Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
IMORTALIDADE... E DEPOIS
DIRCEU DETROZ

Semana passada, duas reportagens na mídia escrita de certa forma se entrelaçavam. A reportagem dos superidosos estava em todas as principais mídias do país. Contava que os cientistas estão se unindo para estudar o cérebro desses “velhos” com mais de 80 anos e seus desempenhos cognitivos de pessoas 30 anos mais jovens.

Não sei se os cientistas descobrirão algum segredo no cérebro dessas pessoas. Hipoteticamente, talvez, encontrem a presença ou a falta do neurônio da “exceção à regra”. O mesmo poderia acontecer no caso do cérebro dos gênios. Também é possível que a resposta esteja no cotidiano e não no cérebro.

A outra reportagem estava na revista Veja, com a pergunta: “O ser humano rumo à imortalidade? A reportagem diz que já criamos robôs capazes de tratar doenças a nível molecular e remédios que bloqueiam o envelhecimento. Será que para nos escravizar definitivamente no lugar de “espelhos”, as máquinas nos darão a vida eterna?

Com investimentos do Google criou-se a empresa “Calico”. Nela cientistas e desenvolvedores de softwares estão criando fórmulas para a vida eterna com base em dados biológicos. Dizem que em 2030 não haverá diagnósticos médicos sem esses sistemas inteligentes.

Imaginem se além da vida eterna, as máquinas tiverem a capacidade de apagar nossas memórias ruins e tristes. Quem sabe por alguns trocados a mais nos vender memórias boas e felizes. A ficção nos mostrou isto com a personagem “Mira” que um dia foi “Motoko” interpretada pela atriz Scarlett Johansson no filme “A Vigilante do Amanhã”.

Mesmo utopicamente é impossível imaginar um planeta com oito bilhões de imortais. Em 2100 serão onze bilhões. Então, perguntas se fazem necessárias: Quem serão os “sortudos” (com $$) agraciados com a imortalidade? Bastará apenas imortalidade, ou queremos que ela venha acompanhada por bumbuns e peitos perfeitos.

Parece tudo tão lindo. Resta saber em que condições estará o planeta no qual esses imortais pretendem viver sua eternidade. Não viverão num paraíso. Talvez, quando a imortalidade chegar o planeta Terra já esteja morto. Bloquear o envelhecimento é uma coisa. Bloquear a destruição do meio ambiente é completamente diferente.

Num planeta inabitável, como seria para os imortais viverem num mundo de realidade virtual programado por softwares e máquinas. Uma imortal exibindo seu lindo biquíni fio dental numa praia virtual. Um casal fazendo amor atrás dum matinho virtual.

Alcançando a imortalidade, e seguindo com nossa essência humana um paradoxo final nos aguarda. Cedo ou tarde, fartos com a imortalidade que se tornará enfadonha, acreditem será um saco viver para sempre, obrigaremos um software a nos matar.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52813


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68971 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57894 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56713 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55790 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55036 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54931 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54810 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54718 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54711 Visitas

Páginas: Próxima Última