Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Qual é o sentido da vida?
Giulio Romeo

O que realmente importa não é propriamente, literalmente, o sentido da vida de um modo geral, mas sim, o sentido específico da vida de uma pessoa, de um individuo, em determinado momento de sua existência: Fazer, acontecer, criar, consertar, arrumar, definir, ordenar e obedecer. Cada um tem sua vocação (É uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão, é a competência que estimula as pessoas para a prática de atividades que estão associadas aos seus desejos de seguir determinado caminho), sua missão pessoal, para a qual precisa executar tarefas específicas. O único sentido da vida é viver, encontrar seu caminho para essa noção de sentido maior, que pode acontecer de maneiras diferentes. E o que de bom e de ruim fizermos nessa dimensão ficará registrado pela eternidade!

Talvez, como consequência de uma perda forte, você comece a ver as coisas de um jeito diferente. Pode vir rapidamente ou com um despertar gradual; como um esforço, uma reflexão constante, ou surgir como resultado de todos os anos que viveu - Refletir, repensar, raciocinar e refazer a leitura da vida, é essencial para evoluir, melhorar e encontrar o verdadeiro sentido de tudo.

Quando conseguirmos avaliar e enxergar o que pudermos da nossa vida, saboreando cada bom momento vivido, deletando os tropeços, os infortúnios e os desajustes, isto mudará tudo à nossa volta, de ordinário para extraordinário. O sentido da vida constitui um questionamento filosófico acerca do propósito e significado da existência humana - Quando estiver fazendo o que ama, levantará de manhã cheio de animação para enfrentar o começo de cada dia e estará tomado de uma alegria sincera, altamente contagiante.
Do mesmo modo que, ao dar uma boa risada, faz outro começar a rir, e outro, até que estão todos rindo tanto que começam a lacrimejar, ter dor de estômago e dificuldades em respirar. O simples ato de sorrir também pode ajudar a aliviar dores no corpo. Sorrir desencadeia uma reação química em seu cérebro, liberando endorfinas que atuam como analgésicos naturais. As endorfinas ajudam a reduzir a dor física sem sentir quaisquer efeitos colaterais. Muitos riem dos infortúnios, das coisas que deram errado, dos micos e não só dos momentos felizes.

⁠Talvez o verdadeiro sentido da vida, seja, simplesmente viver. Mas, qual o sentido de viver? - Sentir amor, raiva, alegria, medo, tristeza, dor, decepção, surpresas boas e ruins, pois, sentir coisas nos faz sentir vivos, sim, sentir faz parte, e mesmo que por um momento da vida, pareça que não sentiremos nada, no fundo sabemos o que sentimos. O sentido de viver é sentir, e o sentido de sentir é viver.

A definição da vida é sem sentidos lógicos, são simplesmente sentidos, pois cada um segue o seu caminho, o seu destino, como em uma estação, uns chegam, outros partem, no mesmo trem. Cada um com a sua missão, com os seus afazeres, com suas responsabilidades, pois não faria sentido, se fossemos todos iguais e com o mesmo propósito, assim, como pregam algumas ideologias.

A vida é uma caminhada solitária e finita, por uma estrada infinita, ao longo da qual vão se sucedendo as oportunidades para a satisfação de suas necessidades. O homem vê o mundo a partir de si, mas se vê a partir do outro: ele precisa de modelos e referências para orientar e avaliar o seu desenvolvimento e a sua evolução.

A vida machuca muito as pessoas de um modo geral, pois é uma provação, um reality show, que poucos conseguem chegar no final, pois, as pessoas machucam as outras, voluntaria ou involuntariamente. Deveríamos esquecer tudo e todos que nos magoaram, mas é difícil, é estranho, fica gravado no nosso subconsciente.
Deveríamos carregar um tubo de cola no bolso para colar as quebras e rachaduras que cometemos e que comentem conosco. E deveríamos carregar também um lenço para enxugar as nossas lágrimas, ora de choro, ora de gargalhada.

Como saber o que é errado e o que é certo?
Como saber quando se deve ouvir a consciência e quando se deve ouvir o coração? - Como saber quando se deve correr atrás e quando se deve desistir? - Como saber o que fazer?
Não sabemos ao certo, deduzimos, apenas!
Só sabemos que tudo que fazemos tem consequências, boas e ruins.
E se você decidir não fazer nada, infelizmente também terá consequências.

