Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O TEMPO
PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Sérgio Murilo Santos de Araújo

Resumo:
É costume pensar sobre o tempo ou agir com o tempo, mas será que vivemos plenamente o tempo? Há o tempo que vivemos ou sentimos e contamos, talvez à custa de um tempo que nunca acontecerá, o tempo futuro. Nossa sociedade tem um comportamento muito intrigante, por vezes, vive o presente pensando no futuro e esquece de viver o presente.

A reflexão que ousamos fazer nas próximas linhas, poderia parecer, pelo título, mais um daqueles estudos teóricos que se faz sobre o tempo. No entanto, farei apenas uma abordagem filosófica, se é o termo que cabe aqui, do tempo que paira sobre nossas cabeças, sobre nossas vidas e o que vivemos no dia-a-dia.
É costume pensar sobre o tempo ou agir com o tempo, mas será que vivemos plenamente o tempo? Há o tempo que vivemos ou sentimos e contamos, talvez à custa de um tempo que nunca acontecerá, o tempo futuro. Nossa sociedade tem um comportamento muito intrigante, por vezes, vive o presente pensando no futuro e esquece de viver o presente. O próprio sistema capitalista é por natureza de acumulação do capital, seja quem for, do proletário ao empresário, dono dos meios de produção, todos correm atrás de acumular. A pergunta que fica é: para quê?
Há poucas pessoas que realmente fazem do trabalho seu prazer, sua vida, mas sem stresse. É certo que a correria do dia-a-dia causa estresse, mas se esse causa problemas aos outros e ao estressado é sinal que a coisa entrou em desequilíbrio. Afinal de contas, todo mundo procura, quer e deve ser feliz, mesmo que com limitações. Mas, o que se vê no cotidiano são as pessoas correndo atrás de um futuro melhor, que seja, mas que viva também o presente. O tempo passa...
Tenho pensado seriamente numa classificação social dos indivíduos humanos baseado no tempo. Pelo menos três classes podem ser delineadas: a) os que vivem no passado, b) os que vivem no futuro e c) os que vivem no presente. Evidentemente que vivemos nos três tempos a cada momento, mas existem aqueles em que na sua vida diária predomina algum dos tempos.
Tem gente que vive pensando no que passou, saudosistas de um tempo que nunca voltará, o que fizeram não volta mais e aí a nostalgia é como se fosse uma bebida, que deixa o cara na maior satisfação, esquece do presente ou procura fugir dele para não lembrar dos problemas da vida, o presente é como se fosse um tormento e o futuro nunca será melhor do que o passado. Algumas vezes, essas pessoas estão presas a vícios, como o álcool, etc., que os deixa fora da realidade ou “ameniza” seu sofrimento.
Quem vive no futuro acorda pensando no dia de amanhã, no mês seguinte e no que fará no final de semana. Pensam no carro e na casa que vão comprar ou construir e esquecem de viver bem o presente, esquecem até o que viveu no passado e que não deu certo, repetindo muitas vezes os mesmos erros.
Devemos sempre refletir nossa forma de viver e como usamos o tempo. Saber administrar o tempo é fundamental e, em qualquer caso, o equilíbrio é fundamental, viver bem o presente e almejar um futuro melhor é necessidade de qualquer cidadão. Vivermos bem o presente significa que teremos um passado belo, um presente para ser feliz e um futuro de esperança! Cada momento é único. Não podemos desperdiçar cada minuto, mas precisamos viver com dignidade e respeito a tudo e a todos, sermos civilizados, com compaixão para aqueles mais necessitados e indulgência com os que estão fora do caminho do bem, sobretudo vivermos em solidariedade, respeitando e se fazendo respeitar.


Biografia:
Professor da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Doutor em Ciências pela Unicamp (2004).
Número de vezes que este texto foi lido: 52826


Outros títulos do mesmo autor

Artigos FLORESTAS, BIODIVERSIDADE GLOBAL E PERIGO PLANETÁRIO Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos BIODIVERSIDADE E SOCIEDADE Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos O MEIO AMBIENTE E A “MÃO PESADA DO ESTADO” Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos JESUS: O MAIOR PEDAGOGO Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos Meio Ambiente, Ecologia e Controle de Espécies Exóticas Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos SUCESSO = PREPARAÇÃO + OPORTUNIDADE Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos Nordeste, crescimento e desenvolvimento econômico. Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos QUEIMADAS: UM MAL NECESSÁRIO? Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos A GEOMORFOLOGIA E SUA APLICAÇÃO Sérgio Murilo Santos de Araújo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 15.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68980 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57900 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56726 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55804 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55057 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54980 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54858 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54850 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54752 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54720 Visitas

Páginas: Próxima Última