Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
É POSSÍVEL FINGIR OUTRA VEZ
DIRCEU DETROZ

Fingindo uma inocência que beira ingenuidade infantil, um tipo de roupa que não cabe em adultos, o ex-presidente Lula se finge de inocente. Diz até ser um “honesto supremo”. Levando uma legião a acreditar. E não pensem que são só aqueles das manifestações nas ruas. As legiões que acreditam em Lula são muito maiores.

Dilma, outra ex-presidente vestiu a mesma roupa do seu criador. Desde as pedaladas que abreviaram seu segundo mandato, se diz uma inocente contumaz. De repente, os criminosos e cínicos são os publicitários e os empresários, que até pouco tempo tinham passe livre pela morada da presidente. Algumas legiões acreditam na sua inocência.

Desde a divulgação da conversa gravada entre o presidente e o agora “criminoso e bandido” da JBS, foi a vez de Michel Temer sair às pressas comprar sua roupa de ingenuidade. Seu grito de inocência ecoando parece estar gerando crenças.

E desta vez, as legiões que começam a acreditar na inocência de Michel Temer não precisam sair às ruas para aparecer. Na verdade, elas nem querem aparecer. Preferem ficar nos “porões escuros”. Santa inocência foi acreditar que o PMDB sairia ileso.

Falo da elite brasileira. Aquela que verdadeiramente governa o Brasil. Muitos ovacionando nossa democracia, acreditam que foi o povo nas ruas que derrubou Dilma do poder. É uma ilusão. Dilma apostou que poderia bater de frente com a elite brasileira e perdeu.

Se pudéssemos ouvir o pensamento da elite brasileira agora haveria gritos de “golpe”. Desde que assumiu o poder, Michel Temer tratou de governar exclusivamente pelo bem das elites. O que já foi aprovado e as reformas propostas não visam o bem do povo. Apenas o enriquecimento das elites. No controle da inflação e juros simulam melhoras.

É possível fingir outra vez? Acredito que sim. A razão é simples. A elite tem a capacidade de acreditar e tratar a “ingenuidade” ainda com mais vigor. Eles têm nas mãos as ferramentas próprias para momentos como este.

Não tenho bola de cristal. É possível que Michel Temer caia. Torço imensamente por este desfecho. Por outro lado, conheço bem o poder das elites. Permeada por uma mistura de corruptos e lucros disponíveis para compra e venda.

Desde quinta-feira a elite não discute o futuro de Michel Temer. Nas entrelinhas da mídia percebe-se claramente que a discussão da elite é sua permanência no poder.

Se não existir um plano B confiável, será preferível para a elite assumir a cumplicidade de um crime e manter Temer desta vez, não como um fantoche. Como um zumbi. Todos sabem estarem nus num lamaçal de vergonha. E que esta nudez não será castigada.


Biografia:
Sou catarinense, e tenho 59 anos. Natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Escrevo no jornal há oito anos. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br. Também mantenho um blog com todas as minhas colunas. http://dirzz.blogspot.com.br/ .
Número de vezes que este texto foi lido: 245


Outros títulos do mesmo autor

Poesias A VISITA DIRCEU DETROZ
Poesias MIRAGENS DIRCEU DETROZ
Artigos SHOW DE HORRORES DIRCEU DETROZ
Poesias ILUSIONISMO DIRCEU DETROZ
Poesias CAIXINHA DE DESEJOS DIRCEU DETROZ
Artigos NOSSA TRAGÉDIA REPUBLICANA DIRCEU DETROZ
Poesias QUATRO ANINHOS DA ANALIZZ DIRCEU DETROZ
Artigos AS TRIBOS DITARÃO O FUTURO DIRCEU DETROZ
Poesias DIVAGO DIRCEU DETROZ
Poesias ALÉM DAS VÍRGULAS PERDIDAS DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 745.

  Envie este texto por e-mail
Digite seu nome:
Digite seu endereço de e-mail:
Digite o nome do destinatário do e-mail:
Digite o endereço de e-mail do destinatário:

escrita@komedi.com.br © 2017
 
  Textos mais lidos
Amei! Que droga! - Fabiano Vaz de Mello 207867 Visitas
A Dama e o Valete - Talita Vasconcelos 182203 Visitas
PÃO E CIRCO - Tércio Sthal 143465 Visitas
Era uma casa grande - helena Maria Rabello Lyra 143258 Visitas
E assim foi a nossa história... - Nandoww 127862 Visitas
Esse mês de Julho... - Nandoww 66923 Visitas
Transgressão do Dever - helena Maria Rabello Lyra 61627 Visitas
Carta a um amor impossível - Carla (Fada) 57157 Visitas
Fazendo amor - Milena Marques 56908 Visitas
Entenda de uma vez por todas o Hino Nacional - Fabbio Cortez 56745 Visitas

Páginas: Próxima Última