Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
George Berkeley e David Hume na atualidade
Giulio Romeo

As ideias de George Berkeley e David Hume, dois grandes filósofos empiristas que sucederam John Locke, continuam a ter relevância significativa na filosofia contemporânea, especialmente em áreas como epistemologia, filosofia da mente, ciência cognitiva, filosofia da linguagem e até no entendimento moderno da realidade virtual e inteligência artificial. Vejamos como suas ideias se manifestam e têm impacto na atualidade.

1. George Berkeley e o Idealismo

George Berkeley (1685–1753) é conhecido por sua teoria do idealismo, também chamada de idealismo imaterialista, que sustenta que a realidade é constituída apenas de ideias e que objetos físicos não existem de forma independente da mente que os percebe. Para Berkeley, "ser é ser percebido" (esse est percipi), e tudo o que chamamos de realidade física existe apenas como uma ideia na mente de um observador.

Implicações na Atualidade:
Realidade virtual e o conceito de "realidade": A visão de Berkeley sobre a realidade como sendo dependente da percepção se conecta diretamente com debates contemporâneos sobre realidade virtual e realidade aumentada. Na era digital, estamos cada vez mais imersos em ambientes virtuais que, apesar de não existirem fisicamente, são percebidos como reais. A ideia de que a percepção constrói a realidade, algo central na filosofia de Berkeley, está se tornando cada vez mais relevante no contexto tecnológico.

As plataformas de realidade virtual exemplificam a noção berkeliana de que a "realidade" depende da percepção. Objetos e experiências digitais, como mundos de jogos ou ambientes simulados, só "existem" na medida em que são percebidos pelos usuários.

Filosofia da mente e percepção: O idealismo de Berkeley também dialoga com as teorias contemporâneas da filosofia da mente e da ciência cognitiva, que investigam a relação entre a percepção e a realidade. Questões sobre se vivemos em um "simulacro" digital ou em um "cérebro em uma cuba", como popularizado pelo experimento mental, evocam a ideia berkeliana de que não podemos ter certeza da existência de objetos além da nossa percepção.

Berkeley e o "problema da mente-corpo":
A tese de Berkeley de que não há substância material também se insere no debate sobre o dualismo e o materialismo na filosofia contemporânea. Com a ascensão do transumanismo e o debate sobre a incorporação de tecnologia nos corpos humanos, surge uma nova perspectiva sobre o que realmente define a realidade física em contraste com a mental.

2. David Hume e o Empirismo Radical e Ceticismo

David Hume (1711–1776) é conhecido por seu empirismo radical e seu ceticismo em relação ao conhecimento humano, especialmente sobre a causalidade, a indução e a existência de "eu" como entidade fixa. Hume argumenta que todo o conhecimento é derivado da experiência sensorial e que não temos justificativa racional para acreditar em uma causalidade objetiva ou em leis universais, uma vez que não podemos observar diretamente o nexo causal entre eventos. Ele também questiona a noção de identidade pessoal contínua.

Implicações na Atualidade:
Ceticismo humeano e a ciência contemporânea: O ceticismo de Hume em relação à causalidade tem ressonância nos debates sobre fundamentos da ciência e no problema da indução. Hume afirmou que não podemos justificar logicamente que eventos futuros seguirão o mesmo padrão dos eventos passados, algo que, por exemplo, toca na incerteza inerente das previsões científicas.

Probabilidade e incerteza: No campo da ciência, os métodos probabilísticos e as discussões sobre incerteza, especialmente nas ciências físicas e na economia, refletem a dúvida de Hume sobre a certeza do conhecimento derivado de inferências indutivas.

O debate sobre o que constitui uma verdade científica continua a ser moldado pelo ceticismo de Hume, especialmente no campo da filosofia da ciência, onde sua crítica à indução ainda é relevante para lidar com a confiabilidade das teorias científicas.

Psicologia cognitiva e a crítica à identidade pessoal: Hume negava a existência de um "eu" permanente ou substancial, argumentando que o "eu" é apenas um feixe de percepções momentâneas. Essa visão influenciou profundamente as teorias contemporâneas na psicologia cognitiva e neurociência, que muitas vezes tratam a identidade pessoal não como algo fixo, mas como uma construção fluida derivada de estados mentais e memória.

