Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Como Tratar com a Autoridade Civil – Parte 4
Silvio Dutra

Notas: 1 - O uso da palavra “igreja” neste texto nunca se refere a instituições ou denominações religiosas, mas ao número daqueles que amam a Jesus Cristo.
2 – Este texto é uma tradução e adaptação do Pr Silvio Dutra, do texto em inglês, em domínio público, de autoria de John Macarthur.

Agora, voltemos ao texto de I Pedro 2 e deixe-me levá-lo a um segundo ponto.
O primeiro ponto é o mandamento, o segundo ponto é o motivo.
Em 2.13 Pedro coloca isto de maneira muito direta e clara: “por causa do Senhor”.
Pois diz: “Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor”.
É por causa da vontade do Senhor que devemos estar sujeitos aos que governam.
O modo de honrar a Deus é obedecendo aquilo que Ele tem ordenado.
E o mandamento diz: “sujeitai-vos a toda instituição humana”.
Sujeitai-vos porque Deus exige isto. Assim você está fazendo isto em obediência a Ele. Então desde que não há nenhuma autoridade a não ser que seja estabelecida por Deus e essas autoridades que existem foram estabelecidas por Ele, então quando você responder de forma submissa à autoridade, você está fazendo isto por causa de Deus que instituiu a autoridade.   
Quando um líder nesta sociedade diz faça isto... você faz isto. Quando a polícia diz se levante e saia daqui... você se levanta e sai de lá porque isso é o que a Bíblia diz que se deve fazer.
Por que você faz isto? Por causa de Deus.
Por causa de Deus por que?
Porque Deus nos ordenou obedecer as autoridades porque as autoridades são instituídas por Deus e é uma questão de obediência.
Leiamos Jeremias 24:4-7:
“A mim me veio a palavra do Senhor, dizendo: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Do modo por que vejo estes bons figos, assim favorecerei os exilados de Judá, que eu enviei deste lugar para a terra dos caldeus. Porei sobre eles favoravelmente os olhos e os farei voltar para esta terra; edificá-los-ei e não os destruirei. Dar-lhes-ei coração para que me conheçam que eu sou o Senhor; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; porque se voltarão para mim de todo o seu coração.”.
Em outras palavras, Deus diz que apesar de você estar na terra dos caldeus, onde eles enterravam os bebês vivos nas paredes das casas que construíam, naquele tipo de cultura pagã, o povo de Deus viveria todo o tipo de situações ruins, Ele diz que contanto você se volte para Ele de todo o coração Ele nunca o esquecerá, apesar de estar numa terra estranha. E no tempo conhecido por Ele você será conduzido para o seu verdadeiro lar, à sua própria terra.
Mas quando você viola o que Deus planejou para ser a sua conduta na sociedade, você deixa de ser útil nesta sociedade.
Isso é se inclinar à metodologia errada. E o fim nunca poderá ser atingido porque os meios estão incorretos.
Por isto é que Deus está no controle. E é respondendo com submissão à autoridade que respondemos à regra ordenada por Deus.   
Robert Culver escrevendo em seu livro, um livro muito útil sobre a visão bíblica do governo civil, diz: "Somente Deus tem direitos soberanos. A teoria democrática não é menos antibiblica do que a monarquia pelo direito divino. Por quaisquer meios que os homens cheguem às posições de governo, por dinastia hereditária, aristocracia dinástica, ou através de eleição democrática, não há nenhum poder mas de Deus. Além disso, governo civil é um instrumento, não um fim. Os homens buscam fins mas somente Deus é o fim último. O estado não possui nem seus cidadãos nem as propriedades deles, suas mentes, seus corpos ou filhos. Tudo isto pertence ao Criador deles, Deus, que nunca deu a ninguém direitos estatais de domínio permanente".   
