A EPOPÉIA FATAL
Trata-se de uma notícia chocante, arrasadora, de tirar o sono de todos. Observando o desespero de cada pessoa, pus-me a pensar na tristeza que estamos deixando para os nossos bisnetos. Um mal gigantesco, irreversível. O planeta ameaçado pelo aquecimento global. As gerações futuras não mereciam isso.
Pensar que o século XX foi o protagonista dessa tragédia transborda os corações de tristeza. Ninguém está mais conseguindo pensar em desfiles de moda, nem tem clima para permanecer em frente à televisão assistindo programas saudavelmente humorísticos e comendo pipoca.
Pode-se dizer que a consciência humana está quase de luto, tal a tristeza que assombra os corações.
Divulgou-se em Paris um fortíssimo e respeitado documento produzido por 2500 cientistas. O planeta sofrerá com catástrofes imensas nos próximos 100 anos, e o mal é irreversível. Nada pode mais ser feito para impedi-lo. Tudo pela culpa dos desmatamentos, das queimadas, da emissão de gases, e das agressões humanas à natureza.
Furacões violentos, tempestades agressivas, a destruição de geleiras e o fim do gelo polar, o que fará as águas oceânicas subirem, o que significa inundações litorâneas, cidades inundadas, uma tragédia que os próximos herdarão pela inconseqüência dos atos humanos no afã do progresso a todo custo.
Mesmo se todas as providências forem tomadas, não há maneira de evitar o mal. Resta-nos o consolo de que a humanidade, não apenas os europeus, mas também os latinos, inclusive o Brasil, todos, cada pessoa, cada cidadão do mundo comprometeu-se a agir em benefício do planeta. Cada um assumiu da noite para o dia uma postura de não mais agredir a natureza nem causar um desastre ecológico que seja. Se nada pode ser feito para impedir o aquecimento global, pelo menos todos estão dispostos a não realizar uma só ação que possa piorar a situação planetária. Se não é possível impedir o mal já estabelecido, pelo menos ninguém contribuirá para o aumento desse mal.
Enquanto a humanidade perdeu o sono e ninguém mais consegue ficar alegre, nos Estados Unidos da América do Norte o presidente da nação mais desenvolvida do mundo pretende solicitar mais dinheiro para a guerra.
Exatamente isso. O senhor George W. Bush enfrentará a oposição no congresso para conseguir mais de US$ 240 bilhões para financiar a sua guerra. O planeta em perigo pela medonha revelação do fórum de cientistas e o senhor presidente pensando em financiar ações no Iraque.
Ele necessita da liberação de verba para operações militares no Afeganistão e também no Iraque. Dinheiro para também exercer a sua diplomacia. Bush planeja e não desiste da idéia de enviar mais soldados ao Iraque. E precisa mesmo de dinheiro, por isso está disposto a enfrentar a oposição democrática em seu congresso. A sua ação em território iraquiano é deveras altamente importante para ser deixada de lado.
O aquecimento global ameaça os filhos do futuro, e o presidente de uma nação extraordinária solicitando verba para incrementar a sua guerra. Planeta Terra e seus ocupantes. Uma epopéia destrutiva no sistema solar?
MARCIANO VASQUES
|
Biografia: Marciano Vasques é escritor, natural de Santos, e autor de Literatura Infantil. Publicou diversos livros, entre os quais "Uma Dúzia e Meia de Bichinhos", "Griselma", "Arco-Íris no Brejo", "Espantalhos", "Rufina", "Uma Aventura na Casa Azul" e "As Duas Borboletas". É também autor teatral. |