As investigações modernas sobre a plasticidade cerebral e o efeito das tecnologias digitais sobre a memória e a identidade, como as discussões sobre "identidade digital" nas redes sociais, podem ser vistas como uma continuação das reflexões de Hume sobre a natureza fluida do "eu".

Hume e a ética contemporânea: Hume é também uma figura central na ética contemporânea, especialmente por sua distinção entre "fatos" e "valores" — conhecida como o "problema de Hume" ou a falácia naturalista. Ele argumentava que não se pode derivar um "dever ser" a partir de um "é", ou seja, que não podemos tirar conclusões morais a partir de fatos puramente descritivos. Isso tem grandes implicações para os debates éticos atuais:

Na bioética e no debate sobre a inteligência artificial, a falácia naturalista de Hume alerta contra a ideia de que os avanços tecnológicos, por si só, justifiquem certas normas morais ou éticas. Só porque algo é tecnicamente possível, não significa que seja moralmente aceitável.
Ceticismo humeano sobre religião: Hume foi um dos maiores críticos do argumento da causalidade para a existência de Deus, questionando a validade dos milagres e da teologia natural. Hoje, seu ceticismo influencia o ateísmo filosófico e o agnosticismo. Seus argumentos contra o design inteligente são frequentemente invocados em debates entre ciência e religião, particularmente na filosofia da religião e nas discussões sobre o criacionismo versus evolução.

3. Relevância Filosófica na Era Digital

Tanto Berkeley quanto Hume são figuras-chave em debates que surgiram com o desenvolvimento da era digital e da IA. O questionamento de Hume sobre a causalidade, por exemplo, é relevante no desenvolvimento de sistemas de machine learning, que funcionam por correlações e padrões, mas não podem necessariamente provar causalidade. Da mesma forma, o idealismo de Berkeley nos leva a refletir sobre como percebemos o mundo digital e se podemos atribuir "realidade" às simulações e ambientes virtuais que não têm substância física.

As perspectivas de Berkeley e Hume continuam a influenciar muitos aspectos do pensamento filosófico contemporâneo. Berkeley, com seu idealismo, fornece uma base para refletirmos sobre a realidade digital e como a percepção molda o mundo "real". Hume, com seu empirismo radical e ceticismo, nos ajuda a questionar as bases da ciência, da identidade e da moralidade. Ambos filósofos ainda são essenciais para o pensamento crítico na era tecnológica e digital, oferecendo reflexões profundas sobre a natureza do conhecimento, da percepção e da existência.


Biografia:
Professor de Ciências da Religião, Teólogo e Pesquisador de Ciências ocultas. Procuro a verdade e quero compartilhar meus estudos sobre o comportamento filosófico e religioso de povos e comunidades, que tem a fé, como sustentáculo de sua existência tridimensional.
Número de vezes que este texto foi lido: 15


Outros títulos do mesmo autor

Crônicas Conduta Gregária Giulio Romeo
Crônicas Trama da Solidão Giulio Romeo
Crônicas Decálogo Giulio Romeo
Crônicas Espírito eterno Giulio Romeo
Crônicas Uno Factum Giulio Romeo
Crônicas Os asseclas do medo Giulio Romeo
Crônicas Fractal Giulio Romeo
Crônicas Anáfora Giulio Romeo
Crônicas Elocução Retórica Giulio Romeo
Crônicas Devaneio Lógico Giulio Romeo

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 51 até 60 de um total de 69.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
A FELICIDADE - CAPÍTULO I - EFRAIM MARQUES 57288 Visitas
pra ser feliz - aurora yoshioto 57286 Visitas
Capitalismo e a catástrofe gaúcha - Vander Roberto 57268 Visitas
"Os dias metais balançam entre folhas" - Darwin Ferraretto 57255 Visitas
🔴 Meia-boca [Piada grátis, no final do texto] - Rafael da Silva Claro 57198 Visitas
Chuva de Verão - Dennys Robert Franklin 57192 Visitas
🔴 “Um museu de grandes novidades” - Rafael da Silva Claro 57191 Visitas
Quando tudo começou - Flora Fernweh 57186 Visitas
A saga em busca de emprego - Vander Roberto 57169 Visitas
Jornada pela falha - José Raphael Daher 57159 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última