Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Grande Coisa
Vera Ione Molina

Resumo:
História sobre um cerro que a personagem avistava de longe em criança, era azul, depois, tornou-se real, assim como a vida adulta dela, feita de terra, pedras, conhecimento


Grande coisa

Vera Ione Molina Silva

O acidente geográfico que mais inquietava minha infância era um inatingível cerro azul que eu visualizava quando assistia o gado ser embretado para o banho. (Havia também um rio, mas sobre aquele rio eu cruzava de automóvel, através de uma ponte, então ele era mais real para mim). Um misto de mugidos, balidos e cheiros de substâncias usadas para a assepsia e cura dos animais. E aquela visão. E, junto com ela, fragmentos de histórias de furnas, de uma certa princesa moura, de uma temível lagartixa, de homens que por lá se perdiam.
Tudo era distante. Num outro reino. Inatingível.
Deixei esta terra por um longo período porque ninguém reclamava minha presença. Um dia voltei para acertar contas com as minhas perdas, mostrar meus troféus e me vi cruzando pontes, me vi tão próxima do cerro que ele perdera a tonalidade azul celeste, tinha a cor dos campos planos.
Agora eu não assistia, no seu serviço, aqueles homens tão distantes a quem eu ouvia chamarem de peões, era eu quem estava lá, fazendo parte de um grupo que cercava um grande ator premiado como coadjuvante num filme onde, a meu ver, ele era o personagem principal. E eu descia de um ônibus refrigerado (quando criança um banho de sanga me bastava) para me fotografar com essa comitiva, tendo ao fundo o Cerro do Jarau.
Cerro do Jarau também era o nome do excelente filme dirigido por Beto Sousa e passado numa tela em praça pública na cidade de Quarai. Grande coisa, Quarai! Era assim que desfazíamos, em criança, de quem se exibia: Grande coisa! Pois foi naquela pequena grande coisa que me vi cruzando uma nova ponte, dessa vez sobre um pequeno rio devastado pela seca. E eu atravessava a pé, de mãos dadas firmemente com alguém que pretendo acompanhar pelo resto dos meus dias.
Ultrapassamos o limite territorial sem que nos exigissem um só documento, uma explicação e cortamos ruas para nos incorporarmos a um cenário composto de uma outra arquitetura, de um outro tipo humano, de uma outra cultura. As casas que sempre estiveram nos meus devaneios e sonhos, o outro idioma que me é tão familiar, os rádios ligados em estações que nunca deixaram de povoar minhas lembranças e os bares de mesas nas calçadas e os sabores dos chivitos e das cervejas amargas e os companheiros de viagem retornando com sacolas do Free Shop, enquanto diziam : baratíssimo, bem como eu queria.
E eu, imóvel, saboreando a grande coisa que é viver na fronteira.


Biografia:
Vera Ione nasceu em Uruguaiana, onde é presidente da Academia Uruguaianense de Letras. Mudou-se para Porto Alegre nos anos 70 e graduou-se em Letras na PUC. Em 1994, concluiu o curso de pós-graduação em Teoria da Literatura na PUC, RS. É professora de inglês e trabalha com orientação a escritores via Internet, revisão e tradução de textos literários e trabalhos acadêmicos. Teve livros infantis, livros de contos e novelas publicados, além de integrar várias antologias de poesia e contos. Foi finalista do Concurso Nacional de Literatura Infantil João de Barro, da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, MG, 1983; Concurso Estadual Escreve Professor, promovido pelo CPERS Sindicato, 1989; Concurso Binacional MOVIARTE 90, da Prefeitura Municipal de Pelotas e Canelones, Uruguai; Prêmio Guimarães Rosa, Rádio France Internationale, Paris, França, 2001 e Concurso Nacional Alpas de Romance, Cruz Alta, RS, 2001.
Número de vezes que este texto foi lido: 52825


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Querência Vera Ione Molina
Poesias Confraria da Fronteira Vera Ione Molina
Crônicas Grande Coisa Vera Ione Molina
Contos O quarto amarelo Vera Ione Molina
Contos Quando soam as horas Vera Ione Molina


Publicações de número 1 até 5 de um total de 5.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68995 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57910 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56744 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55820 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55075 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55006 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54884 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54872 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54774 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54737 Visitas

Páginas: Próxima Última