Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
MUITO MAIS HISTERIA DO QUE FÉ
DIRCEU DETROZ

Comoção, histeria ou fé? É esta a pergunta a ser respondida depois da visita do papa Francisco ao Brasil. Francisco veio para dar uma espreguiçada nos católicos. Que estavam adormecidos. Espero que o cantor João de Almeida Neto perdoe a minha petulância. Vou alterar um verso da sua canção. Que importa correr atrás do papa, se a fé não amanhece. Ele canta: “Que me importa céu na cara, se a alma não amanhece”.

Foi pouca fé, alguma comoção e muita histeria. Não é possível acreditar que a fé nasça ou renasça, pelo fato de sair correndo atrás de um homem. Se fosse assim tão fácil, e usando citações bíblicas, o purgatório e o inferno estariam vazios. Existe um abismo enorme entre a correria histérica que é concreta, e a fé que é abstrata.

Ou querem me fazer acreditar que o papa Francisco não é apenas um homem? Ou que ele é o representante de Deus na Terra? Um Deus com essa capacidade de criação, certamente não precisa de um representante. Muito menos, de um representante da espécie Homo Sapiens. A História da Humanidade até aqui me dará razão.

Se a visita de Francisco não era política, por que o primeiro compromisso foi na casa do governador do Rio? Não deveria ser a uma igreja? E estavam presentes, além de Sérgio Cabral, todos os outros diabinhos criados pelos protestos das ruas. Entre eles, Joaquim Barbosa. Que alguns míopes estão enxergando como o salvador da Pátria.

Uau! O meu filho foi beijado e abraçado pelo papa. Que benção! Quantas vezes você beija e abraça o seu filho pensando em benção? Sabe as notas dele na escola? Frequenta as reuniões da escola? Depois de adultos, continua a beijá-lo e abraçá-lo como uma benção? Conhece os seus colegas? Conhece os ambientes que ele frequenta?

Melhor do que sair correndo atrás do papa, você faria um bem danado a tua fé, entrando em hospitais para visitar doentes. Idosos deixados em asilos e, esquecidos pelas famílias. Não me espantaria nem um pouco, se soubesse que muitas dessas famílias estavam nas ruas correndo atrás de um olhar. Ou de uma benção do papa.

Em nome da “fé turística” paróquias promoveram bingos e bailes, arrecadando fundos e poder viajar. Fariam o mesmo por um morador de rua? E os doadores de prendas. Qual seria a atitude, se batessem na sua porta, e pedissem um edredom para se aquecer do frio?

Vou responder a pergunta que está pronta na ponta da sua língua. Não! Eu não visito doentes em hospitais. Nem idosos em asilos. Também, não fui atrás do papa em busca de fé e histérico. Ter fé ou não, depende de mim, e não de Francisco. Ou de Bento.

Os que encontraram a fé, não saberão explicá-la. Os que procuram a fé sabem que o caminho é árduo. Os que não têm fé, não vão encontrá-la correndo atrás do papa.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52814


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68998 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55078 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55025 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54893 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54877 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54785 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54755 Visitas

Páginas: Próxima Última