Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
ÓDIO IDEOLÓGICO
DIRCEU DETROZ

Desde que o Brasil se transformou em república, as crises por aqui nunca foram exceções. Elas são regras permanentes. Temos crises de todos os tipos. Claro, as que se sobressaem são as políticas e as econômicas.

Nossa História confirma, como democracia nunca conseguimos passar uma década sem algum tipo se sobressalto. Foi uma crise política que desembocou no Estado Novo de Getúlio Vargas. Outra mergulhou a nação nos anos de chumbo da Ditadura Militar.

Com o fim da ditadura, tivemos um presidente que morreu antes de assumir. Outro que renunciou, quando o impeachment era iminente. A hiperinflação do governo Sarney. Os famosos planos econômicos que falharam. E um Itamar Franco que parecia ter mudado o rumo do Brasil. Não mudou.

Hoje, sabemos que a aparentemente calmaria nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, foram na verdade os anos de gestação do gigantesco tsunami que varreria o governo da presidente Dilma Rousseff.

Esse tsunami está longe de ser compreendido pelos atores envolvidos. Nunca eles imaginaram que um dia teriam de se preocupar com a da lei. Atualmente a crise é institucional. Envolve todos os poderes. Com um fato novo perigoso. Dividiu a nação.

É a primeira crise das redes sociais. Um lugar alimentado pelo extremismo que arrebanha seguidores. O que poderia ser o despertar de cidadãos politizados, está descambando para a radicalização do ódio ideológico entre “coxinhas e pão com mortadela”. Vocábulos incorporados a nossa pobre e hipócrita democracia.

Vivemos dias de endeusamentos. Para qualquer lado que se olhe, enxergarmos uma multidão querendo colocar seus escolhidos num altar. Nem sempre por conta própria. São incitados a fazê-lo, por um sistema político corrompido, podre e falido. Ninguém parece preocupado com o futuro do Brasil. Os projetos são de poder e sobrevivência.

Fica cada vez mais evidente que desde a redemocratização, e com o surgimento dos governos de coalização, a moeda corrente sempre foi o dinheiro sujo. Todo o sistema parece ser financiado pela prática da corrupção. Um vírus convidativo e contagioso.

O perigo de tudo sair do controle cresce assustadoramente, quando o ódio começa ser alimentado. Uma espécie de maná diário. Quando alguém que deveria ser visto como um simples adversário político, se transforma em inimigo mortal. Que muitas vezes, pasmem, merece morrer.

Se o ódio das redes sociais me assusta, meu horror fica ainda maior quando percebo governo e oposição destilando e se alimentando do mesmo maná. O pior é que gostam.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52863


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68972 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57895 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56715 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55791 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55042 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54946 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54838 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54818 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54725 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última