Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PANOS DE PRATO
Sérgio Clos

No princípio era um pano lindo pintado a mão com acabamento em fita. Artesãs se dedicam a pintá-lo durante um dia ou dois. Muitos são verdadeiras obras de arte. Quando é dado de presente vai direto para a tampa de vidro do fogão ou adornar o micro-ondas. Às vezes fica guardado para uma ocasião especial. O pano de prato antigo já está meio surradinho e é rebaixado a pano de pia. Aquele bonitão que chegara há pouco, vai cumprir o seu destino: secar as louças e vasilhames. Já não é mais um presente, tem uma função nobre: PANO DE PRATO. O outro, coitadinho, de tanto esfregar a pia e limpar o fogão, gasta e rasga um pouquinho. Está condenado. Vai para o chão que estas gentes pisam. Mas, a sua odisseia ainda não terminou. O dono da casa, que é mecânico, precisou de algo para limpar a graxa de suas mãos. Será o triste, melancólico e inexorável destino da obra de arte que outrora enfeitava a cozinha das gentes. Rasgado e sujo de graxa, ele termina sua epopeia em um saco de lixo. Decompor-se-á no lixão da cidade. Eu, sinceramente, não queria fazer comparações, mas tem um bichinho dentro da minha cabeça que diz: Faça! Outro fala o seguinte: deixa pra lá, é início de semana, vai colocar o leitor em deprê! Não teve jeito, fui pras cabeças e comparei. Então vejamos: Criaturas dos cabelos prateados, já tiveram algum evento parecido com o pano de prato? Sim, vos não lembrais mais. Vós fostes pais jovens, idolatrados e admirados pelos rebentos recém-chegados. Vós fostes uma obra de arte em carne e osso(para eles). O tempo passou, vós passastes a limpar os vasilhames que eles sujavam pelas andanças da vida. Depois, passastes a limpar o fogão onde lhes preparava o alimento. E não contente, ou sem se dar conta, para que a sujeira do chão da existência não lhes causasse nenhum desconforto, passastes a limpar o trilho das dificuldades por onde eles deveriam caminhar. DISSESTES SEMPRE “SIM”, O SIM NÃO ENSINA, O “NÃO” É PEDAGÓGICO. Vós pensastes que fizéreis de tudo para os seus. (Inclusive o que não deveríeis.). Agora, aquela idade chegou, a passos largos. Já não sois mais um pano de chão. Tornastes-vos algo sem muita valia, pois a graxa que sujara as mãos dos rebentos e outros, será dada para vós limpar, que sempre dissestes SIM. Vosso destino, depois desta falsa filosofia da utilidade, será decompor-se no descarte da invisibilidade.
Não nascemos para sermos úteis, nascemos para a ação e para a felicidade. Nascemos para viver a nossa vida e não a dos rebentos ou de quem quer que seja. Pense nisto. Se vós vencestes na vida, os seus também vencerão. Que vós continueis com o mesmo glamour de uma obra de arte dado de presente. VIGIE-VOS.
Sérgio Clos


Biografia:
Cronista e articulista. 64 anos
Número de vezes que este texto foi lido: 52869


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Quando Tudo Isso Passar Sérgio Clos
Crônicas ABANDONO FUNCIONAL Sérgio Clos
Crônicas REFUGIADOS Sérgio Clos
Crônicas QUARTA IDADE Sérgio Clos
Crônicas ESTOU ENTRANDO EM GREVE! Sérgio Clos
Crônicas UMA VIDA PROPAROXÍTONA Sérgio Clos
Crônicas O PRECONCEITO Sérgio Clos
Crônicas ADMIRÁVEL NOVA TECNOLOGIA Sérgio Clos
Crônicas MEU AGRADECIMENTO Sérgio Clos
Crônicas REUNIÃO DE EMERGÊNCIA Sérgio Clos

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 80.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68976 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57896 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56719 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55794 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55052 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54975 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54852 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54843 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54746 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54713 Visitas

Páginas: Próxima Última