Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
Experiência com o Positivo Stilo One
Vander Roberto

Eu procurava um sistema para o Positivo Stilo One XC5631 com processador Intel Pentium Quad-Core. É um 64 bits e 4 GB de RAM, usa cartão de memória e dissipador de calor. Este notebook é muito ruim.

Qual o problema? Esta máquina esquenta demais com a fonte e quando conecta uma caixa de som na unidade USB aí a temperatura sobe e a tela congela ou tem um apagão do nada. A parte esquerda da máquina aquece depressa e a refrigeração é muito baixa. Não adianta cooler externo.

A máquina veio com Windows e substitui por um Linux pois o computador ficava lento. Experimentei algumas distros Linux e fui notando que a interface gráfica faz toda diferença. Se o sistema sobe com mais de 1 GB de RAM, o hardware aquece e ocorre o congelamento após um hora de uso.

A saída foi usar o Sparky Linux Minimal Gui (não confundir com Cli) que usa Openbox. Foi a distro que melhor compatibilizou com o hardware tendo um menor congelamento de tela. Esqueça abrir 3 abas no navegador ou usar GNOME, KDE ou Cinnamon como interface.

O hardware é muito limitado e garimpar distros leves poderá dar uma sobrevida para esta máquina. No caso, o Sparky não resolveu o problema total, há uma limitação de hardware, ao menos diminuiu os congelamentos constantes.

Uma boa dica é evitar trabalhar com diversos programas abertos. O hardware parece aquecer bem mais depressa que o comum. Esta máquina não é indicada para quem pretende mexer com GIMP, Photoshop, Corel e etc. Evite usá-lo em dias muito quentes.

Adquiri esta máquina para estudo da Pós. Fazer um trabalho, ler um PDF, escrever uns textos, mandar e-mail, navegar em sites eram as metas. O uso para vídeos e lives não é recomendado pois dependendo o tempo, ele aquece e congela do nada.

Testei usá-lo sem nada conectado permanentemente na unidade USB como mouse sem fio. Ele também trava menos, ou seja, é touchpad direto e dominar o uso é fundamental para aquecer menos a máquina.

A conclusão que chego é que este tipo de notebook é para emergência extrema e não recomendável para ser colocado em produção. Quem precisa usá-lo por horas terá problemas. Ideal possuir um PC para trabalho e opte por montá-lo.

No caso indico PC com 16 GB de RAM e SSD tendo farta quantidade de USB. Se você pretende fazer lives usando duas ou três telas simultâneas, ideal é não economizar investindo em PC com 32 GB de RAM. Nos próximos 15 anos você não precisará de máquina nova.

A ideia é pensar no ponto futuro, então, quando for comprar máquina, pense como poderá ser a tecnologia daqui dez anos pelo menos. Tendo 32 GB já é um ótimo cenário para trabalhar com máquina parruda lá frente.

Faça manutenção pelo menos a cada 3 meses, deixe o sistema atualizado diariamente, use Firewall, atualize para versões mais recentes. Siga as normas de segurança e estude o sistema que está instalado.

No meu caso, eu tive uma péssima experiência com o Positivo Stilo One e não pretendo adquirir mais produtos desta empresa. É melhor ficar sem uma máquina optando por juntar grana e investir potencialmente em coisa que presta. Pense nisto.


Biografia:

Este texto é administrado por: Roberto75
Número de vezes que este texto foi lido: 61734


Outros títulos do mesmo autor

Artigos Definida a final do Paulista A2 2023 Vander Roberto
Artigos Definidas as semifinais do Paulista A2 2023 Vander Roberto
Artigos Definida a final do Paulistão 2023 Vander Roberto
Artigos Definidas as semifinais do Paulistão 2023 Vander Roberto
Artigos Definidas as quartas da A2 do Paulista 2023 Vander Roberto
Artigos Centenário do querido Bandeirante de Birigui! Vander Roberto
Artigos Enchentes e suas questões Vander Roberto
Artigos O estudo como afirmação e motivação Vander Roberto
Artigos Entrevista para estudantes sobre História Afro/Indígena Vander Roberto
Artigos Dicas para quem pretende fazer superior em História em 2023 Vander Roberto

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 131 até 140 de um total de 163.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
"Mastigar silêncios abutres" - Darwin Ferraretto 62103 Visitas
Crec! Crac! Buf! - Luiz Paulo Santana 62101 Visitas
HISTÓRIA DE CINCO ROSAS - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62101 Visitas
- Ivone Boechat 62100 Visitas
Teu Lvro - valmir viana 62099 Visitas
Ave Sem Vôo - José Ernesto Kappel 62096 Visitas
QUE SEJA DITO... O BRASIL NÃO É SÉRIO! - Lailton Araújo 62096 Visitas
Intervenção Especializada - Kedson Cabral 62093 Visitas
ALIMENTAÇÃO SAUDAVÉL - FERNANDA GONZALEZ SILVA 62091 Visitas
Ensaio sobre a decepção - Luzia de Fátima Ferreira Marques Oliveira 62090 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última