Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
PROBABILIDADES E CAOS
DIRCEU DETROZ

Depois da renúncia do papa mexer com o planeta, foi à vez dos fenômenos astronômicos fazerem a mesma coisa. Logo estarão recorrendo às centúrias de Nostradamus, para explicar esses acontecimentos. Poderíamos, também, incluí-los nas teorias das probabilidades e do caos.

A cena mais interessante do filme “O Parque dos Dinossauros”, é aquela em que o personagem de Jeff Goldblum segura à mão, e depois o dedo da atriz Laura Dern. Então, todos pensam que vem uma cantada. Nada disso. Com dois pingos de água, um pessimista Ian Malcolm, explica para a paleobotânica Ellie Sattler, a teoria do caos.

Quase não nos damos conta disso no dia a dia. O certo não seria dizer: “Quais são os meus planos para hoje”. Querendo ou não, estamos presos à matemática. Melhor seria dizer: Quais as minhas probabilidades. E nessas probabilidades a teoria do caos se encaixa como uma luva.

Como chegaríamos ao século XXI, se o espermatozoide que fecundou o óvulo de Adolfo Hitler fosse outro. Ou o de Osama Bin Laden. E você? Quantas vezes, você já teve a consciência que é o produto final de uma corrida de espermatozoides. Já pensou o mundo sem você, se tivesse perdido a corrida.

Na semana passada, uma pedra do tamanho de um edifício de quinze andares, passou tirando tinta do planeta. Enquanto isso os russos viram um lampejo do que os dinossauros assistiram a 65 milhões de anos. Agora pensem que pelas probabilidades e a teoria do caos, o lampejo poderia ter passado de raspão, e o edifício caído aqui.

Sem a extinção dos dinossauros, não haveria a Raça Humana. Então, deveríamos levantar um templo na Península de Yucatán no México. Dominamos o planeta graças a queda de um meteorito. Ele tinha de 6 a 14 quilômetros de tamanho. Imaginem os lampejos e o espetáculo que foi o fim dos dinossauros.

Temos por perto, um João Grandão chamado Júpiter, que nos protege de muitas coisas. Mesmo assim as probabilidades de algo com essas dimensões chocar-se com o planeta novamente são de 100%. Resta saber, se pelas mesmas probabilidades, a Raça Humana viverá para ver esse evento.

E como estarão nossas defesas. Filmes como “Impacto Profundo”, e “Armageddon” tiveram finais felizes. Vimos também, que os russos já estão dirigindo seus automóveis gravando tudo. Entre as probabilidades e o caos, resta saber se estaremos prontos para produzir heróis como Bruce Willis, em larga escala na vida real.


Biografia:
Sou catarinense, natural da cidade de Rio Negrinho. Minhas colunas são publicadas as sextas-feiras, no Jornal do Povo. Uma atividade sem remuneração.Meus poemas eu publico em alguns sites. Meu e-mail para contato é: dirzz@uol.com.br.
Número de vezes que este texto foi lido: 52859


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A pandemia do egoísmo DIRCEU DETROZ
Poesias Oceanos no centro da Terra DIRCEU DETROZ
Crônicas Da placenta ao Antropoceno DIRCEU DETROZ
Crônicas A garota dos coturnos voltou DIRCEU DETROZ
Crônicas Os ossos esquecidos DIRCEU DETROZ
Poesias MUROS DIRCEU DETROZ
Crônicas O monstro, a ciência e as reflexões DIRCEU DETROZ
Crônicas Nossa inteligência é ficção DIRCEU DETROZ
Crônicas Os biosferanos DIRCEU DETROZ
Crônicas Um desengonçado Daniel DIRCEU DETROZ

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 1024.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56746 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55822 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55076 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55015 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54890 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54873 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54778 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54745 Visitas

Páginas: Próxima Última