Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O UFC DO STF
DIRCEU DETROZ

A reportagem da Revista Veja desta semana, sobre o duelo entre os ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, sugere algumas reflexões profundas. Ou estamos vivendo a mais plena das democracias, ou deveríamos apagar essas duas décadas da nossa História, e tentar começar tudo de novo.

Quem acredita na primeira hipótese, deve adorar estorinhas de “Era uma vez” contada pelos políticos. E não são poucos os que adormecem ouvindo essas “mentiras de ninar”. E se não dormem com as mentiras, caem no sono pelas benevolências.

Também, não podemos acreditar que o embate entre os dois ministros aconteça apenas pela busca dos holofotes da mídia. Aliás, a mídia é especialista em criar mocinhos e bandidos. Uma grande parte dela vive exclusivamente disso. E conseguem. Basta lembrar Collor de Mello. Collor passou de mocinho a bandido, num piscar de olhos.

Se a questão for apenas pelos holofotes, proponho algo melhor. Embora abomine esse tipo de entretimento, eu colocaria os ministros Barbosa e Lewandowski, frente a frente num ringue de UFC. Para ficar ainda mais animado, teríamos a torcida do PSDB gritando por um. E a do PT e aliados, gritando pelo outro.

O que está acontecendo dentro do Supremo Tribunal Federal brasileiro não é um exercício de democracia. Passa longe disso. Denúncias contra políticos viraram rotina. Entraram para o nosso cotidiano. Desta vez, as denúncias são contra um juiz da Suprema Corte. E são graves. Serão abafadas também pelo corporativismo?

O que vemos nos três poderes do Brasil, deixa clara uma coisa. Nossa democracia está muito doente. Eu diria que está na UTI em estado terminal, desde que renasceu com discursos inflamados, e depois jogados na lata de lixo a duas décadas. Uma elite tomou o poder. E não mudará uma vírgula que possa prejudicá-la.

Precisa mudar, e do jeito que está não mudará. Então o que devemos fazer? Qual seria a solução? Só existe uma certeza. As mudanças terão de começar pelo topo da pirâmide. Alguém com coragem de fechar tudo e começar do zero. Enquanto não houver uma nova revolução que coloque os aprendizados na mesa nada mudará no Brasil.

Nossas redes sociais estão repletas de revolucionários de primeira viagem. Um cuidado se faz necessário. A ditadura militar era para ser uma coisa e foi outra. Uma revolução também é o caminho mais curto para o surgimento de um novo Fidel Castro ou Hugo Chávez. Até mesmo de um pobre coitado como Evo Morales.

Já tomei a minha decisão. Chorar não adianta. Talvez, nem tentar mudar. Então, quando eu quiser dar boas gargalhadas, vou trocar a sessão pastelão dos três patetas pela TV Justiça. Não tem nenhuma diferença. E eu ficarei com menos rugas. Saio lucrando.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52823


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57919 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55836 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55113 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55058 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54943 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54891 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54816 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54806 Visitas

Páginas: Próxima Última