Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Comentário do Primeiro Capítulo de Mateus
Silvio Dutra

Mateus conta a genealogia de Jesus a partir de Abraão, porque foi a Abraão que Deus fez a promessa de abençoar todas as nações da terra por meio dAquele que descenderia dele no futuro, a saber Jesus Cristo (Gál 3.14,19).
O evangelista dividiu as quarenta e duas gerações de Abraão até José, em três grupos de quatorze, como se vê no verso 17.
De Abraão até Davi, a quem foi feita também a promessa da Nova Aliança, pelas fiéis misericórdias prometidas por Deus à casa de Davi.
De Davi até a deportação dos judeus para Babilônia, onde foram purificados da idolatria para serem restaurados posteriormente em sua própria terra, para reedificarem o templo e para poderem recepcionar a Jesus.
E da deportação para Babilônia, até o nascimento de Jesus.
Estas 42 gerações da genealogia do Senhor somam cerca de 2.000 anos de antepassados.
Nenhum outro personagem da história teve um registro tão antigo e extenso de seus ancestrais, como Jesus Cristo, porque aprouve a Deus marcar, para nos deixar o testemunho da descendência do nosso Senhor e Salvador, pela certeza de que somente nEle e em nenhum outro, temos o cumprimento das fiéis promessas feitas a Abraão e a Davi, quanto Àquele que descenderia deles e que seria o Rei de um reino eterno, e o único por meio de quem somos livrados da maldição da lei, para recebermos uma salvação, herança e bênção eternas.
Como estava designado por Deus, desde antes da fundação do mundo, que Jesus deveria proceder, segundo a carne, da tribo de Judá, então são nomeados os filhos de Judá, Perez e Zerá, mas não foi em Zerá, mas em Perez, conforme o conselho do Senhor, que foi chamada a genealogia de Jesus.
Quatro mulheres são nomeadas na genealogia do Senhor. Duas eram estranhas à comunidade de Israel: Raabe, um cananita, e Rute, uma moabita, revelando em figura que o Senhor não viria somente para a nação de Israel, mas também para todos os povos gentios.
E as outras duas, apesar de serem de Israel, haviam adulterado, a saber: Tamar, nora de Judá, e Bete-Seba esposa de Urias, que concebeu a Salomão de Davi.
Nisto, se antecipou que Jesus viria para conduzir pecadores ao arrependimento, para serem incluídos em Sua família celestial e divina.
Como a genealogia de Jesus foi contada na descendência de Davi, e particularmente em todos aqueles seus descendentes, que foram reis em Judá, até Zedequias, quando houve a deportação para Babilônia, então foram contados tanto reis ímpios quanto piedosos na descendência do Senhor. Isto não significa que estes reis ímpios também fazem parte da família de Deus, mas que Deus cumpre os Seus propósitos e tem Seus escolhidos até mesmo na descendência dos maus.   
Mateus destacou nos versos 1, 16, 17 e 18 o título de Cristo, palavra grega para Ungido, correspondente à palavra hebraica Messias.
Jesus é portanto, o Messias, o Cristo, o Ungido, citado em Daniel 9.25; Salmo 2.2 e Isaías 61.1, para que ficasse registrado que Ele realizaria toda a Sua obra na terra, completamente debaixo da unção e poder do Espírito Santo.   
A partir do verso 18, Mateus começou a registrar algumas das circunstâncias que envolveram a concepção e o nascimento do Senhor.
Foi anunciado pelo anjo Gabriel a José, que Maria não havia concebido de homem algum, quando se achou grávida do Senhor Jesus, mas que tal concepção fora obra direta do Espírito Santo no ventre de Maria, uma vez que a mesma permanecia virgem, e assim deveria permanecer até o nascimento do Senhor.
Esta revelação foi feita a José para que ele não deixasse Maria, secretamente, como havia intentado fazer, para não infamá-la pensando que ela tivesse cometido adultério.
Esta forma sobrenatural da formação do corpo de Jesus havia sido profetizada por Isaías cerca de 700 anos do seu nascimento.
E a José foi declarado pelo arcanjo Gabriel, que Aquele que Maria trazia em seu ventre era o Salvador do mundo, porque salvaria as pessoas do seu povo, dos seus pecados, a saber, não todas as pessoas do povo de José, mas as pessoas que fazem parte do povo de Jesus, ou seja, aqueles que são salvos por Ele, motivo porque deveria ser colocado nEle, ao nascer, o nome de Jesus, que significa no hebraico, o Salvador.   


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52807


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69000 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55080 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55028 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54897 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54790 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última