Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
DIRCEU DETROZ

Passada as homenagens pelo dia da mulher, é hora de voltar à realidade. Muitos talvez, dirão que sou um pessimista exagerado. Não se trata de ser pessimista ou otimista. Claro que muitas coisas já mudaram na sociedade. Nas últimas décadas, as mulheres alcançaram novos status.

Principalmente em países de primeiro mundo. O que não é o nosso caso. Também, não devemos nos deixar enganar pela mídia. Ali os rostinhos bonitos parecem perfeitos. Nem pelos grandes centros urbanos. Nas grandes cidades do Brasil, logicamente com exceções, o modo de enxergar as mulheres já mudou muito.

Mesmo numa sociedade supostamente igualitária, a mulher é obrigada a lutar todos os dias pelos seus direitos. Elas estão. Se fosse feita uma pesquisa, saberíamos o quanto essa luta tem sido difícil. E não importa se a mulher é rica ou pobre. Ou se vive no mundo da fama. Elas ainda são olhadas de maneira diferente.

E serem olhadas nem é o xis do problema. A grande questão é a maneira como as mulheres são tratadas pelos homens. O tratamento entre as quatro paredes ainda é a grande incógnita. É ali que o espírito masculino de posse aflora. Ali, muitas vezes, a mulher se transforma num simples objeto de uso pessoal.

Esse sentimento de posse, de ser o dono exclusivo, acaba desaguando na violência. Geralmente todo tipo de violência, é uma válvula de escape dos fracassados. Daqueles que desacorrentam seus diabinhos interiores e ficam todo o tempo a mercê deles. E depois, é muito mais fácil bater na mulher, do que no brutamonte da esquina né.

O julgamento do ex-goleiro Bruno. E agora do advogado Mizael, deixaram que a mídia estampasse toda a essência dessa violência. Com um, porém perigoso. No caso de Bruno, quando toda a sociedade deveria discutir a violência, o assunto principal foi o tempo da pena.

Com Mizael deverá acontecer o mesmo. De repente, por causa de um colchão, a namorada morta foi chamada de prostituta. Quando nos convém, somos especialistas em desvirtuar para levar alguma vantagem lá adiante. Os irmãos Cravinhos irão cumprir pena no regime semiaberto. Então fica a pergunta. E se Suzane Von Richthofen fosse homem?

Não adianta homenagem num dia, e achar que sua parte está feita. Existem sinais de socorro ecoando todos os dias. E quem grita não está pedindo flores vermelhas. Na sociedade brasileira, infelizmente o machismo ainda dá as cartas. Então, vai demorar muito, até que o cordão umbilical da violência contra as mulheres seja cortado. Espero que um dia seja.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52847


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56747 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55822 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55018 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54891 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54875 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54780 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54748 Visitas

Páginas: Próxima Última