Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
REFLEXÕES SOBRE A COSIP
DIRCEU DETROZ

Não se trata de ser contra ou a favor do aumento da COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública). Cabe, no entanto, algumas reflexões sobre o momento e a maneira que a cidade de Rio Negrinho aumentou a sua.

A primeira reflexão é de que a decisão foi política e não financeira. Querem uma prova? Até consigo imaginar a maioria dos vereadores do PMDB bradando contra a COSIP, se o prefeito fosse de outra sigla partidária.

Neste caso, certamente um dos argumentos usados seria estarem ao lado do povo. Diriam que a crise de Rio Negrinho é ainda pior do que a do Brasil como um todo. E que aqui as enchentes estão nos visitando todas as semanas.

Outra reflexão foi o momento. Antes da presidente Dilma, o prefeito Alcides ganhou de presente a sua CPMF. Todos se perguntam: Para onde ela foi? E por tabela, o Papai Noel fazendo o Natal de muita gente mais gordo do que o esperado.

Com o aumento decidido os vereadores precisavam tirar o “deles da reta”. Afinal, 2016 será ano de mendigar votos. Então o circo teve de passar por todos os atos.

O primeiro deles foi usar uma das muitas idiotices criadas pelo Partido dos Trabalhadores. E convocou-se uma famosa “Audiência Pública” num dia útil. Pelos argumentos usados depois, parece que a “maioria” dos habitantes de Rio Negrinho, esteve presente apoiando o aumento da COSIP. Todos politizados.

Foi lamentável a atitude dos empresários no picadeiro. Não autorizei os empresários decidirem por mim. Tenho certeza que nenhum outro cidadão autorizou ou autorizaria. Eles pagarão o aumento da nossa COSIP também? Deveriam cuidar do que é seu.

É fato. O valor da COSIP foi elevado contra a vontade do povo. De consolo quando o circo foi desarmado cada cidadão recebeu o seu nariz de palhaço. Com um pouco de sorte, talvez, a prefeitura acabe nos contratando por um bom preço. Também, é possível que muitos narizes juntos iluminassem a chaminé de graça e mais bonita.

Se as audiências públicas não fossem coisas de ignorantes, proporia a convocação de uma para avaliar o custo-benefício dos nossos vereadores. As festas com churrasco...

E fica uma sugestão para a próxima vez em que se desejar saber a opinião da maioria da população. Nossos vereadores não passam seis meses de casa em casa correndo atrás de votos para se eleger?

Bastaria voltarem agora e perguntar: Você é contra ou a favor de aumentar a COSIP? Mesmo não gostando do que ouviriam, estariam fazendo algo de útil. Todos eles!


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 55625


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60567 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 59906 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 58795 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58714 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 58432 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 58294 Visitas
Sucesso e Fracasso - Paulo R Rezende 57976 Visitas
APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DO PSICOPEDAGOGO - Sandra Teixeira da Silva 57853 Visitas
BOLERATA EM SERRO. - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 57788 Visitas
Doença de médico - Ana Mello 57675 Visitas

Páginas: Próxima Última