Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O seagulling e seus efeitos na vida de um casal...
Giulio Romeo

O termo seagulling (inspirado pelo comportamento das gaivotas) é utilizado para descrever uma dinâmica negativa em relacionamentos românticos, especialmente na fase inicial ou em conexões casuais. No contexto das relações, refere-se a quando uma pessoa demonstra interesse em outra apenas o suficiente para mantê-la envolvida emocionalmente, mas sem a intenção de estabelecer um compromisso ou permitir que o outro siga em frente.

Assim como uma gaivota que sobrevoa e "marca território" sem se comprometer, o indivíduo que pratica o seagulling tende a agir de forma possessiva ou a reaparecer ocasionalmente para assegurar que a outra pessoa continue disponível. No entanto, não investe genuinamente na construção do relacionamento.

Exemplos de Seagulling

Após o término de uma relação ou de um envolvimento inicial, a pessoa continua enviando mensagens esporádicas, como "Sinto sua falta" ou "Penso em você às vezes", sem dar sinais claros de que deseja retomar a relação.
Demonstra ciúmes ou desaprovação quando o outro começa a sair com alguém novo, mesmo que não tenha intenção de voltar ou aprofundar o relacionamento.

Mantém a outra pessoa em uma espécie de "limbo emocional", criando expectativas de algo que dificilmente se concretizará.

Efeitos do Seagulling na Vida de um Casal

Confusão e Ansiedade: Quem está sendo alvo do seagulling pode sentir-se confuso sobre as intenções do outro, especialmente se ainda nutre sentimentos. Isso pode levar a um estado de constante dúvida e insegurança.

Dificuldade em Seguir em Frente: A pessoa pode ter dificuldade em superar o relacionamento ou buscar novas conexões, já que as ações do "seagulador" impedem o fechamento emocional necessário.

Desequilíbrio Emocional: A prática pode criar um desequilíbrio de poder, onde uma pessoa se sente controlada ou manipulada emocionalmente, enquanto a outra mantém a situação sob controle.

Comprometimento da Autoestima: A vítima do seagulling pode questionar seu próprio valor, acreditando que o problema está nela e não no comportamento manipulador do outro.

Como Romper com o Ciclo do Seagulling
Reconheça o Comportamento: Identifique se o que está acontecendo é seagulling e entenda que isso não é um reflexo do seu valor como pessoa.

Defina Limites: Seja claro com a outra pessoa sobre suas expectativas e necessidades emocionais. Se necessário, limite ou corte completamente o contato.

Foque no Autocuidado: Reforce sua autoestima, invista em hobbies, amizades e outras formas de suporte emocional que não dependam do relacionamento.

Busque um Relacionamento Saudável: Priorize conexões onde ambas as partes estejam emocionalmente disponíveis e comprometidas.

Entender e lidar com o seagulling é essencial para manter relacionamentos mais equilibrados e saudáveis, onde a reciprocidade emocional é valorizada.

O seagulling como medida de desinteresse


Quando analisado como uma medida de desinteresse, o seagulling pode ser visto como uma forma indireta e passiva de comunicar que a pessoa não está comprometida ou envolvida emocionalmente com o outro, mas ainda assim, prefere manter algum tipo de controle ou atenção. Em vez de um afastamento claro, o indivíduo opta por uma abordagem ambígua, que gera incerteza no parceiro.

Por que o Seagulling Indica Desinteresse?

Falta de Compromisso:
A pessoa demonstra interesse apenas esporadicamente, como uma forma de manter contato ou reforçar sua presença, mas evita qualquer esforço consistente para aprofundar a conexão.

Comunicação Ambígua:
Ao enviar sinais mistos — como mensagens ocasionais de afeto ou elogios, seguidos de longos períodos de ausência ou indiferença —, o "seagulador" evita um rompimento direto, mas também não se envolve de maneira significativa.

