Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
08/10 Pesquisa de morfologia flexional
Carlos Eduardo da Silva Ferreira

Resumo:
Pronomes

TEXTOS SELECIONADOS
(01)
[...] Muita coisa aconteceu comigo desde a semana passada e parece que agora a chaleira apitou tão alto que acordou tudo em mim. Acabei descendo do metrô na Guilhermina pra tomar uma cerveja, andar, ficar um tempo comigo. Passei por todas as ruas, pela lan house, pela padaria… Finalmente acabou. É só um bairro como todos os outros de São Paulo. Devia ter feito isso antes. Mudei de bar, sentei no mesmo que ficava sempre, almocei, bebi um pouco e parti. Mais leve. Mais livre. Então encontrei uns amigos em Itaquera e na volta não pensei duas vezes, desci no Patriarca e fui ver minha filha mais nova. E ela me olhou, radiante, me mostrou seus desenhos, abraçou… toda linda. Uma das melhores coisas que eu já fiz em toda minha vida. Essa menina. Então eu tive uma conversa com ela que devia ter tido anos atrás. Acho que se havia um momento perfeito era esse. E então eu percebi que minha garotinha está ali, vai ser sempre criança pra mim, mas que cresceu… e que ganhei uma amiga. E me senti sem uma tonelada nos ombros e finalmente pai mesmo, sincero, daqueles que os filhos podem confiar. Pesava muito isso em mim. Então mudei os planos e vim pra Santos. Cheguei e agradeci pela primeira vez pelo horário de verão. Troquei de roupa e pulei no mar, de vez, num só mergulho. Deixei as ondas baterem e pensei em tudo que esmagava meu peito. E fui ficando melhor… Eu tenho dessas coisas simbólicas, parece meio bobo mas faz todo sentido do mundo pra mim… Então fui no Pão de Açúcar, troquei mais uma vez as Heinekens de geladeira (acho que eles devem odiar que eu faça isso), peguei uma e fui sentar na areia. Acho que é hora de encerrar a faxina na vida. Acho que é hora de começar a fazer as coisas certas. Acho que é hora de pensar em mim. Porque se eu não estiver bem comigo não vou conseguir jamais estar bem com ninguém. E eu não consigo ficar muito tempo sozinho… Então preciso estar bem o quanto antes. Simples assim. Então estou traçando prioridades e coisas a serem resolvidas. E já comecei a varrer… Não consigo esperar.

(02)
Livros e o prazer de retomar o hábito de ler
Uma das coisas que eu sempre admirei em mim, foi a capacidade de gostar de ler. Com o tempo, e a escassez do mesmo, eu comecei a notar que meu hábito de leitura estava diminuindo em excesso.
Não o hábito de ler mesmo, que eu faço diariamente em blogs e notícias on line. Mas o hábito de pegar um livro e ir do começo ao fim no mesmo.
Esta preguiça veio da necessidade de ler mais e mais livros sobre minha profissão. Quem é da área de informática sabe do que eu estou falando. Lemos livros e mais livros de nossa profissão e acabamos perdendo o prazer daquela leitura descompromissada, de temas que nos interessam por aí. [...]
Com este hábito de leitura sumido, eu acabei também, notando, que minha capacidade de argumentação está se tornando mais fraca. E isto, eu sinceramente, não quero que aconteça mesmo...
(03)
E ela finalmente nasceu
Hoje, as 05:19 hs a dona Luiza nasceu. O mais engraçado é que ontem eu ia postar aqui no blog que eu estava chateado pela espera, já que ela estava ameaçando chegar e nada de vir.
Esta noite, antes de dormir minha esposa estava reclamando de dores bem fortes, que pareciam contrações. Não levamos muito a sério e acabamos por ir dormir. Mas, a minha esposa, Alana, no fim, não foi dormir. Ela falou que cochilava no meio de uma contração e outra.
Bom, quando era por volta de 2 horas da manhã, ela me acordou dizendo que estava sentindo dores terríveis. Fim das contas, quando vimos que as contrações vinham de cinco em cinco minutos e com mais de um minuto cada uma, corremos para o hospital.
Ou seja, varamos a madrugada por lá, e a meninha deu as caras ao mundo, logo no alvorecer do dia.

