Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Quem São os Puritanos?
Silvio Dutra

Por cerca de trezentos anos seguidos, entre os séculos XVI e XVIII, houve na Terra, um dos maiores testemunhos de vida fiel ao evangelho, nas pessoas dos puritanos, que tendo se levantado na Inglaterra, se espalharam pela Escócia, País de Gales, Holanda, EUA e outras nações, sempre sustentando o caráter não conformista da Igreja às instituições de caráter meramente humano, especialmente, à Igreja Estatal Inglesa, ou Anglicana, conforme é conhecida.
Não é o nosso intuito detalhar neste espaço o que eles sofreram e o que tiveram que enfrentar em perseguições, sobretudo da Igreja Institucional, mas comentar alguns pontos fundamentais em que eles se baseavam em sua vida cristã.
Talvez, o maior expoente entre eles, John Owen, que é conhecido como o Príncipe dos Teólogos, resumiu em sua vida e obra extensa o caráter do que vem a ser um genuíno puritano.
Ele chegou à conclusão que não havia modo de a igreja ser fiel às Escrituras, em tudo o que lhe é ordenado pelo Senhor Jesus Cristo, caso não seja independente, e isto, em razão, principalmente, de que a unidade dos crentes em cada congregação local, não deve estar fundamentada em qualquer ordem institucional humana, senão à exclusiva autoridade de Deus e das Escrituras.
A unidade que deve reger os crentes é fundada no amor ágape, na fé, na sã doutrina e é de caráter eminentemente espiritual.
Como poder-se-ia ter isto sem liberdade de culto, em que a direção seja efetivamente do Espírito Santo, na repartição de seus dons a todos os membros da congregação?
Foi por conta desta liberdade, que os puritanos puderam produzir a mais extensa biblioteca de tratados sobre a Bíblia e a vida cristã, a qual permanece imbatível até hoje.
John Owen, por exemplo, em seu extenso tratado sobre o Espírito Santo, deu ocasião a um renovado interesse na Igreja pela obra e operações sobrenaturais do Espírito no mundo, e isto abriu uma grande porta para os posteriores avivamentos espirituais que se seguiram, especialmente com Whitefield, Wesley, Jonathan Edwards e outros.
Se alguém pretende conhecer qual é o modo pelo qual Deus deve ser servido fielmente, segundo os seus mandamentos, poderá encontrar isto sem qualquer risco de erro, nos escritos dos puritanos.
Eles estavam não apenas preocupados com o ensino da sã doutrina, mas com a sua aplicação à vida. Eles examinavam as doutrinas bíblicas sobre todos os ângulos possíveis, e depois de apresentá-las em seus sermões, eles dedicavam a última parte de sua ministração à aplicação prática da doutrina na vida real da igreja.
Este tem sido o melhor antídoto através dos tempos, especialmente em nossos dias em que há uma clara resistência e rejeição à sã doutrina, a saber, ir aos puritanos e aprender com eles.
Todos os puritanos estavam dispostos a fazer qualquer tipo de renúncia, até mesmo à própria vida, para poderem guardar um testemunho de fidelidade ao Senhor e à Sua Palavra.
Historicamente, eles poderiam ser identificados com a Igreja fiel de Filadélfia, citada no livro de Apocalipse, e bem fariam os crentes laodicenses de nossos dias em seguir o exemplo deles, na chamada que Jesus lhes faz ao arrependimento.
“7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá:
8 Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
9 Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei.
10 Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.
11 Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
12 Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.
13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apocalipse 3.7-13).


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52971


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68975 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57896 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56717 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55794 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55048 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54964 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54845 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54841 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54737 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54712 Visitas

Páginas: Próxima Última