Passa-se tanto tempo pensando e ensaiando, que no fim das contas só nos resta a decepção, porque o tempo gasto em tanta programação faz com que nossas expectativas se elevem às nuvens e nos torna capacitados a pensar em cada pequeno detalhe, cada olhar, cada riso sem jeito em resposta do que temos a dizer. E quando nada do que esperávamos acontece, percebemos que a gravidade sempre esteve ali e nos puxa em direção à terra firme em queda livre.
Levei alguns anos para entender isso. Ser imaginativo parece ser uma linda qualidade, mas só te transforma em um ingênuo, um idealista. Bom mesmo é não esperar por nada. Não ter ambições? Olha, se possível, não as tenha mesmo. Sem perspectiva? Se não colocar tanta coisa a perder, até recomendo.
Foi assim que reiniciei minha vida. Agora sou uma nova pessoa. Decidi que tudo o que o me machucava, passou. Tudo o que me aborrecia, passou. Tudo o que me deixava matutando durante horas e horas, desenvolvendo os sentimentos das mais terríveis naturezas, passou. Agora eu trato de gastar meu tempo com outras coisas. É como um grande amigo me disse: às vezes não faz mal ser egoísta.
E não estou dizendo que nada mais me chateia. Longe disso. Acontece que minhas raivas passadas não se acumularam com as raivas presentes. Por mais que eu tenha desenvolvido raiva das mesmas situações, decidi que elas não seriam da mesma forma. Faz o seguinte: ponha em mente que tudo é passageiro. Pode ser enganoso, mas esfria a cabeça que é uma beleza.
Ninguém garante que o dia de hoje será bom, no entanto, amanhã sempre poderá ser melhor.
|