Ataliba Teixeira
(04)
Aos 15 anos comecei a ter blog pessoal como, 60% das meninas de mesma faixa etária, com internet na época. Nem me lembro mais o nome do blog, porque tive vários e sempre mudei de domínio. Não posso dizer que fui uma blogueira estável neste meio, mas posso dizer que sou da mesma época da JustLia – a minha favorita desde sempre por conteúdo, inovação e humildade; aliás, ela sempre retornou os comentários e foi simpática, mesmo não me conhecendo, sendo que muitas blogueiras pessoais (ou não) nem dão um “oi” após comentários construtivos de seus visitantes. Enfim.
Meu último blog pessoal foi o vivicious.com – o qual já deletei – e os posts ficaram cada vez mais escassos porque eu não me sentia mais à vontade para postar coisas sobre a minha vida pessoal ou seja lá o que for que tenha a ver com este estilo. Uma, porque me tornei mais reservada e acho que muitas coisas de minha vida devem ser assim, gosto que sejam assim; outra porque odeio pessoas do meu trabalho (como chefes) lendo minhas opiniões e desabafos para usar contra mim no ambiente profissional – o que já aconteceu várias vezes de formas sutis, mas incomodou. Às vezes, porém, sinto falta de postar coisas pessoais, e creio que eu ainda posso fazer um blog pessoal, mas faria diferente. Seriam opiniões sobre assuntos diversos e outras coisas não comentadas aqui no Mulherando.
Eu concordo com o ponto de vista das meninas da campanha, em partes, e com o que o Roderico disse nos comentários do PopNoid: acho que tem espaço para todo mundo. Como eu disse no blog da @mulhervitrola, acho que devemos até tentar conciliar – podemos ter um blog pessoal e um que fale sobre futilidades. Ou então, se não dá – como por enquanto é o meu caso, já que ando sem tempo -, tem espaço para todas! [...]
Comentário da blogueira sobre um texto que postaram no blog dela:
Carla, concordo com vc! Trocar experiências de vida faz a gente crescer e os blogs pessoais que tive me ajudaram neste sentido também. Sou MUITO a favor de blogs pessoais. Disse isso em todo o post. Eu que optei por parar – embora eu ainda volte algum dia com ele.
Expressei que blogs pessoais são fúteis erroneamente e peço desculpas por isso. Eu só quis comparar com o argumento que li por aí que blogs de beleza são fúteis, sendo que, já que é assim, blogs pessoais também deveriam ser considerados assim. Mas não são e com razão.
Espero que você goste daqui e fico feliz que, mesmo seguindo a briga que se formou por causa disso – que eu nunca quis, aliás -, você disse suas opiniões sem ofender ninguém e considerou os dois lados da história.
Aliás, li o post de seu blog comentando sobre este assunto e não discordei de você em nenhuma parte, porque você soube se expressar. Parabéns por isso!
Vivi Alcalde
(05)
Carla diz:
Alinee...
Aline diz:
oláá
tudo bem??
Carla diz:
tudo e vc?
Aline diz:
to bem ^^
Carla diz:
precisava te perguntar uma coisa..
amanhã nós vamos fazer aquele trabalho sobre o livro?
Aline diz:
então, a gente vai sim.....só precisamos ver com o resto do pessoal....o que cada um vai abordar no texto e tals...
     vcs se falaram hoje?
Carla diz:
então..não encontrei o Carlos ainda..vc viu ele hj?
a Luana e a Tamires falaram que a gente tem que juntar pra decidir isso...aí temos que falar com elas pra marcar uma reunião então
Aline diz:
eu vi o Carlos mas nem cheguei a falar com ele...
a gente pode se reunir no fim de semana....por mim tá de boa...vou ficar por aqui mesmo
Carla diz:
aah então tá bom..
        vou tentar falar com a meninas mais tarde e qualquer coisa eu te aviso
        mas a gente combina de todo jeito com eles amanhã
Aline diz:
tá ok ^^ então amanhã a gente vê =]
Carla diz:
certo =)
      vou sair já, pq amanhã nós temos aulas pesadas né
mas a gente conversa
beeijos =)
até amanhã
Aline diz:
eu também já to indo...
        até amanhã
beeijoo

CONTEXTUALIZAÇÃO

(01)     Este texto foi retirado do site http://nenealtro.wordpress.com/2010/10/20/1777/. O autor ocupa-se em abordar sobre sua vida, no presente blog. São vários os sub temas como a música, viagens, relações pessoais, poesia e reflexões. No texto, encontra-se uma reflexão sobre a vida e sua relação com viagens e pessoas. Os frequentadores do blog são adolescentes, na maioria fãs, e amigos do autor.

