LEI NATURAL DA VIDA
Trata-se da compreensão do processo natural de nossa existência. A questão de nascer, crescer, reproduzir e morrer.
A fase a que quero me referir, em particular, é exatamente a do CRESCIMENTO que é, sem sombra de dúvida, a mais importante para se colher bons frutos mais adiante. Você pode plantar no quintal duas fruteiras; uma você procura cuidar com carinho, adubando, colocando água todos os dias para se desenvolver adequadamente. Na outra, coloque apenas água para não morrer de sede, enfim, não tenha os mesmos cuidados. Em pouco tempo será notório que a primeira se desenvolveu melhor. E, por certo, dará bons frutos em breve. Da mesma forma se processa nossas vidas. Quando desobedecemos ao processo natural, sofremos conseqüências terríveis, algumas vezes, irreparáveis. Quando vamos, pouco a pouco, tomando consciência de nossos atos, de nossas ações e despertando o desejo de um OBJETIVO pré-determinado para a nossa satisfação e também a satisfação de nossa família, tudo se torna mais fácil. Digamos que a segunda fruteira é um jovem de 16 anos, bonito, atraente e que, de repente, se envolve com a coleguinha da escola também “bonitinha”, atraente, meiga etc. Mas, como ambos não foram “preparados”, não foram instruídos sobre determinados assuntos, se envolvem de tal forma que o ímpeto do desejo carnal é despertado, é desabrochado e eles partem para uma experiência sexual. Resultado: os dois gostaram e continuam movidos pelo prazer e, como conseqüência natural, a jovem engravida.
Imaginemos o quanto aquela fruteira vai sofrer. O que pode ocorrer não nos cabe avaliar, mas uma coisa podemos dizer: houve precipitação. Sem dúvida, alguém vai sair bastante machucado, ferido e decepcionado por vários fatores. Houve um desvio do objetivo pré-determinado, que seria o mais óbvio, de estudar, dispor de uma profissão ganhar dinheiro e, depois, pensar em constituição de família. Por certo a seqüência foi interrompida e essa interrupção tem um preço social e pessoal muito alto. É reparável, sim, em alguns casos. Depende e está ligado a diversos fatores que não vamos discutir. O que fazer para evitar? Não pense que é simples a coexistência entre dois sexos opostos, fundamentalmente quando o acesso à revista, televisão, e, agora, à internet facilita, desperta, motiva. Mas resta uma saída: o conhecimento antecipado do que poderá ocorrer, as consequências. O jovem que busca desde cedo um OBJETIVO, de preferência por um ideal imediato (estudar), com certeza conseguirá obter seucontento a que se dispôs e conseguirá seu objetivo a longo prazo (caminhar em direção ao campo profissional). Com segurança, jamais passará por tão delicada situação. Não fará barreiras à lei natural da vida. O tempo para se divertir, brincar, gozar a vida não tem limitação de idade, nem tempo e nem hora pré-estabelecida. O importante é que quando você sentir a necessidade de constituir família, você o faça usando a razão, com profundo senso de responsabilidade.
|