Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O PAÇO MUNICIPAL DE VALENÇA PEDE SOCORRO
FRANCISCO CARLOS DE AGUIAR NETO

Por Prof. Francisco Neto

Historiador UNEB

Prezados amigos, infelizmente vemos hoje a nossa herança Histórico Patrimonial se deteriorar enfrente a nossos alhos e nada fazemos para impedir. Não podemos deixar o prédio do Paço Municipal atual Câmara de Vereadores de Valença se acabar. Só para termos a noção da Importância histórica deste imóvel vamos conhecer um pouco da historia e peculiaridades   do Prédio secular que Valença ainda possui.

Histórico do Prédio da Câmara

O Paço Municipal foi a residencia de propriedade do Capitão Mor Bernardino Sena Madureira Nascido em 1769 e faleceu em novembro de 1852. Pacificador dos índios aimorés, fundador da Cidade de Valença, construiu a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, e sua residência de estilo arquitetônico que até hoje serve de exemplo a estudos de estilo.

O Paço municipal de Valença é um belo palacete construído em 1849, pelo Capitão-Mor Bernardino de Sena Madureira.

Sua construção é feita em parede autoportantes, alvenaria mista de pedra e tijolos ornato. A casa, embora não tenha relevos frontais, apresenta um jardim lateral e cômodo para os quatro lados, denunciando hábitos mais ligados á natureza. Sua planta se estrutura em função de grandes hall central, disposição também encontrada na prefeitura de Camamu, neste caso, sem iluminação zenital. A sala de jantar, em forma de galeria de arcos envidraçados, surge no início do século XIX em solares como o Marback (Salvador) e Vitória (em Cachoeira), na chácara Pocina e no sobrado à rua Conselheiro Saraiva, 47 em Santo Amaro da Purificação. Esta disposição foi também incorporada a edifícios anteriores, como a casa do Barão Rio Real (Salvador) e o sobrado à rua da Matriz em Santo Amaro.

Visita mui ilustre

Em 22 de Janeiro de 1860 esta casa recebeu a visita do Imperador D. Pedro II e sua esposa, ficando hospedado no Paço Municipal de onde saíram para visitar a Igreja de Nossa Senhora do Amparo e a Fabrica "Todos os Santos" que dava a Valença o Titulo de Cidade Industrial.

Descrição técnica e detalhada da casa:

Edifício de relevante interesse arquitetônico, desenvolvido em dois pisos, mais sótão, que aproveita o vão da cobertura de duas águas. Lanternim, em caixilharia envidraçada, proporciona iluminação zenital para um grande “hall” central, em torno do qual se articulam vários cômodos do edifício. O frontispício( fachada central do prédio) possui sete portas, no térreo, sendo a central mais alta , superpostas por sete janelas rasgadas, com balcões em lioz e grades de ferro forjado. Sobre as cornijas, frontão curvilíneas, rasgadas por duas janelas em guilhotina, todas em arcos ogivais. As fachadas laterais têm o mesmo tratamento. A posterior apresenta traçado neoclássico com frontão triangular e vãos em arco abatido ou verga reta. Jarrões marcam as esquinas da platibanda que circunda o telhado do edifício. O seu interior mantém forros e pisos originais e escadarias central em três lançes. O edifício conserva retratos a óleo e mobiliário original, doados por seus filhos. No Jardim lateral dois leões de louca, uma fonte com dois delfins entrelaçados e um pequeno banco com recosto decorado de azulejos brancos, azuis e carmins.



Dados cronológicos

1799- Por carta régia de 23 de janeiro, a povoação do Una é transformada em Vila de Nova Valença do Sagrado Coração de Jesus, instalada a 10 de julho, pelo ouvidor de Ilhéus, Balthazar da Silva Lisboa, que sugerira a criação da Vila por localizar-se próxima aos cortes de madeira.
1849 – Foi elevada a Cidade, com o nome de Industrial Cidade de Valença.
1849 – Data sobre a porta principal, assinada a construção do imóvel pelo Capitão-Mor Bernardino de Sena Madureira.
1852 – Após sua morte a propriedade passa para seus filhos: Bernardino de Sena Madureira, Casimiro de Sena Madureira e Izidro de Sena Madureira.
1860 – Em 22 de janeiro, D. Pedro II e a Imperatriz D. Tereza Cristina Maria visitam a casa de Bernardino Sena Madureira, no salão encontrava-se retrato de D. Pedro II, quadro pintado em 1859 .
1878 - O imóvel foi doado ao governo da Bahia.
1888 – O Paço da Câmara é considerado o melhor do Estado, sendo somente inferior ao de Salvador.
Restaurações realizadas

1879 – Embora não exista registro, o edifício, passou por uma grande reforma quando foi transformado em Paço Municipal.
1913 – Notícias de consertos radicais do Paço municipal.
1931- foi remodelado em parte.
1975 – Pintura geral do prédio.