O que eu quero que você entenda é que Deus controla e possui tudo. E o que nós queremos fazer é reconhecer que Ele ordenou o governo para manter a paz na sociedade e Ele nos tem ordenado para nos submetermos a isso. E você não atinge, efetua, realiza o fim divino violando a lei divina.   
Há uma segunda razão ou motivo porque eu creio que nós devemos nos submeter e isso é que não devemos apenas obedecer a Deus, mas imitar a Deus. Não somente obedecê-lo, mas imitá-lo.
Em Ef 5.1 se diz direta e claramente que devemos ser imitadores de Deus como filhos amados.
E em I Pe 2.21 vemos que Cristo nos deixou um exemplo para que o seguíssemos, e no verso 23 lemos o que era este exemplo: quando insultado não insultava, quando ameaçado não ameaçava, mas entregava-se completamente nas mãos do Pai que julga retamente.
Jesus quando estava em seu ministério terreno foi assassinado por duas autoridades: a judaica e a romana.
Ele viveu debaixo da regra injusta deles, contudo Ele nunca atacou o governo.
Ele nunca atacou as regras.
Ele nunca atacou os que estavam em autoridade criticando o modo como governavam.
Ele nunca dirigiu um protesto. Ele nunca conduziu ninguém à desobediência civil.
Ele nunca efetuou um levante contra os abusos romanos.
Ele somente falou do Reino de Deus. Ele chamou os pecadores ao arrependimento, para virem a Ele e entrarem no Seu Reino.
E Ele confiava continuamente no Pai que julga retamente simplesmente porque Ele sabia que Deus é soberano e o mundo inteiro está sob o Seu controle.   
Em terceiro lugar, nós queremos nos submeter às autoridades para glorificar a Deus, porque Ele é honrado quando é visto como a fonte de virtude, cortesia, paz que dá às pessoas. Isso Lhe honra.
Robert Haldain muitos anos atrás escreveu que o povo de Deus deveria considerar a resistência ao governo debaixo do qual eles vivem como um crime muito terrível. Porque diminui a glória de Cristo. Isto mostra cristãos com raiva, hostilidade, rebelião. Isso não está honrando a Deus. Estarmos em paz e graça, e em bondade honra a Deus. Estarmos em virtude, obediência, submissão, humildade, isso é o que honra nosso Cristo.   
Francamente, eu creio que é triste ver cristãos que deram o exemplo de desobediência civil pública, cristãos que deram o exemplo da violação da lei, cristãos que desafiaram a polícia, porque se nós devemos ser justos então o que o injusto deveria fazer? Se nós devemos ser virtuosos na sociedade, se nós devemos ser íntegros servindo a Deus que instituiu o governo, como nós podemos desafiar o mesmo Deus e o mesmo governo que Ele instituiu?
Em Rom 13.5 lemos:
“É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência.”.
É necessário... isto não é opcional, é necessário.
Olhe para isto, "não só por causa do temor da punição".
Agora o que quer dizer que você não deve estar sujeito por causa da punição?
Porque regras não são uma causa de temor para um bom comportamento mas para o mau.
Você não quer ter nenhum medo da autoridade? Faça o que é o bom e você terá elogio da mesma, porque é ministro de Deus para o seu bem.
Mas se você faz o que é mau, tenha temor porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal.
É sobre a polícia e o sistema judicial que ele está falando, esses que trazem a espada, que exercem a punição dos malfeitores na terra, como ministros de Deus, encarregados deste serviço.
Assim ele diz que é necessário estar em sujeição por causa da punição. Porque você pode sentir a vingança de uma instituição ordenada por Deus.
Quando a polícia fizer o que eles devem fazer para o cumprimento da lei e da ordem, eles são os ministros de Deus.
Não significa que eles às vezes não abusem disso, eles o fazem.
Não significa que eles são pessoalmente cristãos ou pessoalmente mais morais que quaisquer outras pessoas.
Significa que a função deles é como uma agência dentro da vida humana e da sociedade humana para cumprir um papel ordenado por Deus de manter a ordem.