Prioridade Pessoal sobre o Outro:
Esse comportamento muitas vezes reflete uma postura egoísta, em que a pessoa valoriza mais a conveniência de manter o outro emocionalmente disponível do que respeitar os sentimentos ou as necessidades alheias.

Recusa em Fechar Ciclos:
O seagulling pode ser uma forma de evitar o confronto emocional necessário para terminar a relação de maneira clara. Isso deixa o outro em um estado de espera, muitas vezes inconsciente de que a relação já perdeu o potencial de crescimento.

Como o Seagulling É Sentido Pelo Outro

Incerteza: O alvo desse comportamento pode interpretar as ações do "seagulador" como um sinal de interesse, mantendo esperanças de que a relação avance. Isso perpetua um estado de expectativa frustrada.

Sensação de Estagnação: O relacionamento parece não progredir nem terminar, criando um ciclo desgastante.

Questionamento Pessoal: A falta de clareza pode levar a sentimentos de inadequação ou culpa, como se a pessoa estivesse fazendo algo errado para não "merecer" a atenção plena do outro.
Diferença Entre Seagulling e Indiferença Genuína
Indiferença Genuína: A pessoa desinteressada geralmente demonstra claramente, por ações ou palavras, que não deseja prosseguir no relacionamento. Há pouco ou nenhum esforço para manter contato.

Seagulling: Apesar do desinteresse em um compromisso, há um esforço intencional para manter o outro "por perto", por meio de gestos ocasionais que impedem um corte emocional total.

O Que Fazer Quando Identifica o Seagulling como Desinteresse

Reconheça os Sinais: Identificar que o comportamento inconsistente sinaliza desinteresse é o primeiro passo para evitar frustrações.

Evite Buscar Justificativas: Não desperdice energia tentando interpretar cada ação ou mensagem como algo significativo. Em vez disso, observe o padrão geral.

Comunique-se Diretamente: Pergunte sobre as intenções da outra pessoa. Se não houver clareza ou reciprocidade, considere seguir em frente.
Valorize Seu Tempo e Energia: Foque em conexões onde há alinhamento de interesses e disposição para construir algo significativo.

O seagulling, como medida de desinteresse, é uma forma indireta e frequentemente manipuladora de prolongar um relacionamento que já não possui futuro. Reconhecer esse comportamento e estabelecer limites é fundamental para preservar o bem-estar emocional e evitar a perda de tempo em relações sem reciprocidade.

O efeito seagulling na Psicologia

Na psicologia, o efeito seagulling pode ser analisado como um comportamento manipulativo que afeta a dinâmica emocional entre as pessoas, com consequências significativas para o bem-estar psicológico de quem é alvo dessa prática. Embora o termo seja mais popular na cultura pop e não necessariamente um conceito formal na psicologia clínica, ele se alinha com comportamentos descritos na literatura sobre relacionamentos tóxicos, jogos emocionais e manipulação.

Aspectos Psicológicos do Seagulling
Manipulação Emocional:
O seagulling é uma forma de controle emocional. Quem pratica mantém a outra pessoa em um estado de incerteza e dependência afetiva. Esse tipo de comportamento pode ser motivado por insegurança, desejo de controle ou mesmo por falta de consciência do impacto negativo que está causando.

Ambivalência e Intermitência:
Na psicologia, relações caracterizadas por sinais mistos e intermitência emocional podem gerar altos níveis de ansiedade de apego. Isso ocorre porque o alvo do seagulling frequentemente fica em um ciclo de expectativa frustrada, buscando validação e tentando entender os sinais contraditórios.

Impacto no Alvo do Seagulling:
Ansiedade e Confusão: O comportamento inconsistente provoca estresse emocional, já que a pessoa tenta interpretar ações e intenções que muitas vezes são vagas ou incoerentes.
Baixa Autoestima: A constante busca por aprovação e a percepção de que "não é suficiente" podem comprometer a autoconfiança.

