos atuais das sociedades modernas foram moldados nos anos sessenta do século passado. Tanto os bons quanto os ruins. Grandes homens que sonhavam com um mundo melhor, viveram e foram assassinados naqueles anos. Uma década que começou à beira de um conflito nuclear, terminou com o homem na Lua.

Toda a ciência que envolveu a chegada do homem à Lua foi impulsionada por um conflito ideológico que ficou conhecido como “Guerra Fria. Se toda a montanha de dinheiro à disposição no orçamento da NASA não tivesse desaparecido após a vitória espacial sobre os russos, acredito que o homem já teria pisado em Marte.

Kennedy que seria assassinado em 1963, dois anos antes havia prometido fazer os americanos pisarem na Lua naquela década. Nesse mesmo 1961, a CIA patrocinou uma fracassada tentativa de derrubar o regime de Fidel Castro em Cuba. Esse evento ficou conhecido como “Invasão da Baía dos Porcos”. O Comunismo estava no topo da lista dos inimigos que precisavam ser combatidos. Se possível exterminados.

Os russos então não perderam a oportunidade de usar Cuba para pressionar os americanos Em outubro de 1962 mísseis balísticos russos foram instalados na ilha. Entre os dias 16 e 28 daquele mês o mundo esteve muito próximo de um conflito atômico. Os mísseis foram retirados de Cuba. Não sem os americanos obrigados a retirar os seus instalados na Itália e Turquia. Lógico, apontados para a Rússia.

Por muito tempo os russos estiveram na liderança da corrida espacial. Em 1957 com o seu “Sputnik”, o primeiro satélite era colocado na órbita da Terra. Em 1961, a bordo da nave “Vostok”, Yuri Gagarin disse que: “A Terra é azul”. A mídia do ocidente toda pró-americana não fazia nenhuma questão de divulgar esses feitos. O marco seria 1969 com “O grande passo para a humanidade”.

Em que ponto a corrida espacial se inverteu sempre gerou teorias. Talvez, tudo tenha mudado quando a ciência precisou assumir o controle. Para levar o homem à Lua, a ciência também precisava ser revolucionária. Outra vez, a vanguarda foi americana.

Com o teórico fim da Guerra Fria, atualmente é possível assistir documentários russos e americanos falando daqueles pioneiros espaciais. Muitos perderam a vida em acidentes com suas naves cumprindo missão. O primeiro ser vivo a orbitar a Terra e morrer foi a cachorra Laika. Moscou construiu um monumento em sua homenagem.

Como não há parâmetros, meio século depois ainda não temos a real dimensão do grandioso feito realizado pelos astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin naquele 20 de julho de 1969. Para meu espanto, recentemente li uma reportagem dizendo que o módulo de comando Columbia da Apollo 11 que levou os três à Lua ida e volta, tinha menos comandos do que os nossos telefones celulares atuais.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 134


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A descoberta da Terra DIRCEU DETROZ
Poesias POSFÁCIO DIRCEU DETROZ
Crônicas A paciente silenciosa DIRCEU DETROZ
Crônicas Muito além da Amazônia DIRCEU DETROZ
Crônicas A causa da ciência DIRCEU DETROZ
Poesias MARCADOR DE PÁGINAS DIRCEU DETROZ
Crônicas Os senhores das armas DIRCEU DETROZ
Crônicas A esperança e a dor DIRCEU DETROZ
Crônicas O primeiro homem DIRCEU DETROZ
Crônicas As garotas da ficção DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 930.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 48745 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 39040 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 33198 Visitas
Amores! - 32073 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 32064 Visitas
Desabafo - 31695 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 31418 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 30793 Visitas
Faça alguém feliz - 30790 Visitas
Vivo com.. - 30448 Visitas

Páginas: Próxima Última