(02)     Este texto foi retirado do site http://www.ataliba.eti.br/taxonomy/term/2?page=1, cujo o dono é Ataliba Teixeira. A temática do texto é o hábito de ler do blogueiro e tal ação vai se modificando conforme as mudanças na vida e rotina de Ataliba. Percebe-se por comentarios feitos dos textos postados que os internautas que frequentam o site são amigos e conhecidos de Ataliba, pois o conteúdo dos comentarios mostra uma aproximação e certa intimidade com o blogueiro.

(03)     O terceiro exemplo também foi retirado do blog de Ataliba Teixeira, porém dessa vez, o tema é as preliminares do nascimento de sua filha, um resumo desde as contrações da esposa até o esperado momento. Os frequentadores do site continuam sendo os mesmo e fazem comentarios parabenizando Atabila e desejando saúde à filha.

(04)     Este texto e comentário foram retirados do site http://mulherando.com.br/2010/07/blogs-pessoais-e-blogs-de-beleza tendo como blogueira Vivi Alcalde. O tema é voltado à discussão sobre blogs pessoais em que são contados fatos da vida de uma pessoa. Já no comentário a temática continua sendo sobre blogs, mas é esclarecida a visão da blogueira sobre blogs pessoais serem fúteis ou não. Os internautas que comentam e freqüentam o site são meninas adolescentes e mesmo moças que desejam opinar sobre “blog” e obter dicas de beleza e assuntos femininos que são abordados no site.

(05)     Esta é uma conversa informal entre duas participantes do grupo, realizada por um programa de mensagens instantâneas (MSN). O objetivo era combinar sobre a realização de um trabalho acadêmico. O MSN é um recurso virtual utilizado a larga escala, sendo útil para conversas instantâneas ou videoconferências entre pessoas, onde quer que elas estejam conectadas. Não há uma delimitação na faixa de idade dos usuários, apenas sabe-se que é necessário ter acesso à internet, restringindo o uso para quem não possui esse passe para o mundo virtual.

RESPOSTA
O sistema pronominal em uso na linguagem da internet é o sistema representado pelo Quadro II (Sistema Pronominal em uso) do texto “O sistema pronominal do português do Brasil”. Podemos comprovar essa afirmação com a presença, nos textos retirados da internet, dos pronomes que resultaram das mudanças ocorridas na fala do português brasileiro e seus usos.


•     Você/ vocês: ao analisar as transformações do sistema de representação da 2º pessoa deve-se levar em conta as maneiras utilizadas no português medieval, em que o emprego ocorria de acordo com os códigos de conduta da época, ou seja, o pronome “vós” era dirigido a interlocutores de uma posição social mais elevada ou por razões de idade, sendo utilizado como representação de respeito à pessoa a qual o discurso era dirigido. O mesmo aspecto era levado em consideração no uso do pronome “tu”, este era utilizado nas relações entre interlocutores de igual condição social ou como forma de tratamento utilizada pelos superiores perante os inferiores. Dados estes aspectos podia-se então observar maior facilidade no emprego do pronome “vós”, visto que este apresentava um campo de utilização mais amplo por se tratar de algo que demonstra respeito, podendo desse modo ser usado em diversas situações.
Estas formas de emprego apresentadas sofreram mudanças a partir de modificações econômicas e sociais na sociedade portuguesa. A partir do momento em que foi instituída a corte real no Brasil, mudanças na forma de tratamento foram necessárias para se dirigir aos poderes reais, como a instituição da forma de tratamento Vossa Mercê. Com o tempo, esse significado foi sendo mudado e Vossa Mercê passou a ser utilizado em outros tipos de relação, até chegar a ser um tratamento íntimo. Ocorreu também uma mudança na forma, passando por variações como vosmicê até chegar ao “você” (e posteriormente até ao cê).
     A partir da introdução deste emprego ocorre a ideia de marcação de plural visto que anteriormente esta marcação não existia, pois se tratava de pronomes diferentes de acordo com a forma no plural ou singular (tu/vós).
     Outro fato relevante é que, apesar de serem pronomes de 2ª pessoa, “você” e “vocês” ocorrem com formas verbais da 3ª pessoa do singular e do plural, respectivamente.


•     A gente: presente no texto número 5, “a gente” tem origem popular (segundo John Robert Schmitz) e é uma forma equivalente ao pronome pessoal do caso reto da 1ª pessoa do plural, nós. Alguns estudiosos afirmam que a concordância verbal adequada para “a gente” deve ser feita com a conjugação da 3ª pessoa do singular, que de fato é a forma mais recorrente. Porém, não podemos ignorar que existem falantes do português brasileiro que fazem essa concordância com a forma verbal da 1ª pessoal do plural (exemplo: a gente vamos).