E se uma pessoa lhes obedecer, faz o que é bom, e não terá nenhuma razão para temer. Mas caso se rebele e proteste, então já tem razão para temer por causa da punição, porque Deus lhes fez ministros para vingar a Deus, punindo aqueles que violam a ordem que Ele estabeleceu.
Então, em segundo lugar ele diz que é necessário estar sujeito às autoridades não apenas pelo temor de ser castigado, mas também por dever de consciência.
O que significa isso?
Só porque é certo. Assim a nossa submissão à autoridade não será apenas regulada pelo medo do castigo, mas porque é certo.   
Assim, por causa de Deus nos submetemos para obedecê-lo, imitá-lo e honrá-lo.
Eu nunca esquecerei de George E. Vin que me disse quando conversávamos sobre isto.
O que fazem os cristãos russos para protestar contra o governo russo, quando fazem coisas que eles acham que não estão certas?
Ele disse que eles têm uma lei básica não escrita para todo mundo que congrega na Igreja da Rússia, e se qualquer cristão for preso, ele somente será preso por proclamar o evangelho de Jesus Cristo, por nada mais além disso. Não por protestar contra qualquer outra coisa.   
Mas você diz: “O que devemos fazer se sentimos que o governo está errado, contrariando a própria ordenança de Deus, como neste caso em que tentam proibir a pregação do evangelho? Quanto a isto nós temos uma palavra bastante clara na Bíblia. Lembram quando na Igreja Primitiva, as autoridades ordenaram aos apóstolos que parassem de pregar?
Eles disseram o que está em At 4.19,20:
“Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.”.
E eles não saíram dali para incitar a igreja para fazer um levante contra as autoridades judaicas.
Ao contrário, eles oraram pedindo a Deus que lhes revestisse de poder para continuarem pregando o nome de Jesus Cristo.
Quando o governo lhe pedir que faça o oposto do que Deus lhe pede que faça, você não tem nenhuma outra escolha a não ser violar a ordem do governo e então entregar-se a Deus e sujeitar-se ao castigo das autoridades, se isto for da vontade de Deus, que ocorra, para prova da sua fé, e glorificação do Seu nome.
Se eles viessem me prender eu não deitaria na rua, eu iria com eles.
Você percebe que Paulo nunca resistiu à prisão? Nunca.
Você vê que as armas de guerra dele não eram carnais? Ele nunca precisou mentir na sujeira. Ele sabia a quem ele servia e ele sabia como você deve lidar com esses assuntos no poder de Deus, não com a manipulação de homens.   
Você diz, "Bem isso é fácil quando eles lhe mandam que faça algo que a Bíblia diz que não deve ser feito, ou vice-versa, então você faz o que Deus diz e você sofre as consequências." Isso é certo.
“Mas o que devemos fazer quando o governo permite coisas que nós sabemos que são erradas?". E o que deve fazer a igreja? Nós protestamos? Nós saímos em passeata? Deixe-me levá-lo a II Cor 10.3: "Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne.”. E no verso 4: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.”.
Esta é uma guerra espiritual, nós não estamos lutando contra carne e sangue. Você entende isso? Nós estamos lutando em um nível espiritual. Os instrumentos de guerra, eu amo esta frase, os instrumentos de guerra não são da carne.
Nós não podemos usar meios humanos. Nós não podemos usar os mesmos meios que o mundo costuma usar.. Você quer saber algo? Eles são melhores nisto.
Quem se saiu melhor nos protestos recentes? As pessoas a favor do aborto ou as que são contra? As que são a favor. Nós não devemos lutar com as mesmas armas deles.
Mas as nossas armas, ele diz no verso 4, são poderosas em Deus. Poder de Deus para quê? Para destruir as fortalezas do pecado, as fortalezas de Satanás e seus demônios.   
