Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A Lei Serve para nos Conduzir a Cristo (Cap 4 – P 1)
Silvio Dutra

O apóstolo, neste capítulo, ainda está tendo o mesmo propósito geral dos capítulos anteriores que era o de levar os cristãos gálatas a serem purificados dos falsos ensinos que eles haviam abraçado por terem sido fascinados e enganados pelos falsos apóstolos e mestres.

“1 Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
2 Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
5 Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
7 Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.” (Gál 4.1-7).

Os falsos apóstolos, que haviam fascinado os gálatas, transitavam como mestres da Lei, pessoas entendidas nos assuntos relativos ao Deus que havia se revelado a Israel, e agindo falsamente em nome dos apóstolos que estavam em Jerusalém, sem estarem autorizados por eles, ou mesmo que isto fosse do seu conhecimento, afirmavam que estavam defendendo em nome deles a Lei de Moisés que Paulo estava desprezando.
Veja a sutileza dos argumentos do diabo. Paulo não estava falando contra a Lei, mas apenas dizendo que ela havia sido dada para propósitos completamente diferentes do relativo à justificação dos pecadores, ainda que contribuísse até mesmo para este propósito conduzindo os pecadores a Cristo, por convencê-los acerca do pecado e da santidade que é devida a Deus.   
Mas como Paulo havia demonstrado claramente que a Lei era apenas um servo de um propósito muito maior, então os falsos mestres estavam se jactando de um conhecimento sem entendimento, porque não conseguiam discernir o plano de salvação de Deus e mesmo qual foi o Seu propósito quando estabeleceu a Antiga Aliança.
Eles haviam tropeçado na Rocha de escândalo (Rom 9.33; I Pe 2.8) porque a confiança deles estava na sua mera religiosidade e não propriamente em Deus e na Sua vontade, tanto que eles haviam rejeitado a Cristo, e a promessa que foi feita a Abraão, por causa do seu orgulho nacional que os levava a crer que eram superiores a todos os homens e que o mero ritualismo da lei que eles seguiam e que haviam adulterado de várias maneiras era o padrão a ser seguido para se agradar a Deus. Quanta ilusão e engano havia da parte deles!
Eram na verdade guias cegos, nuvens sem água, mestres sequer da Lei que eles fartamente transgrediam, como se afirma na Bíblia, mas mesmo assim, eles se consideravam a luz e a esperança dos gentios, e não nosso Senhor Jesus Cristo.    
As palavras que Paulo usou em Romanos 2 e 3, para se referir a estes judeus bem definem os sentimentos e pensamentos deles a que nos referimos:
Os judaizantes estavam equivocados, por se considerarem os depositários de uma revelação melhor (a da Lei), que a do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Porque se dá exatamente o oposto, conforme Paulo estava demonstrando na sua argumentação junto aos gálatas.


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 61638


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63342 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63311 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63160 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63106 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63101 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63067 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 62996 Visitas
A ELA - Machado de Assis 62972 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62874 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62867 Visitas

Páginas: Próxima Última