Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Querência
Vera Ione Molina

Resumo:
Fala do sentimento de voltar à terra natal

Querência

Vera Ione Molina

Uns tempos atrás, escutar a canção Negrinho do Pastoreio era, principalmente, recordar a bela voz que a interpretava, agora só em discos de vinil e talvez em um ou dois CDs. Seu intérprete mais divulgado, Leopoldo Rassier, vencedor de vários festivais nativistas, partiu faz alguns anos.
Barbosa Lessa, o autor, deixou mais de sessenta trabalhos escritos entre romances, poesia, livros de folclore, composições. Vivia e criava, segundo ele próprio, num lugar que nem sítio era, um pedaço de mato, cercado de lagos para dar de beber aos beija-flores.
Num painel psiquiátrico sobre depressão, um dos painelistas valeu-se da notícia da morte do compositor para deixar sua mensagem aos telespectadores: “Negrinho do Pastoreio, acendo esta vela pra ti e peço que me devolvas, a querência que eu perdi”. A depressão, segundo o psiquiatra, tem muito a ver com as perdas sofridas, especialmente aquelas ligadas à infância, à família, às expectativas , enfim, à querência de cada um.
No retorno de pequenas viagens realizadas na infância, quando entrávamos na estrada que cortava as planuras de minha terra natal, eu observava como o pôr-do-sol era colorido, o vento cheirava a pasto úmido, os quero-queros, em sintonia comigo, alardeavam o apelo telúrico e os sentidos se misturavam tanto que eu passava para um estado de alteração da consciência. Eu perguntava para os adultos companheiros de viagem se eles sentiam a mesma coisa e certa vez meu pai me esclareceu: é o sentimento de volta à querência. Voltar à querência tornou-se para mim o desejo mais exaltado. Antes era algo que tinha de ser concretizado fisicamente, hoje o sentimento é tão profundo que posso vivenciá-lo sempre, onde quer que eu esteja, ao voltar para onde moro com meus guardados, desde que eu veja o céu, os campos e o mar, há alguns anos incorporado a minha vida.
Todas as pessoas devem acessar a querência interior quando se sentirem fragilizadas em meio a disputas em que se vêem envolvidas, muitas vezes involuntariamente, quando tudo o que queriam era rever um pago coloreado de pitanga, um banho de sanga, um sentimento de liberdade, respirado através de uma corrida pelas coxilhas.


Biografia:
Vera Ione nasceu em Uruguaiana, onde é presidente da Academia Uruguaianense de Letras. Mudou-se para Porto Alegre nos anos 70 e graduou-se em Letras na PUC. Em 1994, concluiu o curso de pós-graduação em Teoria da Literatura na PUC, RS. É professora de inglês e trabalha com orientação a escritores via Internet, revisão e tradução de textos literários e trabalhos acadêmicos. Teve livros infantis, livros de contos e novelas publicados, além de integrar várias antologias de poesia e contos. Foi finalista do Concurso Nacional de Literatura Infantil João de Barro, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, MG, 1983; Concurso Estadual Escreve Professor, promovido pelo CPERS Sindicato, 1989; Concurso Binacional MOVIARTE 90, da Prefeitura Municipal de Pelotas e Canelones, Uruguai; Prêmio Guimarães Rosa, Rádio France Internationale, Paris, França, 2001 e Concurso Nacional Alpas de Romance, Cruz Alta, RS, 2001.
Número de vezes que este texto foi lido: 52808


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Querência Vera Ione Molina
Poesias Confraria da Fronteira Vera Ione Molina
Crônicas Grande Coisa Vera Ione Molina
Contos O quarto amarelo Vera Ione Molina
Contos Quando soam as horas Vera Ione Molina


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56744 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55820 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55075 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55006 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54884 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54872 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54774 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54737 Visitas

Páginas: Próxima Última