O que a palavra destruição significa? Significa colocar por terra. As armas do nosso arsenal espiritual divino são fortes o bastante para destruir as fortalezas que foram construídas através do pecado.
Então ele diz que essas armas podem destruir sofismas, isto é, especulações. O que são especulações? São argumentos engendrados pela simples razão humana, sem estarem conformados à mente de Deus.
O mundo está repleto disto. E só existe uma maneira de destruir estes argumentos que são fruto da altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levar tais pessoas à obediência de Cristo.
É usando as armas espirituais poderosas de Deus. Isto ocorre na própria igreja, e Paulo diz, que uma vez completada a submissão dos coríntios pelo uso que ele fizera da Palavra, que é a espada do Espírito, a arma da nossa milícia, pela ação do próprio Deus dando-lhes entendimento da Palavra e lhes conduzindo ao arrependimento, então, uma vez completada a ação de Deus no meio da igreja, o próprio apóstolo, juntamente com a liderança da igreja puniria os desobedientes, isto é, os que se mantivessem em posição de desobediência.
Você nota? toda coisa elevada... todo pensamento. É uma guerra inclusiva e nós podemos fazê-los se curvar a Cristo. Nós podemos levá-los cativos para a obediência de Cristo.   
É por isso que nós precisamos pregar a Palavra de Deus com convicção.
Não podemos ter a mínima vergonha de qualquer palavra usada na Bíblia.
Não podemos nos envergonhar em confrontar o que os filósofos, os psicólogos, os antropólogos, os astrólogos, e quaisquer outros “ólogos” ou não estejam ensinando como verdade às pessoas contrariamente à Palavra de Deus revelada na Bíblia.
A honra devida à Palavra é ponto de honra para Deus e deve ser também para nós.
O Senhor vela sobre a Sua Palavra.
Jesus diz que Ele também se envergonharia daquele que se envergonhasse das suas palavras.
Satanás tem procurado intimidar os pregadores do evangelho, com o falso ensino daqueles que alegam conhecer a verdade, lhes silenciando.
Não convém que seja assim.
As armas poderosas de Deus devem ser usadas contra eles, para que sejam convencidos da verdade e assim se voltem para Cristo, e isto deve ser feito com oração e em paz.
Desde o Éden que Satanás tem agido assim, para desacreditar a Palavra de Deus. Ele disse a Eva que Deus havia mentido, com uma pergunta insinuante, e uma afirmação para conduzir à dúvida e ao descrédito quanto à veracidade da Palavra:
“Foi assim que Deus disse?”, “certamente não é assim”. Esta é a estratégia que ele sempre tem usado. “É isto que está escrito na Bíblia? É assim que você interpreta? Certamente não é bem esse o sentido.”.
E assim amolda a Palavra ao gosto do ouvinte. Amolda ao seu pecado. Mas o que está escrito é o que está escrito. O que está dito é o que está dito. E é isto o devemos pregar e ensinar. E é nisto que devemos crer e praticar. Cada palavra das Escrituras. Cada frase. Versículo. Capítulo. Livro.
Nós precisamos pregar a Palavra de Deus com poder e convicção.
Nós deveríamos chamar os pecadores ao arrependimento.
Nós devemos usar a Palavra que nunca voltará vazia.
Uma outra arma poderosa de Deus é a oração. Precisamos orar para que a nossa pregação e ensino sejam no poder do Espírito, e para que Deus opere nos corações das pessoas. As armas são a Palavra e a oração.
Sim, nós precisamos demolir as fortalezas do pecado e do diabo, mas precisamos fazer isto do modo que Deus disse que deve ser feito.
E ao mesmo tempo, mantendo nossa piedade, nossa virtude, nosso caráter, como pessoas tranquilas, pacificadoras, misericordiosas, humildes, tementes a Deus, obedientes, enfim, que têm todas as virtudes que caracterizam um espírito submisso.


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52807


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69001 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55083 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54900 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54792 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última