Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
AGITANDO A SUA CAPA AMARELA
Caliel Alves dos Santos

Poucos são os livros que conseguem trazer uma sensação de maravilha-mento, um sentimento de arrebatamento tão grande que te faça ir a outro mun-do, atravessar as fronteiras do onírico e não mais estar ligado às leis desse mundo. É esse o sentimento de alguém que lê o livro O Rei de Amarelo.
    O autor Robert William Chambers (1865-1933), escreveu um livro de dez contos, nos quais os quatro primeiros fazem referências a uma peça de teatro chamada O Rei de Amarelo. A dramaturgia traz uma descrição, ou uma possí-vel revelação tão grande no segundo ato, que os seus desavisados leitores enlouquecem. Durante todo o livro, citações aparecem aqui e ali.
    O livro é recortado entre a realidade e a loucura, o sonho e o pesadelo, no qual os personagens não sabem mais distinguir o que é real ou imaginário. Isso pode ser visto no conto que abre o livro como O Reparador de Reputações, ou o esquizofrênico No Pátio do Dragão.
    Mesmo nos contos considerados “realistas” é impossível esclarecer qual a verdadeira relação entre os contos, como a Rua da Primeira Bomba e Rue Barrée. Cenários e personagens vem e vão com a mesma fluidez em que de-saparecem na intempestiva linha dos acontecimentos.
    Com certeza o conto mais enigmático do livro, talvez uma mensagem subli-minar da própria peça, é o a prosa poética de O Paraíso do Profeta. O certo seria dizer que a carga simbolista do livro é muito maior do que a do decaden-tismo, embora muita da inspiração do livro tenha vindo dos decadentes.
    É uma obra que vale não apenas ser lida, mas estudada, analisada e revis-tada quantas vezes forem necessárias. Mas não tente compreender ou ligar as histórias, pois elas fazem parte de um universo próprio que só o autor conse-guiria entender. E é bom que permaneça assim.
    Para quem gosta de fix-up, ficção científica, terror e fantasia é um prato cheio. Outro livro do autor que tem os mesmos elementos que esse livro é The Mistery of Choice.
     Mas o certo seria visar ao leitor de antemão, se vires um livro de capa ama-rela... Pode ler, pois o rei vigia das torres de Carcossa.


Biografia:
Caliel Alves nasceu em Araçás/BA. Desde jovem se aventurou no mundo dos quadrinhos e mangás. Adora animes e coleciona quadrinhos nacionais de autores independentes. Começou escrevendo poemas e crônicas no Ensino Médio. Já escreveu contos, noveletas, resenhas e artigos publicados em plataformas na internet e em algumas revistas literárias. Desde 2019 vem participando de várias antologias como Leyendas mexicanas (Dark Books) e Insólito (Cavalo Café). Publicou o livro de poemas Poesias crocantes em e-book na Amazon.
Número de vezes que este texto foi lido: 54855


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Rosas cor de sangue Caliel Alves dos Santos
Resenhas A arma faz o bom soldado Caliel Alves dos Santos
Resenhas No inferno? Queime! Caliel Alves dos Santos
Ensaios Naruto e a pedagogia do oprimido Caliel Alves dos Santos
Resenhas Arte perfeita e destrutiva Caliel Alves dos Santos
Resenhas Era uma vez na Segunda Guerra Mundial Caliel Alves dos Santos
Resenhas Desçamos todos a cova Caliel Alves dos Santos
Resenhas No espaço sem fronteiras Caliel Alves dos Santos
Resenhas À espreita do insólito Caliel Alves dos Santos
Resenhas Guardando na memória para depois me alembrar Caliel Alves dos Santos

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
A FARSA DA USURA - fabio espirito santo 55169 Visitas
O estranho morador da casa 7 - Condorcet Aranha 55169 Visitas
Decadência - Marcos Loures 55152 Visitas
A margarida que falou por 30 dias - Condorcet Aranha 55150 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 55145 Visitas
A calça preta - Condorcet Aranha 55144 Visitas
O Senhor dos Sonhos - Sérgio Vale 55134 Visitas
Amores! - 55131 Visitas
Menino de rua - Condorcet Aranha 55131 Visitas
Definida a final do Paulistão 2023 - Vander Roberto 55129 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última