Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Os Rudimentos da Lei (Gál 4 – P 2)
Silvio Dutra

“8 Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.
9 Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
11 Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.” (Gál 4.8-11).

Paulo chama a Lei cerimonial e civil do Antigo Testamento, e a própria Antiga Aliança de rudimentos fracos que os gálatas queriam servir.
Eles eram pagãos antes de terem vindo a Cristo, isto é, não tinham nenhum conhecimento sobre a vontade revelada de Deus nas Escrituras, e não eram contados em suas nações com o povo de Israel, que era a única nação com a qual Deus estava aliançado no Velho Testamento.
Não que Ele esteja agora propriamente aliançado com todas as nações da terra, mas na dispensação da Lei nenhuma outra nação se encontrava debaixo do regime teocrático, senão Israel, de modo, que naquele tempo todas as demais nações eram consideradas pagãs.
E cada uma destas nações, serviam aos seus falsos deuses, até que Cristo veio, e muitos destes pagãos se converteram ao Deus vivo e verdadeiro, como foi o caso dos gálatas, de maneira que deixaram os falsos deuses deles para servirem unicamente ao Senhor que eles passaram a conhecer pessoalmente pela revelação do Espírito Santo em seus corações.
Mas ainda que alguns deles ou a maioria deles apesar desta experiência pessoal com Deus, não o conhecessem da maneira pela qual convém ser conhecido através de um amadurecimento espiritual em santificação que nos habilita a conhecer melhor qual é o caráter e vontade do Deus que servimos, no entanto todos os filhos de Deus, sem uma única exceção, são perfeitamente conhecidos por Ele (II Tim 2.19).
Por isso, no ato de se voltarem para os rudimentos fracos da Antiga Aliança, tendo uma vez sido revogados por Cristo, eles eram mais indesculpáveis do que os próprios judeus, porque, afinal, não haviam sido educados nos costumes deles.
Eles serviam a ídolos, e conheceram a santidade do Senhor pelo Espírito e pela palavra do Evangelho, e agora estavam deixando uma adoração espiritual, na liberdade do Espírito, por uma adoração cerimonial que se baseava em guardar dias, meses, épocas e anos sagrados.
É provável que estivessem guardando as festas dos tabernáculos, o sábado da Lei com todas as suas prescrições cerimoniais previstas na Lei de Moisés, e todas as demais festas e celebrações judaicas.
Deus é espírito e deve ser adorado somente em espírito. Deus é verdade e deve ser adorado somente em verdade. E a graça e a verdade foram trazidas por Cristo, de modo que não se sirva mais a Deus nas bases de um antigo pacto que Ele revogou.
E lembremos que Deus nunca prometeu salvar qualquer pessoa pela observância religiosa, de cerimônias e rituais.


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 61721


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
Os Dias - Luiz Edmundo Alves 63327 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 63300 Visitas
O Cônego ou Metafísica do Estilo - Machado de Assis 63146 Visitas
Namorados - Luiz Edmundo Alves 63096 Visitas
Insônia - Luiz Edmundo Alves 63090 Visitas
Viver! - Machado de Assis 63051 Visitas
Negócio jurídico - Isadora Welzel 62981 Visitas
A ELA - Machado de Assis 62959 Visitas
PERIGOS DA NOITE 9 - paulo ricardo azmbuja fogaça 62867 Visitas
Eu? - José Heber de Souza Aguiar 62858 Visitas

Páginas: Próxima Última