Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Concílio Vaticano II
Pedro Melo

O concílio Ecumênico é uma reunião episcopal sob presidência papal, na história tivemos 21 concílios dessa forma, o ultimo é o Vaticano II que foi considerado o maior da história bimilenar da Igreja, os assuntos tratados foram mais especificamente de como ser Igreja e a sua missão no mundo atual.
Foi repensado o papel laical na Igreja,o entendimento dentro do cristianismo e até mesmo o diálogo com religiões não cristãs. Em 1958 o cardeal Ângelo Roncalli foi eleito sumo pontífice, passando a se chamar João XXIII. Depois de três meses de sua eleição o papa convocou o concílio ecumênico Vaticano II, e seu desejo era de ter amplo diálogo e a participação de todos.
Após a morte de João XXIII foi eleito o cardeal Montini, que adotou o nome de Paulo VI, e ele mesmo decidiu retomar rapidamente os trabalhos do concílio deixando claro a importância do diálogo entre a humanidade. No fim deste concílio foram aprovados 16 documentos divididos em 4 constituições, 9 decretos e 3 declarações. Juntando todos esses documentos temos um harmonioso conjunto sobre a missão mundial da Igreja.
A constituição pastoral Lumen Gentium, mostra-nos uma visão eclesial e pastoral onde mostra a busca da santidade para o mundo atual e a realidade do povo de Deus. Uma outra contituição chamada Gaudium et Spes direciona o olhar de toda a Igreja para o mundo contemporâneo, para as alegrias, sofrimentos, felicidades e tormentos do homem atual.
O encerramento do Concílio Vaticano II se deu no dia 8 de dezembro de 1965 com algumas novidades que gerou nos anos 70 algumas crises internas envolvendo o clero e os religiosos que se viram obrigados a mudar seu jeito de ver a Igreja, sua identidade. Até hoje, cinco décadas após, a crise não foi superada totalmente. Mais a Igreja continua a estar aberta aos povos traduzindo para todos o evangelho, o concílio é a primavera do cristianismo deste milênio.


Biografia:
Graduado em Filosofia pelo Instituto Agostiniano de Filosofia - IAF, Formado em Técnico de Administração pela Escola Doutor Júlio Cardoso, e Técnico em Publicidade e Propaganda - Uni Facef.
Número de vezes que este texto foi lido: 52819


Outros títulos do mesmo autor

Artigos MINORIAS SOCIAIS Pedro Melo
Artigos A SOCIEDADE E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA Pedro Melo
Ensaios A Escolha por Deus Pedro Melo
Resenhas QUANDO O SER DIVINIZADO ESTÁ LOUCO Pedro Melo
Artigos A Sociedade do Aquário Pedro Melo
Poesias Fé, a livre resposta a Deus Pedro Melo
Artigos Concílio Vaticano II Pedro Melo
Artigos São Bernardo - Resumo e crítica Pedro Melo
Artigos A Porta da Fé e o testemunho de nossa própria caridade Pedro Melo
Artigos Mito da Caverna, o que é? Pedro Melo


Publicações de número 1 até 10 de um total de 10.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69000 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56750 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55824 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55080 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55027 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54895 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54878 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54790 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54756 Visitas

Páginas: Próxima Última