Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PLANTE UMA ÁRVORE
Elcio Cunha

Resumo:
A experiência de quando morei no interior, da importância das árvores no meio ambiente.


Quando morei em Dourados, lá pela década dos anos 80. Contemplava aquelas imensas plantações de soja e ficava observando. Cheguei a escrever uma poesia em homenagem aos lavoureiros (1), cujo material fora na época publicado no Jornal O Progresso, na coluna dos leitores.

A poesia falava dos encantos da lavoura, e do trabalho árduo que dispensava aos trabalhadores rurais. Depois de tudo pronto, era visto aquele horizonte verdejante. Ao admirar toda aquela beleza, e a importância da produção que os produtores alcançavam. Isso era admirável! Contudo, os anos se passaram.

Agora, vemos uma realidade diferente a seca. Não chove. Qual seria a razão? Precisaríamos de um especialista para explicações ecológicas mais aprofundadas. Entretanto, há coisas simples pode ser compreendida pela observação natural. O homem chegou, simplesmente, ocupando o espaço, a tecnologia, o desmatamento descontrolado. Nas regiões onde havia centenas árvores, agora se prepara as plantações. O campo ficou mais limpo para o cultivo de alimentos em grandes escalas e o enriquecimento financeiro de poucos. Derrubaram-nas, contudo, não se preocuparam de fazer o rebento das remanescentes nascerem.

Porém, não ficaria ao acaso sua ausência? Ficaria sim. Todos sentiriam a falta. Como explica os biólogos no processo da fotossíntese, o da respiração, em que elas produziriam mais oxigênio e outros tipos de mecanismos ecológicos. Isso não teria relevância para os agricultores? Claro que sim. Pois, agora colhem: a sequidão e o que deixaram de cultivar em volta: a Árvore.

     Outrora, havia elogiado o trabalho e a importância da produção maciça, pois, saciaria a fome da humanidade. Por ora, até seus vizinhos perecem por falta de alimento.

Diante disso, é necessário pensar nas plantinhas que exerceriam suas funções sociais e ambientais de grande relevância. Por que chove mais na cidade? Porque, há mais arborização. E os campos estão mais desmatados. É necessário urgente o equilíbrio e a consciência de cada um na plantação de uma árvore no campo.

Enfim, amigo (a) pense na importância da árvore em nossas vidas. Comece a plantar uma em seu quintal. Há um ditado que desconheço a autoria, entretanto, em vários livros já lidos consta que para um homem sentir-se realizado, precisa: “Plantar uma árvore, escrever um livro, ter um filho”.2 E você já lançou a sua semente?
Deus também plantou uma. Na promessa que fez em Gênesis 3:15, da semente mulher nasceria o Senhor Jesus Cristo, a Esperança e Salvação do Mundo. Cuja vida, restauraria o Homem a Deus. Portanto, plante uma semente que produza frutos para alimentar as gerações futuras e uma semente de fé nos corações de todas as pessoas.

N.E_______
1. Palavra dita pelo poeta, no sentido de ser o trabalhador rural que lida com grandes lavouras.
2.Expressão conhecida nos livros e citados vários escritores de renome.


Biografia:
Escritor voluntário na Web, desde 2003.
Número de vezes que este texto foi lido: 52818


Outros títulos do mesmo autor

Artigos A FIDELIDADE DOS CRENTES NO SENHOR JESUS! Elcio Cunha
Juvenil Pensamentos nobres Elcio Cunha
Poesias Confissão do coração Elcio Cunha
Poesias LITERATURA BRASILEIRA Elcio Cunha
Crônicas PENSAMENTO Elcio Cunha
Crônicas PLANTE UMA GOIABEIRA E COLHA GOIABAS! Elcio Cunha
Discursos O POVO QUE DESPREZA A CULTURA Elcio Cunha
Crônicas CONSTRUA COM AS PEDRAS! Elcio Cunha
Crônicas O LOUVOR Elcio Cunha
Poesias PLANTE UMA ÁRVORE Elcio Cunha

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 12.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69005 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57916 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56752 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55826 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55091 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55031 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54916 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54880 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54798 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54773 Visitas

Páginas: Próxima Última