•     “Ele” como pronome objeto direto: Esta, corrente no texto número 5, na frase "então...não encontrei o Carlos ainda..vc viu ele hj?". Usa-se “ele” representando o objeto direto. Na “língua falada” essa ocorrência é aceita e já foi amplamente difundida, ou seja, não somente as “camadas populares” utilizam-na, mas também pessoas de escolaridade elevada. A língua, enquanto falada, possui suas variações. Entretanto, na gramática normativa, com o intuito de neutralizar variações, não é aceito o uso de ele como objeto direto, e sim o pronome oblíquo átono: Você o viu?
•     Uso do “você” com “te”: essa ocorrência aparece no texto número 5. O pronome “você”, por não ser inicialmente um pronome pessoal, mas sim de tratamento, não possuía formas próprias correspondentes nos pronomes do caso oblíquo. Desse modo, ao ser incorporado aos pronomes pessoais do caso reto, ocasionou um processo de regularização das formas oblíquas já existentes, podendo ser empregado com o pronome oblíquo “te”, característico de 2ª pessoa do singular. Tal construção já se tornou uma mudança efetiva em algumas variedades do português brasileiro, não podendo, portanto, ser considerada um erro. Menon afirma ainda no texto que a construção você/te seria dirigida a um interlocutor mais íntimo, em contraposição à forma você/lhe.







O que pudemos concluir ademais destas exposições é que comparado ao modelo gramático-normativo houve mudanças no sistema pronominal da língua portuguesa. Percebemos que essa modificação traz um rearranjo nos paradigmas do sistema verbal da língua portuguesa. Entretanto, como nosso foco partia primordialmente do sistema pronominal, se partíssemos inversamente poderíamos analisar se na verdade houve uma simplificação no paradigma verbal para que se alterasse o sistema pronominal.
     Neste trabalho nos deparamos com variações ortográficas (vc, vcs) e emprego de novas palavras (blogueira) como alguns fenômenos linguísticos que também existem no meio da interação nos blogs sendo questões cabíveis de discussão num momento mais oportuno.



REFERÊNCIAS
•     MENON, O. P. da S. O Sistema pronominal do português do Brasil. In:____Revista Letras. Curitiba, n.44, p. 91-106. 1995. Editora da UFPR.
Disponível em <http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11182>.                                    Acessado em 24 de outubro de 2010.
•     Schmitz, J. R. Fenômeno exclusivo da língua portuguesa, o uso do substantivo "a gente" como pronome virou sinal de quem quer compartilhar experiências e responsabilidades. In:____Revista Língua Portuguesa. Disponível em <http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=11182>. Acessado em 24 de outubro do 2010.
•     <http://nenealtro.wordpress.com/2010/10/20/1777>. Acessado em 21 de outubro de 2010.
•     <http://www.ataliba.eti.br/taxonomy/term/2?page=1>. Acessado em 21 de outubro de 2010.
•     <http://mulherando.com.br/2010/07/blogs-pessoais-e-blogs-de-beleza>. Acessado em 21 de outubro de 2010.


Biografia:
Estudante de LETRAS na UNESP em Araraquara. Prof. no Cursinho Pré-Vestibular em Franca na Escola Estadual Torquato Caleiro.
Número de vezes que este texto foi lido: 52916


Outros títulos do mesmo autor

Artigos 08/10 Pesquisa de morfologia flexional Carlos Eduardo da Silva Ferreira
Artigos 16/09 O Barroco: espírito e estilo Carlos Eduardo da Silva Ferreira
Artigos 16/09 O que é literatura e tem ela importância? Carlos Eduardo da Silva Ferreira
Artigos 08/09 "A vingança da peroba" Carlos Eduardo da Silva Ferreira
Artigos 08/09 "Um apólogo" Carlos Eduardo da Silva Ferreira
Artigos 08/09 Literatura Carlos Eduardo da Silva Ferreira
Artigos 06/07 Discussões sobre o teatro grego antigo: Carlos Eduardo da Silva Ferreira
Artigos 05/06 Discussões sobre a lírica grega antiga: Carlos Eduardo da Silva Ferreira


Publicações de número 1 até 8 de um total de 8.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69012 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57919 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56760 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55836 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55113 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55058 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54943 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54891 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54816 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54806 Visitas

Páginas: Próxima Última