Ao jovem do Novo Milênio é um livro que vem mexer com os nossos sentimentos, e cobrar a nossa participação enquanto educadores, na formação do jovem cidadão brasileiro no sentido de que essa juventude seja: Comprometida com o conhecimento, movida por bons propósitos. Que esse jovem seja: Alegre, afetivo, comunicativo, criativo, generoso, otimista, responsável, preparado para o mundo moderno e solidário com os outros (Do autor)
AS PALAVRAS MOVEM, OS EXEMPLOS ARRASTAM. A profundidade desta famosa citação dos estudiosos franceses que o autor colocou em sua obra, conclama os jovens a buscarem seu espaço, seus direitos cidadâneos no desempenho de seus deveres; é como o espoucar de um facho de luzes a conscientizar que a cada um é dado, conforme a busca.
Também como você, Carlos Aurino, envolvido com a educação de jovens e adultos há 22 anos, tendo como preocupação primeira a formação do cidadão, felicito-o pela escolha do texto VIVER, onde, no último parágrafo estimula a quem dele tomar conhecimento, conseguir trilhar esta densa floresta cheia de obstáculos e encruzilhadas, a vida...
É disso que o nosso jovem precisa, de alguém que lhe tome pela mão e com ele descubra os caminhos, e não apenas lhes aponte. Que lhe valorize as descobertas nos acertos e possibilite propostas quando dos erros, das dores.
É no Prepare-se para competir que você convida o jovem a contribuir para o seu próprio crescimento, sua auto-realização.
Ao Jovem do Novo Milênio, tira-nos as máscaras, colocando-nos frente a frente ao espelho da nossa consciência, do nosso dever, rasgando-nos a inércia da covardia do agir, da omissão do orientar e proclamar verdades. É um grito de amor e justiça, com o qual, o entusiasmo de um educador transforma em acordes melódicos seus ensinamentos, verdadeira relíquia para nosso jovem que é a essência do ser em evidência.
Ao Jovem do Novo Milênio, é um vulcão incandescente de emoções e sentimentos, que através de textos, citações e outros, desperta no educador e no jovem verdades do cotidiano, desejos de mudanças, fé e esperança.
Eu, munida destes sentimentos, nestes vinte e dois anos de caminhada ao lado de jovens e adultos, em cada experiência vivida, descobri com eles através do seus anseios, buscar o pseudo-soluções que a cidadania vem primeiro, começa já com o direito à vida. Necessário se faz que cada vez mais os educadores se preocupem em orientar o jovem, quanto à verdadeira cidadania, a ética e a moral, que você sabiamente cita no texto Semeadores de Esperança. Precisamos hoje e em toda parte, dos criadores de harmonia doméstica e social, dos desenhistas de pensamentos certos, dos escritores de boas obras.
Corroboro com você, no chamamento ao jovem a buscar, abrir caminhos, observando as orientações que você cita em Como governar seu eu com eficiência.
Ao Jovem do Novo Milênio, é um verdadeiro tesouro, inspirador e evocativo para todos que sonham com um amanhã mais justo e com um mundo mais igual, solidário e humano. Seu conteúdo faz lembrar ao jovem que ele é o artista desse mundo e que é o responsável pela transformação do agora, que a vida é um lindo e maravilhoso processo de toques, afagos e gestos de amor e comprometimento. E, principalmente, que o jovem está bem dentro do processo, que ele faz parte integrante de tudo e deve se integrar cada vez mais; não simplesmente esperando que aconteça e sim buscando, correndo atrás, sentindo-se também responsável.
Ao Jovem do Novo Milênio, deixa claro, transparente que não basta sonhar, é preciso lutar, não basta apenas querer chegar, é preciso caminhar, preparar os caminhos e alcançar a meta desejada.
Só você, Carlos Aurino, com seu autêntico espírito de Educador, poderia nos presentear com tão valiosa obra: o seu livro. Parabéns, Carlos Aurino e que DEUS, o grande Mestre da vida e do saber, o grande Educador, continue sendo sua luz e sua força nessa luta pelo sucesso do nosso jovem.
|