Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
É POSSÍVEL FINGIR OUTRA VEZ
DIRCEU DETROZ

Fingindo uma inocência que beira ingenuidade infantil, um tipo de roupa que não cabe em adultos, o ex-presidente Lula se finge de inocente. Diz até ser um “honesto supremo”. Levando uma legião a acreditar. E não pensem que são só aqueles das manifestações nas ruas. As legiões que acreditam em Lula são muito maiores.

Dilma, outra ex-presidente vestiu a mesma roupa do seu criador. Desde as pedaladas que abreviaram seu segundo mandato, se diz uma inocente contumaz. De repente, os criminosos e cínicos são os publicitários e os empresários, que até pouco tempo tinham passe livre pela morada da presidente. Algumas legiões acreditam na sua inocência.

Desde a divulgação da conversa gravada entre o presidente e o agora “criminoso e bandido” da JBS, foi a vez de Michel Temer sair às pressas comprar sua roupa de ingenuidade. Seu grito de inocência ecoando parece estar gerando crenças.

E desta vez, as legiões que começam a acreditar na inocência de Michel Temer não precisam sair às ruas para aparecer. Na verdade, elas nem querem aparecer. Preferem ficar nos “porões escuros”. Santa inocência foi acreditar que o PMDB sairia ileso.

Falo da elite brasileira. Aquela que verdadeiramente governa o Brasil. Muitos ovacionando nossa democracia, acreditam que foi o povo nas ruas que derrubou Dilma do poder. É uma ilusão. Dilma apostou que poderia bater de frente com a elite brasileira e perdeu.

Se pudéssemos ouvir o pensamento da elite brasileira agora haveria gritos de “golpe”. Desde que assumiu o poder, Michel Temer tratou de governar exclusivamente pelo bem das elites. O que já foi aprovado e as reformas propostas não visam o bem do povo. Apenas o enriquecimento das elites. No controle da inflação e juros simulam melhoras.

É possível fingir outra vez? Acredito que sim. A razão é simples. A elite tem a capacidade de acreditar e tratar a “ingenuidade” ainda com mais vigor. Eles têm nas mãos as ferramentas próprias para momentos como este.

Não tenho bola de cristal. É possível que Michel Temer caia. Torço imensamente por este desfecho. Por outro lado, conheço bem o poder das elites. Permeada por uma mistura de corruptos e lucros disponíveis para compra e venda.

Desde quinta-feira a elite não discute o futuro de Michel Temer. Nas entrelinhas da mídia percebe-se claramente que a discussão da elite é sua permanência no poder.

Se não existir um plano B confiável, será preferível para a elite assumir a cumplicidade de um crime e manter Temer desta vez, não como um fantoche. Como um zumbi. Todos sabem estarem nus num lamaçal de vergonha. E que esta nudez não será castigada.


Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 399


Outros títulos do mesmo autor

Poesias ENTRADA PROIBIDA DIRCEU DETROZ
Crônicas UMA RAÇA MENTIROSA DIRCEU DETROZ
Poesias A VIDA PREGA PEÇAS DIRCEU DETROZ
Crônicas TERRA, UM LUGAR PERGOSO DIRCEU DETROZ
Poesias DESAFIOS DIRCEU DETROZ
Artigos A DISPUTA DOS ARROGANTES DIRCEU DETROZ
Crônicas O CLÍMAX DO DRAGÃO DIRCEU DETROZ
Crônicas ACUMULADORES COMPULSIVOS DIRCEU DETROZ
Poesias HÁBITOS DIRCEU DETROZ
Poesias PARAÍSOS DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 787.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2018
 
  Textos mais lidos
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 183458 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 154875 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 154311 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 128882 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 67852 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 67076 Visitas
ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O HINO NACIONAL - Fabbio Cortez 65752 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 60325 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 58114 Visitas
Há uma urgência do amor.. - Sabrina Dos Santos 54041 Visitas

Páginas: Próxima Última