Às vezes paramos pra refletir qual é o sentido da vida. Temos muita dificuldade pra expressar o que sentimos em palavras. E de repente, parece que tudo o que sentíamos falta estava mais perto do que imaginávamos. E aquele medo da solidão? – Ele existe, ele é cruel, deixa lacunas, vazios. Solidão é um sentimento de desconexão com o meio que nos cerca. É muito comum sentir a solidão em algum momento da vida, sobretudo em tempos de tristeza, desamparo, despego, incertezas e confusões.

O sentido da vida também pode ser o vazio, a pura inexistência, pois a única certeza que temos é que não temos certeza, a própria ausência de ser, ter, conhecer e viver, apenas o nada é o certo para o que já existe.⁠ Isso se confirma com a prova mais clara, a sensação automática quando se pensa na falta de sentido ou razão de algo, é o vazio que deixa em nossa alma, afinal essa é a verdadeira resposta.

Nossa vida é nossa mensagem para o mundo. Certifique-se de que seja inspiradora. Devemos dar sentido à vida, não esperar que a vida nos dê sentido.

A vida é um palco, por vezes, um circo mambembe, outras vezes um lindo teatro, uma sala de espetáculo maiúscula, onde o enredo é delineado pelas circunstancias existenciais. A peça é homogênea, para todos os personagens. Ninguém sai ou entra na vida sem passar pelo conhecimento dos sentimentos básicos, pela experiência da alegria e da tristeza. Essa dicotomia sintetiza nossa validade terrena.

“O sentido da vida é algo que se experimenta emocionalmente, sem que se saiba explicar ou justificar. Não é algo que se construa, mas algo que ocorre de forma inesperada e não preparada, como uma brisa suave que nos atinge, sem que saibamos donde vem nem para onde vai, e que experimentamos como uma intensificação da vontade de viver ao ponto de nos dar coragem para morrer, se necessário for, por aquelas coisas que dão à vida o seu sentido”.

Sabe de uma coisa?
Mesmo que cometamos enganos e estejamos errados sobre quase tudo, ainda assim nossa vida será uma aventura fantástica e divertida; dormiremos cada noite sabendo que fizemos o que podíamos e isso fez diferença, e acordar a cada dia antecipando o futuro tão belo e excitante quanto pudermos imaginar.
E sabe de outra coisa? Se ouvirmos nossos corações e usarmos as informações obtidas de forma correta, nunca estaremos errados - Afinal, o que é errado para os outros, pode ser certo para nós, enfim, existem dois lados distintos em que devemos optar, que nos traga felicidade e que não prejudique nada e nem ninguém.
Devemos ter objetivos e ideais na vida, é claro, é óbvio! – Mas no fundo, o real propósito é ter apenas uma meta: A felicidade!


Biografia:
Professor de Ciências da Religião, Teólogo e Pesquisador de Ciências ocultas. Procuro a verdade e quero compartilhar meus estudos sobre o comportamento filosófico e religioso de povos e comunidades, que tem a fé, como sustentáculo de sua existência tridimensional.
Número de vezes que este texto foi lido: 55566


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Hedonismo e suas formas claras de explicação Giulio Romeo
Artigos As concepções divinas pautadas em Nietzsche Giulio Romeo
Artigos Jurgen Habermas, a razão é apenas instrumental Giulio Romeo
Artigos Friedrich Hegel e o idealismo absoluto Giulio Romeo
Artigos Paradigmas e revoluções científicas no corpo social Giulio Romeo
Artigos Resiliências científicas no corpo social Giulio Romeo
Artigos A epistemologia e a identificação das pseudociências Giulio Romeo
Artigos A metafísica e a abstração filosófica Giulio Romeo
Artigos O niilismo no senso comum da atualidade Giulio Romeo
Artigos Responsabilidade Moral no Determinismo Giulio Romeo

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 63.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
O DESAFIO DA INCLUSÃO - Simone Viçoza 60639 Visitas
A Importância da Educação Digital no Ensino Fundamental - FERNANDO JUNIOR PEREIRA 60508 Visitas
Minha Amiga Ana - J. Miguel 60437 Visitas
Os Hackers, os Crackers e Nós - Max Bianchi Godoy 60359 Visitas
🔵 Noite sem fim - Rafael da Silva Claro 59222 Visitas
Jazz (ou Música e Tomates) - Sérgio Vale 59017 Visitas
Sete sugestões úteis para advogados: - Professor Jorge Trindade 58792 Visitas
O CONTROLE É SEU - Vinicius Pereira Brito 58763 Visitas
🔵 Só se vive uma vez - Rafael da Silva Claro 58624 Visitas
Experiência com o Positivo Stilo One - Vander Roberto 58530 Visitas

Páginas: Próxima Última