Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A GRAVATA
IRONIAS & TRAGÉDIAS - COISAS DA VIDA
CRISTIANO COVAS BARBOSA

A Gravata.

Com o enlace matrimonial o homem, pai de família, outrora caçador infatigável, concentra suas atenções ao sustento do lar, buscando a qualquer custo manter condignamente a sociedade familiar, não permitindo que mulher, filhos, netos, sogras, etc, sejam vítimas de desamparo financeiro, emocional ou psicológico.
O marco inicial desta derrocada dá-se com a chamada “gravata” nas festas de casamento, quando o agora “pater familia” empreende, juntamente com alguns amigos embriagados (muitos se aproximam apenas para escapar ao pagamento), a coleta de doações aparentemente destinadas em prol de viagens de lua-de-mel.
Diz-se ser o primeiro momento em que o cidadão, já enrustido na carapaça de marido, dá as caras aos pseudocredores não ânsia, muitas das vezes desesperada, de obter algum trocado que lhes dê, a ele e ao seu cônjuge, alguma garantia de tomar champanha francês na lua-de-mel, que em muitas das vezes também se transforma em lua de fel.
Há também situações em que a mulher casamenteira, numa ampla atitude de libertação feminista, irrompe da multidão, com a calcinha em riste, colhendo verbas dispondo um pedaço do tecido como gratificação. Nesses casos, dependendo da fisionomia da fêmea, concede-se algo mais avantajado. Porém, são outros quinhentos.
As interpretações antropológicas a respeito do ato de usar gravata para obter vantagens financeiras nas festas casamenteiras provêm de longa data na cultura de nossa esfera regional. Há exemplos mirabolantes de fugas e tentativas de fugas das famigeradas gravatas cortadas. Existem as “mesas rodopiantes”, que trocam de lugar conforme circula a roda graveteira; existem também os conhecidos “grupos informais”, ou seja, aquele grupo de pessoas que, normalmente quebrados, recusam a firmar territórios em mesas, sob a alegação que estão de partida, sendo que na verdade estão mesmo na espreita, preparados para dar no pé quando o perigo se aproximar. Por fim, sem dar muita trela a exemplos, existem ainda os “bexigas furadas”, ou seja, aqueles cidadãos que estão sempre necessitados de ir ao banheiro. Esses são os mais comuns e discretos.
Nessas ocasiões o noivo casamenteiro sempre se apresenta com uma cara de paspalho, como quem não quer nada com nada, parecendo um cãozinho arrastado pela coleira por seu dono, no caso, seus amigos ébrios.
A gravata, à qual não sei a origem, no dicionário Aurélio possui sete significados, ou seja,

1.      Tira de tecido, estreita e longa, usada em volta do pescoço e amarrada em nó ou laço na parte da frente.
2.      Manta, lenço ou fita usados como gravata (1).
3.      Tira de couro, ou coleira, que os militares usavam.
4.      Zool. Penas de cor diversa das do resto do corpo, que orlam o pescoço de algumas aves.
5.      Art. Gráf. Fio que separa o cabeçalho do corpo de uma tabela.
6.      Bras. Golpe sufocante aplicado com o braço no pescoço do contendor ou da vítima.
7.      Bras. RS Decepamento, degola.

Por último poderíamos acrescer mais um significado, que seria golpe sufocante dado pelo noivo e seus comandados nos bolsos dos convidados de festas casamenteiras.

Savok Onaitsirk, 07.07.06.


Biografia:
Savok Onaitsirk é um pseudônimo. É advogado, escritor poeta louco, compositor e cantor nas horas "ébrias". Além do mais, atualmente cursa faculdade de filosofia. É amante das artes, casado e residente numa pequena, corrupta e empoeirada cidadela do interior do Estado de São Paulo.
Número de vezes que este texto foi lido: 52813


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas A IMPRESCINDIBILIDADE DO SEXO CRISTIANO COVAS BARBOSA
Crônicas A GRAVATA CRISTIANO COVAS BARBOSA
Crônicas A DITA PASSAGEM DESTA PRA PIOR CRISTIANO COVAS BARBOSA
Crônicas A CRIANÇA TEM A ALMA DESPUDORADA CRISTIANO COVAS BARBOSA
Crônicas 1976 CRISTIANO COVAS BARBOSA
Crônicas Madrugada Cão CRISTIANO COVAS BARBOSA


Publicações de número 1 até 6 de um total de 6.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69002 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57911 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56751 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55825 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55083 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55029 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54901 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54879 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54792 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54757 Visitas

Páginas: Próxima Última