Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Nenhum Propósito de Deus Será Frustrado – Jó 42
Silvio Dutra


A apresentação do argumento do Senhor relativo à Sua Onipotência, nos capítulos anteriores, a este último de Jó (42º) ou seja, ao Seu grande e infinito poder, por fim convenceu a Jó sobre qual deveria ser a sua atitude perante Ele, e então ele se dobrou diante de Deus pronunciando as seguintes palavras:
“2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
3 Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.
4 Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
5 Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.
6 Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”
Ele declara expressamente a sua humildade e arrependimento (V. 6).
Ele por fim reconhece que Deus pode tudo e que nada do que pretender fazer poderá ser frustrado, porque tem todo o poder para levar a efeito a Sua vontade.
Aquele que não reconhece isto é insensato, tal como Jó estava sendo, ao pensar que podia definir Deus com seu conhecimento limitado.
Por isso ele reconheceu que de fato estava encobrindo o propósito de Deus com a sua falta de conhecimento.
Ele confessou a sua ignorância, e que o seu conhecimento anterior do Senhor, era bem menor do que aquele que lhe foi permitido ter agora por tudo que aprendera na sua aflição, de modo que disse que antes conhecia somente de ouvir, mas que agora também pelo que via com os olhos, ou seja, havia adquirido um conhecimento maior e melhor.
E neste conhecimento superior aprendeu que é bom para o homem estar calado diante de Deus, sem tentar ser Seu conselheiro, ou apresentar argumentos para justificá-lo, porque Deus não precisa, leão que é, de defensores, de advogados.
A nenhum homem tem constituído Seu advogado na terra, senão somente a Seu Filho Jesus Cristo, como nosso Advogado perante Ele, no céu.
Tapar a boca é necessário, quando o desejo de falar e exarar pareceres sobre os propósitos de Deus que nos são ocultos, torna-se algo quase que incontido.
É preciso refrear tal paixão da carne e agir somente debaixo do mover do Espírito.
Jó aprendera a sua lição e devemos também aprender a nossa.
Quando isto acontece, então podemos ser obreiros aprovados, vasos úteis, idôneos, para o uso de Deus, tal como Jó fora como intercessor e sacerdote para os seus três amigos.
Os sacrifícios oferecidos pelos três amigos de Jó, para que não fossem castigados por Deus, em sua ira contra eles, e as orações de Jó em favor deles, não fez com que se tornassem aceitáveis ao Senhor, mas que a Sua ira fosse desviada deles, porque não foi a eles que aceitou, mas a Jó em sua oração e ofício sacerdotal, como afirmado no verso 9.
Temos um grande Sumo Sacerdote no céu que intercede por nós à direita do Pai, e que ofereceu o grande e único sacrifício por nós, o Seu próprio corpo na cruz, de modo que Ele se tornou aceitável a Deus, para que a Sua ira fosse desviada de nós, de modo que fomos resgatados da maldição da Lei porque nosso Senhor Jesus Cristo foi aceito pelo Pai como oferta no nosso lugar.   
Tudo o que o Senhor deu a Jó em dobro, relativamente ao que possuía antes, depois de tê-lo livrado da prisão de aflição em que se encontrava, não foi uma recompensa pelos seus sofrimentos, mas a expressão da Sua grande bondade para com os Seus filhos.
Isto serve de ilustração para nós, quanto às coisas que herdaremos juntamente com Cristo, depois de termos suportado com paciência todas as aflições que devemos enfrentar com bom ânimo neste mundo, por amor a Cristo.
Se estivemos em desonra neste mundo, nos será concedido na glória, estar em dupla honra, tal como Deus fizera com Jó, quando lhe restaurou, para que servisse de exemplo quanto ao que fará com todo cristão fiel na glória do porvir.      
Também nos será dado estarmos em comunhão com os nossos demais irmãos em Cristo, alegrando-nos com eles na presença do Senhor, no grande banquete em que Ele mesmo nos servirá para celebrar o nosso amor com Ele e uns com os outros.    
Jó que não tinha mais esperança de permanecer em vida, quando no auge da sua aflição, ainda veio a ter filhos e filhas no mesmo número dos que haviam morrido (dez), e destes teve descendentes, aos quais viu até à quarta geração, quando ele morreu aos cento e quarenta anos, velho e cheio de dias, conforme a bondade do Senhor lhe concedera, para servir de sinal, de que aqueles que Ele ama, ainda que afligidos neste mundo, hão por fim de serem levantados por Ele para estarem em Sua presença para sempre.

.


“1 Então respondeu Jó ao Senhor:
2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
3 Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.
4 Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
5 Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem.
6 Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.
7 Sucedeu pois que, acabando o Senhor de dizer a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos, porque não tendes falado de mim o que era reto, como o meu servo Jó.
8 Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei um holocausto por vós; e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa estultícia; porque vós não tendes falado de mim o que era reto, como o meu servo Jó.
9 Então foram Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes ordenara; e o Senhor aceitou a Jó.
10 O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía.
11 Então vieram ter com ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa; condoeram-se dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro e um pendente de ouro.
12 E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois Jó chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas.
13 Também teve sete filhos e três filhas.
14 E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque.
15 E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos.
16 Depois disto viveu Jó cento e quarenta anos, e viu seus filhos, e os filhos de seus filhos: até a quarta geração.
17 Então morreu Jó, velho e cheio de dias.” (Jó 42)


Biografia:
Servo de Deus, que tendo sido curado, pela graça de Jesus, de um infarto do miocárdio e de um câncer intestinal, tem se dedicado também a divulgar todo o material que produziu ao longo dos 43 anos do seu ministério, que sempre realizou para a exclusiva glória de Deus, sem qualquer interesse comercial ou financeiro. Há alguns anos atrás, falou-me o Senhor numa visão que eu fosse ter com os puritanos e com Martyn LLoyd Jones. Exatamente com estas palavras. Por incrível que possa parecer, até então, nunca havia ouvido falar sobre os puritanos e LLoyd Jones. Mais tarde, fui impelido pelo Senhor a divulgar todo o material que havia produzido como fruto do referido estudo. Você pode ler e baixar estas mensagens nos meus seguintes blogs e site: http://livrosbiblia.blogspot.com.br/ Comentário dos livros do Velho Testamento https://www.legadopuritano.com/ https://spurgeonepuritanos.net/ https://jenyffercarrandier.wixsite.com
Número de vezes que este texto foi lido: 52824


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 3 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 2 Silvio Dutra
Artigos Deus Requer Santificação aos Cristãos 1 Silvio Dutra
Artigos Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé Silvio Dutra
Poesias O Selo do Crente Silvio Dutra
Artigos O EVANGELHO QUE NOS LEVA A OBTER A SALVAÇÃO Silvio Dutra
Artigos O Real Sentido da Vida Silvio Dutra
Artigos Satisfação Silvio Dutra
Poesias Salvação sem Jesus? Silvio Dutra
Artigos Quem São os Puritanos? Silvio Dutra

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 2088.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69014 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57922 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57557 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55839 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55117 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55068 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54955 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54896 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54822 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54818 Visitas

Páginas: Próxima Última