Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Coliseus de Ódio
DIRCEU DETROZ

Há um consenso de que existe algo errado com a nossa democracia. Enquanto a esquerda esteve no poder, era comum os formadores de opinião com ideologias mais ao centro ou a direita escreverem que ela estava doente. Agora com a direita chegando ao poder os papeis se inverteram.

Outro consenso é culpar sempre os eleitos por adoecer nossa democracia. Quase nunca a sociedade que os elege. Enquanto a sociedade continuar saindo incólume das suas experiências malsucedidas nossa democracia nunca será sadia. Uma democracia não pode viver de tentativas de erros e acertos.

A maioria dos caminhos que o liberalismo de centro trilhou estavam corretos. Nossa economia foi estabilizada com o controle da inflação. Tenho dúvidas se o WhatsApp desempenharia o mesmo papel de protagonista na vitória de Bolsonaro, se o liberalismo não abrisse as portas para o boom da telefonia no país.

Então a sociedade ousou fazer uma experiência. Hoje quando consultamos os resultados é possível dizer que Lula não foi eleito. Ele foi praticamente aclamado presidente do Brasil. Agora a ideologia de esquerda do Partido dos Trabalhadores é acusada de nos levar para o comunismo. Vale como um refresco de memória. Antes de Lula ser eleito as ideias esquerdistas dos petistas eram ainda piores. Sua bandeira já era vermelha.

Com toda a certeza se Bolsonaro não tivesse aparecido pregando sua ideologia de direita, o esquerdismo petista não teria vindo à tona. Se a corrupção não tivesse atrapalhado, o projeto de poder petista teria seguido adiante com a ajuda da sociedade, e seus ideais comunistas não teriam a mínima relevância.

Com a decisão por outra experiência, ficou claro não ser só nossa democracia a doente. A sociedade brasileira também adoeceu. Tomara que apareçam bons “médicos” e bons “remédios” para curá-la. Por enquanto nenhum à vista no horizonte. Entretanto, se sabemos que feridas se curam, cicatrizes perduram.

Com Bolsonaro e os petistas comandando seus exércitos de gladiadores, as redes sociais se transformaram em imensos coliseus. Ali não escorre sangue mas verte ódio. Se uma sociedade dividida é ruim, se odiando é ainda pior. O ódio é um estopim extremamente perigoso. Talvez, nunca estivemos tão próximos de incendiá-lo devastando e contaminando com nosso ódio futuras gerações. Acreditem, não seremos perdoados.

Se eu não vivesse para ver diria tratar-se de uma aberração. Na grande mídia brasileira, não apenas na sensacionalista, vemos anúncios de terapias para que amigos e famílias inteiras se reconciliem após se digladiarem nos coliseus ideológicos. Exclusivo da espécie, o ódio faz do Homo sapiens o pior dos predadores. Pela supremacia de cores, hasteamos a bandeira do ódio.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 28760


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Estamos aqui porque ela está ali DIRCEU DETROZ
Poesias AQUARELAS DIRCEU DETROZ
Poesias COMPÊNDIO DIRCEU DETROZ
Crônicas Uma estranha China DIRCEU DETROZ
Poesias COBAIAS DIRCEU DETROZ
Artigos A garota de Sugar Beach DIRCEU DETROZ
Crônicas As interrogações sobre os alienígenas DIRCEU DETROZ
Crônicas A descoberta da Terra DIRCEU DETROZ
Poesias POSFÁCIO DIRCEU DETROZ
Crônicas A paciente silenciosa DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 937.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2019
 
  Textos mais lidos
The crow - The Wiki World - The Crow 55540 Visitas
A Arte De Se Apaixonar - André Henrique Silva 52848 Visitas
haicai - rodrigo ribeiro 39198 Visitas
OS ANIMAIS E A SABEDORIA POPULAR - Orlando Batista dos Santos 34058 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 33281 Visitas
Amores! - 32743 Visitas
Desabafo - 32350 Visitas
Reencontro - Jose Andrade de Souza 31604 Visitas
Faça alguém feliz - 31231 Visitas
Minha namorada - Jose Andrade de Souza 31040 Visitas

Páginas: Próxima Última