Caros cidadãos Valencianos e amantes do Patrimônio Histórico Cultural, vamos então cobrar da Presidência da Câmara de Vereadores e demais autoridades que protejam o Patrimônio Histórico Cultural Brasileiro uma reforma urgente no Paço Municipal que nos enche de orgulho e coloca Valença dentro da Historia do Brasil

Conhecer e valorizar nosso passado é o primeiro passo para que tenhamos um presente conciso e um futuro promissor !

RESTAURAÇÃO JÁ DO   PAÇO MUNICIPAL !!!

FONTES:

http://bernardinosenamadureira.blogspot.com.br/

http://www.cmvalenca.ba.gov.br/memorial/historico_predio.asp


Biografia:
Nascido na ilha da gamboa do morro, distrito da cidade historica de Cairu,graudou-se em Historia pela UNEB, é Graduando em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira-Salvador-BA;pós graduou-se em Psicopedagogia pela FACE,é Mestrando em Educação e Contemporaneidade UNEB; Mestrando em Teologia e Educação Comunitaria pelas Faculdades EsT-São Leopoldo-RS e Bacharelando em Direito pela FAINOR-Vit.Conquista. Professor Universitario e Funcionario Publico Estadual.Atualmente está como Diretor de PóLO DA FACE-Faculdade de Ciencias Educacionais em Jaguaquara-Ba,na Região Sudoeste da Bahia e é Diretor Geral do IESTE-Instituto de Educação Social e Tecnologico.Desenvolve projetos Sociais adotando o esporte como uma forma de Educação "Projeto Respeito Acima de Tudo"-aulas de artes marciais(Karatê) e filosofia Oriental.Teve suas poesias escolhidas no premio literário Valdeck Almeida e publicadada no livro Ontologias Poeticas que fora lançado na 20ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo em Agosto de 2008 e publicou o livro "A história da Igreja de Nossa Senhora do Amparo de Valença.Tem poesias publicadas no Livro Ontologia Cidade em 2009.Em 2010 publicou o livro "Vivendo e Lembrando:História, filosofia e Poesias pela editora Ieste" e Escreve para a revista especializada em História com tiragem Nacional "Leituras da História".É membro permanente da AVELA-Academia Valenciana de Letras,Educação e Artes,ocupando a cadeira Imortal do Poeta Satírico Gregório de Matos.
Número de vezes que este texto foi lido: 52935


Outros títulos do mesmo autor

Poesias LOS DERECHOS HUMANOS DESDE LA PERSPECTIVA MARXISTA francisco carlos de aguiar neto
Artigos ¿ LAS CLÁUSULAS PÉTREAS: INALTERÁVEIS o NO ¿ francisco carlos de aguiar neto
Artigos COMEMORAÇÕES DO DIA DO INDIO NO BRASIL francisco carlos de aguiar neto
Artigos COMEMORAÇÕES DO DIA DO INDIO NO BRASIL francisco carlos de aguiar neto
Artigos A Valença Promissora de Outrora francisco carlos de aguiar neto
Jurídicos AS CLÁUSULAS PÉTREAS: INALTERÁVEIS ou NÃO ? francisco carlos de aguiar neto
Artigos A HISTÓRIA DA IGREJA DO AMPARO DE VALENÇA-BA francisco carlos de aguiar neto
Artigos SABER CUIDAR. ÉTICA DO HUMANO-COMPAIXÃO PELA TERRA francisco carlos de aguiar neto
Poesias DIREITO DO TRABALHO E OS DIREITOS HUMANOS francisco carlos de aguiar neto
Poesias A MULHER francisco carlos de aguiar neto

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 11 até 20 de um total de 47.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
frase 935 - Anderson C. D. de Oliveira 54471 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54453 Visitas
1 centavo - Roni Fernandes 54443 Visitas
Ano Novo com energias renovadas - Isnar Amaral 54242 Visitas
NÃO FIQUE - Gabriel Groke 54191 Visitas
Na caminhada do amor e da caridade - Rosângela Barbosa de Souza 54139 Visitas
saudades de chorar - Rônaldy Lemos 54125 Visitas
PARA ONDE FORAM OS ESPÍRITOS DOS DINOSSAUROS? - Henrique Pompilio de Araujo 54047 Visitas
Depressivo - PauloRockCesar 53963 Visitas
Cansei de modinha - Roberto Queiroz 53939 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última