Dificuldade em Estabelecer Novos Relacionamentos:
O alvo pode hesitar em confiar em outras pessoas, especialmente se desenvolveu uma visão pessimista sobre conexões emocionais.
Raízes Psicológicas no "Seagulador":
A pessoa que pratica o seagulling também pode estar lidando com questões psicológicas, como:

Medo de Compromisso: Deseja manter o outro próximo sem a responsabilidade de um relacionamento.

Necessidade de Validação: Pode buscar reforço para sua autoestima ao sentir que tem "poder" sobre os sentimentos de outra pessoa.
Insegurança Emocional: O comportamento pode ser uma manifestação de dificuldade em lidar com rejeição ou perda.

Teorias Relacionadas na Psicologia

Teoria do Apego:
O efeito seagulling está frequentemente associado a padrões de apego ansioso (no alvo) e de apego evitativo (no "seagulador"). A pessoa ansiosa busca conexão constante, enquanto a evitativa resiste a vínculos mais profundos, mas não permite o afastamento completo.

Reflexo em Relacionamentos Intermitentes:
Estudos mostram que relacionamentos marcados por altos e baixos repetidos tendem a ser emocionalmente exaustivos e podem até levar a sintomas de transtornos depressivos e ansiosos.

Ciclo de Recompensa Intermitente:
De acordo com a psicologia comportamental, recompensas intermitentes (elogios ou demonstrações de interesse esporádicos) aumentam a dependência emocional. Esse efeito é semelhante ao que ocorre em jogos de azar: a imprevisibilidade das "recompensas" torna o comportamento mais viciante.

Como Lidar Psicologicamente com o Seagulling
Autoavaliação e Reflexão:
Identificar como esse comportamento afeta suas emoções e reconhecer que ele não reflete seu valor pessoal.
Fortalecimento da Autoestima: Investir em atividades que promovam autonomia emocional e resiliência.

Busca de Apoio: Terapia pode ajudar a compreender padrões emocionais e a desenvolver estratégias para lidar com manipulações.
Estabelecimento de Limites: Aprender a dizer "não" e afastar-se de relações emocionalmente prejudiciais é essencial para preservar o bem-estar psicológico.

O seagulling pode parecer um comportamento inofensivo à primeira vista, mas suas implicações psicológicas podem ser profundas e duradouras. A conscientização e o estabelecimento de relacionamentos saudáveis são passos cruciais para minimizar seus efeitos.


Biografia:
Professor de Ciências da Religião, Teólogo, Filósofo e Pesquisador de Ciências ocultas. Procuro a verdade e quero compartilhar meus estudos sobre o comportamento filosófico e religioso de povos e comunidades, que tem a fé, como sustentáculo de sua existência tridimensional.
Número de vezes que este texto foi lido: 59430


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Verdade Intrínseca Giulio Romeo
Crônicas Amor enquanto Paixão Giulio Romeo
Crônicas O reencontro com a Vida Giulio Romeo
Crônicas Conduta Gregária Giulio Romeo
Crônicas Trama da Solidão Giulio Romeo
Crônicas Decálogo Giulio Romeo
Crônicas Espírito eterno Giulio Romeo
Crônicas Uno Factum Giulio Romeo
Crônicas Os asseclas do medo Giulio Romeo
Crônicas Fractal Giulio Romeo

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 61 até 70 de um total de 82.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
"Desespelho" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59437 Visitas
Reflexão a meia luz - R.N.Rodrigues 59437 Visitas
"Mortes de U.T.I." - Marco Antônio de Araújo Bueno 59437 Visitas
Por que Natal ? - Ivone Boechat 59437 Visitas
"Trivial Melancolia" - Marco Antônio de Araújo Bueno 59437 Visitas
Agenda - Marco Antônio de Araújo Bueno 59437 Visitas
As interrogações sobre os alienígenas - DIRCEU DETROZ 59436 Visitas
SONETO DO EPITÁFIO - DIRCEU DETROZ 59436 Visitas
Só mais amarguras - Luiz Fernando Martins 59436 Visitas
O cadáver inquieto - Luiz Fernando Martins 59436 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última