Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
JESUS: O MAIOR PEDAGOGO
Sérgio Murilo Santos de Araújo

Resumo:
Os ensinamentos de Cristo podem ser avaliados como únicos ou apenas como uma nova forma de relembrar o que os homens, mais inspirados por um criador, já haviam dito ou mesmo coisas novas que deveriam ser incutidas na mente dos homens que constituem nossa sociedade.

Somente na época em que celebramos a morte e ressurreição de Cristo, o maior dos filhos de Deus que viveu entre nós, é que nos damos conta de sua mensagem verdadeiramente. Jesus Cristo pode receber várias denominações, o maior filósofo, o maior educador, etc. Os ensinamentos de Cristo podem ser avaliados como únicos ou apenas como uma nova forma de relembrar o que os homens, mais inspirados por um criador, já haviam dito ou mesmo coisas novas que deveriam ser incutidas na mente dos homens que constituem nossa sociedade.
Homens simples, homens de poder e de riquezas, todos nós somos seres e filhos de Deus. Talvez não a sua imagem e semelhança, pois, acredito que o que denominamos Deus seja tudo de bondade e maravilhoso, menos humano. Afinal de contas produzimos guerras, matamos e também temos gestos de bondade e solidariedade para com nossos semelhantes, o que nos aproxima de Deus, mas somos apenas criaturas de um criador supremo.
Jesus nos ensinou como devemos nos conduzir diante da vida e do mundo para que vivamos em equilíbrio, seu mandamento resume todos da Lei Mosaica e nos coloca diante de um desafio: “Amar a Deus e ao próximo, como a si mesmo”. Ora esse é uma lei que o religioso e aqueles que têm religiosidade devem seguir, pois, muitas vezes, nos pegamos cometendo algum tipo de erro, conosco, contra o outro e contra Deus. Do ponto de vista pedagógico, essa máxima do Cristo é um verdadeiro ensinamento de convivência, extrapolando para nossas relações com a natureza, diria que é o verdadeiro sentido da Ecologia. Pois esse próximo pode ser o entorno e os demais seres vivos. Assim, poderíamos viver melhor com nossos semelhantes e com o planeta Terra, que é o maior foco de preocupação atual, pois a espécie humana corre o risco de extinção.
Jesus é ainda pouco compreendido e pouco se pratica o que ele nos deixou, e talvez seja o maior legado de um educador, filósofo, ou qualquer que seja o termo deste que foi o maior entre nós. Num mundo onde domina a fome e a injustiça em vários países, guerras, regimes de governo como o capitalismo e outros regimes sem a menor preocupação com o bem comum, fica difícil dizer que estamos no caminho do Senhor ou no caminho de Jesus.
Qualquer que seja a religião, penso que as pessoas deixam a religião de lado quando se trata da sobrevivência, valores são esquecidos, vidas são ceifadas, em nome de um jogo político, econômico ou qualquer coisa parecida. Estamos num período onde a figura de Jesus é relembrada como exemplo maior de AMOR e DOAÇÃO ao próximo e à humanidade inteira. História que já estava escrita e fora narrada pelos profetas. Assim, o Cristo veio entre nós para ser o Cordeiro de Deus, e em sacrifício se doou.
A páscoa celebra a passagem, que significa uma nova vida. Jesus ressuscitou como prova de que a vida é eterna e que devemos prestar contas a Deus; o homem deve se espelhar no exemplo do Mestre, e aquele que seja justo e honesto não deverá temer. Para alguns a vida é passageira e só pensam em acumular, muitas vezes de forma desonesta. Enquanto houver um filho de Deus que pense assim, continuaremos vivendo num mundo de provações e de injustiças. Mas haverá sempre alguns que trabalham por um mundo melhor, que pensam na comunidade onde vivem e, por extensão, no planeta.


Biografia:
Professor da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Doutor em Ciências pela Unicamp (2004).
Número de vezes que este texto foi lido: 52844


Outros títulos do mesmo autor

Artigos FLORESTAS, BIODIVERSIDADE GLOBAL E PERIGO PLANETÁRIO Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos BIODIVERSIDADE E SOCIEDADE Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos O MEIO AMBIENTE E A “MÃO PESADA DO ESTADO” Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos JESUS: O MAIOR PEDAGOGO Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos Meio Ambiente, Ecologia e Controle de Espécies Exóticas Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos SUCESSO = PREPARAÇÃO + OPORTUNIDADE Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos Nordeste, crescimento e desenvolvimento econômico. Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos QUEIMADAS: UM MAL NECESSÁRIO? Sérgio Murilo Santos de Araújo
Artigos A GEOMORFOLOGIA E SUA APLICAÇÃO Sérgio Murilo Santos de Araújo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 15.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 69018 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57926 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 57560 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55844 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55126 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 55082 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54964 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54905 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54835 Visitas
Coisas - Rogério Freitas 54832 Visitas

Páginas: Próxima Última